Ir para conteúdo

Porque as pessoas não gostam de acidez no café?


Postagens recomendadas

Tente fazer a torra clara com um grão que tenha naturalmente baixa acidez, dessa forma você nao desequilibra a bebida e reduz a necessidade de adoçar.

 

Leo,

esse é um ponto de partida. Outro bom ponto de partida é o café frutado sem muita acidez,uma das características que mais gosto, é o gosto de "fruta" num café. Um bom referencial,na minha opinião é experimentar cafés "frutados".

 

Uma vez li um post que alguém mencionou que tomou um café que havia torrado claro e estava com acidez alta e gosto de banana verde. E que ele não gostou, preferiu torrar mais. Aí eu te pergunto, vc prefere um café com acidez alta e gosto de fruta ou um café sem acidez e gosto de cinza e carvão?

 

A acidez não pode desequilibrar a xícara,eu concordo, entretando ela tambem não pode desaparecer por completo na torra.

 

Mudando de assunto, Leo, seu paladar voltou ao normal? :D

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Rafa deverá odiar o café na Itália!

 

Eu gosto de variar. Quando tomo um espresso bem doce, menos ácido, e com os sabores de torra equilibrados fico feliz. Um mais caído mas doce e brilhante também. O que não dá é tomar o mal feito, azedo, queimado sem graça etc.

 

Agora, banana verde eu passo! Ou é defeito em grão ou da torra... Blerg!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou torrando o rapadura do Marcelo. Embora minha torra seja para espresso, sempre encerro antes de entrar no segundo crack. Portanto, não fica nenhum gosto de cinzas, quase nenhum amargor e ainda com alguma, embora sem sobressair, acidez. Do jeito que eu gosto. Minha sogra toma sem colocar nada de açúcar. Ela não acha amargo. Eu é que gosto de adoçar, embora sempre prove antes de adicionar açúcar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

 

Anita, qual a origem desse café? Vc mesma que torrou ele? Ele é realmente um "torra clara"? Vc fez em que método de extração, espresso?

Pergunto porque já comprei café que era anunciado torra clara que era mais escuro que os mais escuros que eu faço aqui...

 

Rafa, eu não torrei pois não torro. O café é o Britt da Costa Rica e consta no pacote como torra clara. Ontem ia fazer, abri o pacote, fervi a água e minha irmã chegou, acabei não fazendo.

 

Particularmente achei os grãos bem escuros, mas não sei quase nada desta parte. De qualquer forma a torra foi em junho, pro expresso não vai rolar. Quem me deu foi minha outra irmã e ela não sabe da data da torra. Ainda que acertou comprar em grãos. Me resta coar.

 

Um abraço

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Rafa deverá odiar o café na Itália!

 

Com certeza, principalmente se for "Italian Roast".

Odeio café "queimado".

Hoje abri um café aqui do Marcelo,acho que é o "Forno Grande", a torra está escura (Full City ou mais), mas o amargor é aceitável,vc toma sem fazer careta e numa analise sensorial, principalmente no aftertaste percebi que havia "amargor de torra", entretando não tinha gosto de queimado ou cinza. Fiz um Blend com um torra clara que eu tenho e deu muito certo, a xícara ficou demais.

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje bebi dois ristrettos, um do El Salvador de "Santa Júlia" (deste gostei ainda mais) e um Panamá "finca el Injerto" usado no último campeonato de baristas da Catalunha , os dois realmente bons, deliciosamente cítricos, cremosos, corpo e um "aftertaste" fora do comúm.

Desceram super leves e suaves, doçura perfeita: adoçando mais só estragaria.

Porém... a torra escura, preferida dos espanhóis, sem chegar a amargar atenuou demais os sabores característicos que acabaram se perdendo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, os últimos cafés que tomei foram o Bourbon Collection do Ateliê, Expresso Brasil do Alexandre e o Chapadão de Ferro da Nuance (acho que a versão floral, mas não sei - comprei no Espaço Café)

Já faz um bom tempo que só tenho feito expresso e aeropress.

Torra em casa nunca fiz. Já até tive vontade, mas por enquanto estava focado em melhorar meu expresso. Quem sabe logo logo...

 

Amigos,

 

o café como várias outras coisas na vida é um aprendizado.

No começo entramos nessa do café pelo espresso.

Nos apaixonamos pela bebida, depois pelas máquinas, moinhos, tampers, filtros e por aí vai...

Dentro da evolução descobrimos que café especial não é só espresso, e que existem outros métodos, coados,prensados etc e nos apaixonamos novamente pelo mundo do café, agora em outro patamar.

Café com acidez, controle de acidez, controle de douçura , ausência de amargor, aftertaste prolongado doce e caramelado, é uma etapa que eu só conheci ao torrar cafés em casa.Com o aprendizado da torra caseira finalmente comecei a entender melhor o café.

A maioria que fala que não bebe sem açucar, que não se acostumou e outras, nunca bebeu um café torra clara, com todas as suas nuances, e nunca saiu do mundo do espresso. Eu não me lembro de cabeça alguém no Brasil que faça torras claras de verdade. Já comprei de quase todo mundo, Nuance, Suplicy, Raposeiras, Grenat, Atelie do Grao,Unique e nunca vi algum desses que realmente forneça um café torra clara. Todos os cafés normalmente vem na torra Fullcity, direcionados principalmente para espresso e com boa parte de sua acidez já perdida pela torra.

Hoje recebi minha primeira compra do Marcelo do Vale do Caxixe, muito bom, mas é uma torra muito boa pra espresso, mas repito, não é uma torra clara ou média.

Aconselho aos que bebem café com açucar, ou aos que não se acostumaram com cafés ácidos, começar a torrar em casa e aprender mais com a torra.Experimentar uma verdadeira torra clara...

Somente torrando em casa, vc conseguirá torras verdadeiramente claras ou média-claras.

Todos sabemos que as torras claras e média-claras (normalmente as mais ácidas) nunca foram comerciais e nunca deram certo em espresso (sai igual uma cachoeira em 15 segundos).

Não adianta reclamar , se o café comprado toda vez vem na clássica torra Full City voltada para espresso.

Pergunto aos amigos Lucas, Guilherme e Fabricio dos posts acima, que cafés vcs tem tomado? Tem torrado em casa? É torra clara, média ou "torra comercial gourmet"?

O meu relato é muito parecido com o post do rogeriocolt acima, no começo segui um caminho, após torrar em casa aprendi a produzir a bebida do jeito que eu gosto,mais clara.

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E aí Rafa, beleza?

 

Tenho melhorado sim. De uns dois dias pra cá parece que está tudo voltando ao normal. Hoje tomei um Espresso na rua com um blend da Illy e até que desceu razoável. Faltou acidez, possivelmente em função do tipo de torra, mas o aroma muito bom mesmo.

 

Confesso que ultimamente ando gostando mais do Espresso no estilo italiano.

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Rafa deverá odiar o café na Itália!

 

Eu gosto de variar. Quando tomo um espresso bem doce, menos ácido, e com os sabores de torra equilibrados fico feliz. Um mais caído mas doce e brilhante também. O que não dá é tomar o mal feito, azedo, queimado sem graça etc.

 

Agora, banana verde eu passo! Ou é defeito em grão ou da torra... Blerg!

 

Pois é, de tempos em tempos eu procuro tomar Espressos diferentes, mesmo em casa. Ultimamente gostei de uns Espressos que tomei na rua, com grãos Lavazza e Illy. São menos ácidos e realmente trazem aromas e sabores diferentes, que remetem ao processo de torra.

 

Acho que tomar sempre o mesmo estilo de Espresso enjoa em pouco tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Acho que tomar sempre o mesmo estilo de Espresso enjoa em pouco tempo.

 

Concordo plenamente. Comecei a torrar faz pouco tempo, mas, desde então, já torrei 4 tipos de grãos. O problema é quando gostamos muito de um café. Hoje, voltei a torrar o manhumirim. Alias, fiz uma torra agora a pouco. Minha casa ainda esta cheirando a torrefação. Mas, se eu ainda tivesse o rapadura verde, não torraria outro café. Que café delicioso aquele! Já estou com saudades de tomá-lo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu disse mais por não ter acidez, mas em geral eles sabem torrar mais escuro sem queimar...

Confesso que ultimamente ando gostando mais do Espresso no estilo italiano.

 

Leo e Marcio,

 

eu gosto de espresso "estilo italiano".

Pra citar alguns o Forno Grande do Marcelo e o Chapadão Chocolate da Nuance estão com torras mais escuras.Ficam muito bom no espresso.Eu gosto deles.Alguns cafés eu torro mais escuro tb.

No meu caso, de todos os cafés que bebo, uns 30% são espresso, o resto são coados no Clever ou Hario V60 e o resto na Aeropress. Por isso gosto mais de torras claras e médias.Não tenho tempo de tomar espressos todos os dias, a maioria das vezes é coado, que neste caso, acho que as torras mais "naturais" ficam bem melhores.

Outra coisa só bebo sem açucar.

O que eu não gosto é de gosto de queimado,cinza, amargor de torra. Só isso. :D

Outra coisa, a torra média, a "City", é dificil de ser encontrada comercialmente, normalmente encontramos Full city pra frente, que eu diria, que é a "torra gourmet padrão". Quando eu me refiro a torras "claras" de uma maneira geral, incluo a City no conceito de "claras".

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...