Ir para conteúdo

Curso de barista ou workshop sobre café


Postagens recomendadas

O pinico foi brincadeira, de bom ou mau gosto. Acima acho que acabei desclassificando sua opinião para além dos argumentos, o que não considero adequado para um fórum. Tenho seguido a dica do Carneiro, mas ainda não me adaptei o bastante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu faria um curso se fosse por hobby. Melhor se fosse num lugar agradável, junto a cafezais, numa cidade no sul de minas por exemplo. Ninguém teve a ideia de unir um turismo rural a um curso de barista? Esses cursos técnicos demais não me agradam não. Gosto mais dos cursos do tipo "coleção de dicas".

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

fiz meu curso no IFRS (instituto federal do RS) .... que era do "pronatec"...

foi o basico do basico..

durou 2 meses.. com aulas todos os dias ..
aprendi muita coisa para um "leigo" no assunto...

acho interessante ter o curso... pelo certificado.. e pelas tecnicas profissionais...
mas não abrangem o uso domestico da coisa... 

Mas aprendi sobre torra... tempo de extração... compactar (certo e errado)
vaporização... com leite e com detergente... aprendi que leite frio e gelado tem melhores resultados...
conheci as Pitchers... tampers... escovas... copos...xicaras...filtros... porta filtros... moinhos variados (como estragar uma regulagem e saber arrumar depois)... acompanhamentos... diferentes cafeteiras..(moka, francesa...etc) termometro e uma serie de coisas 
isso tudo praticando.... mão na massa
Do qual não teria oportunidade sem as ferramentas... (se for colocar na ponta do lapis é uma fortuna) para se ter em casa
e o custo deste curso foi R$ 0 ... 
E confesso que fiquei chato para tomar café... rsrsrsr... pois era acostumado ao melitão torrado... e depois de extrair meus proprios cafés... hoje não consigo mais nem com o cheiro do café melitão
Então todo o conhecimento é valido... tanto por um curso (mais voltado ao mercado de trabalho) ou por aqui.. no cdc
se tiver a oportunidade de fazer um cursos presencial... faça... 

bom é isso.... 
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembrando das dificuldades encontradas quando iniciante, acredito que um curso dirigido ao Home barista aceleraria bastante a curva de aprendizado ...

 

Um bom curso para espresso poderia ter um conteúdo parecido ao do Dan da HB:

 

http://www.home-barista.com/newbie-introduction-to-espresso.html

 

É evidente que as pessoas que tem familiaridade com a cozinha, laboratórios, química, mecânica, física, etc., pelo conhecimento prévio dos conceitos básicos destas "ciências" e " artes" e por simples associação, tem uma grande vantagem no processo de aprendizado sobre quem entra totalmente "verde" no baile ...

 

Nestes casos um aprendizado pratico tem uma importância muitíssimo maior ....

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...