Rodrigoks Postado 9 Julho 2014 Denunciar Share Postado 9 Julho 2014 O pinico foi brincadeira, de bom ou mau gosto. Acima acho que acabei desclassificando sua opinião para além dos argumentos, o que não considero adequado para um fórum. Tenho seguido a dica do Carneiro, mas ainda não me adaptei o bastante. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
João Borin Postado 10 Julho 2014 Denunciar Share Postado 10 Julho 2014 Eu faria um curso se fosse por hobby. Melhor se fosse num lugar agradável, junto a cafezais, numa cidade no sul de minas por exemplo. Ninguém teve a ideia de unir um turismo rural a um curso de barista? Esses cursos técnicos demais não me agradam não. Gosto mais dos cursos do tipo "coleção de dicas". 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
felipemancha Postado 10 Julho 2014 Denunciar Share Postado 10 Julho 2014 fiz meu curso no IFRS (instituto federal do RS) .... que era do "pronatec"... foi o basico do basico.. durou 2 meses.. com aulas todos os dias ..aprendi muita coisa para um "leigo" no assunto...acho interessante ter o curso... pelo certificado.. e pelas tecnicas profissionais...mas não abrangem o uso domestico da coisa... Mas aprendi sobre torra... tempo de extração... compactar (certo e errado)vaporização... com leite e com detergente... aprendi que leite frio e gelado tem melhores resultados...conheci as Pitchers... tampers... escovas... copos...xicaras...filtros... porta filtros... moinhos variados (como estragar uma regulagem e saber arrumar depois)... acompanhamentos... diferentes cafeteiras..(moka, francesa...etc) termometro e uma serie de coisas isso tudo praticando.... mão na massaDo qual não teria oportunidade sem as ferramentas... (se for colocar na ponta do lapis é uma fortuna) para se ter em casae o custo deste curso foi R$ 0 ... E confesso que fiquei chato para tomar café... rsrsrsr... pois era acostumado ao melitão torrado... e depois de extrair meus proprios cafés... hoje não consigo mais nem com o cheiro do café melitãoEntão todo o conhecimento é valido... tanto por um curso (mais voltado ao mercado de trabalho) ou por aqui.. no cdcse tiver a oportunidade de fazer um cursos presencial... faça... bom é isso.... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 10 Julho 2014 Denunciar Share Postado 10 Julho 2014 Lembrando das dificuldades encontradas quando iniciante, acredito que um curso dirigido ao Home barista aceleraria bastante a curva de aprendizado ... Um bom curso para espresso poderia ter um conteúdo parecido ao do Dan da HB: http://www.home-barista.com/newbie-introduction-to-espresso.html É evidente que as pessoas que tem familiaridade com a cozinha, laboratórios, química, mecânica, física, etc., pelo conhecimento prévio dos conceitos básicos destas "ciências" e " artes" e por simples associação, tem uma grande vantagem no processo de aprendizado sobre quem entra totalmente "verde" no baile ... Nestes casos um aprendizado pratico tem uma importância muitíssimo maior .... 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas