Ir para conteúdo

Torradores


Ruston Louback

Postagens recomendadas

Esse barulho é tanto do motor, como também do atrito do tambor com dois pontos cerâmicos de apoio para mantê-lo firme no lugar. Ainda vou regular melhor isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, esse atrito é inevitável, claro. Mas parece um outro som, tipo alguma coisa batente com cada rodada do tambor?

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que o tambor tem três pontos de solda interna que fazem, cada qual, pequenos calombos. Não chega a bater ou a prejudicar, porque as saliências são inexpressivas.

 

Caixa de aquecimento praticamente pronta. Testei e ficou muito show

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Voltando ao diário de evolução do projeto.

 

Anteontem tomei um susto. Tudo montado e checado, parti para uma torra (com toda a eletrônica de fora do torrador, pois não fiz, ainda as placas em que vou instalar os módulos eletrônicos, interruptores, transformador do motor DC, etc). Parti para uma torra com o torrador inicialmente frio, porque não tinha instalado o funil por onde vai entrar os grãos, que só cortei hoje de manhã (ainda não instalado). 4 minutos, 8 minutos e o café não passava de 140ºC; 16 minutos e o café ainda em 170º, 20 minutos e o café já estava cozido kkkkkkkkkkkkkk.

 

Fui dormir triste (já passava de uma hora da manhã). Cheguei, num impulso, até a comprar um soprador, para introduzir no sistema, pensando que o aquecimento que bolei era insuficiente.

Bom, o soprador está a caminho, rsss.

Mas, o problema não era o projeto. O problema é que usei dois módulos de 500W de resistências em quartzo e que, em um deles, o filamento se partiu. Daí, com meia potência, não iria dar certo mesmo.

 

Ontem a noite (só me sobra tempo depois das 22h ultimamente. Estou quase virando uma coruja :unsure: ), desmontei tudo (ainda bem que o torrador está praticamente modular, mas, mesmo assim, retirar e recolocar os módulos na base de aquecimento é difícil e chato para caramba, porque o espaço é ínfimo e porque, para fazê-lo, tenho que parafusar os módulos em uma placa, que, por sua vez, vai parafusada em um suporte, devidamente isolado eletricamente do resto do conjunto. Em suma, é difícil para caramba essa parte e tem hora que dá vontade de atirar longe. Resultado: 1h da manhã (de novo, acordando às 7h no dia seguinte, do que decorre um certo mau humor), já tinha reconstituído o filamento (vou fazer um módulo só, de 1000W que está, no momento, em orçamento), remontado o torrador, mas, ......... fui dormir depois de trocar umas palavras com o amigo Igor.

 

Tinha até deixado o torrador no lugar do STC UNO para fazer uma torra, se sobrasse tempo de manhã, mas, adivinhem...... não sobrou. Estou seco para inaugurar o torrador :angry: :angry: :angry: :angry:.

 

O giro do tambor com rasgos está ótimo. Ainda não desisti do tambor totalmente aberto de um dos lados e até estou pretendendo fazer um tambor totalmente vazado (dos dois lados), o que ficaria SHOW!!! Comprei umas pecinhas para nova abordagem no tambor vazado de um lado só (empreender não é mole não) e talvez, agora, o parto ocorra.

 

Nada de cotar, por enquanto, o vidro cerâmico (o assalto ao meu bolso vai doer muito, então vou adiando, adiando....).

 

Cheguei a cotar umas flanges de bronze lubrificado, mas o custo brasil tornou impossível eu fechar com uma empresa nacional, a despeito de o produto ser muito show de bola. Então, parti para a importação, com custo 95% menor (pasmem!!!). Obviamente, essa flange importada possui qualidade inferior (embora seja feita com o mesmo material - bronze, a lubrificação não deve ser do mesmo nível, o que é possível aferir pela foto:

 

Importada:

 

$_57.JPG

 

 

nacional:

 

dry_lub_20.jpg

 

Fazer o que? Vamos que vamos!

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom. Fiquei sem postar por alguns dias, mas o trabalho, por outro lado, foi incessante.

 

As novidades.

 

Consegui fazer o tambor vazado funcionar adequadamente. Perfeito não posso dizer que ficou, pois oscila ainda um tico (irrelevante, mas oscila). Balanço perfeito só no STC TRIO, que vou fazer o tambor por projeto (valeu Gilberto, pela ajuda no brainstorming).

 

Bom, o torrador está bem castigado (essa é, de qualquer forma, a finalidade do protótipo). Depois vai passar pelo salão de beleza. Segue vídeo do funcionamento do tambor agora.

 

 

Enquanto isso, não parei de projetar. Fiz o trio, que já está cotado, com orçamento aprovado para maioria das peças. Falta apenas o orçamento do tambor, que projetei por último.

 

O trio já vou fabricar em inox 304 polido. Poderia fazer escovado, mas não acho que fica adequado para ambiente de alta temperatura, porque dificulta a limpeza.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal Guilherme.

Mas estou em falta com você, é que este dias estou terminando as embalagens do tamper e do MIni, entre outras finalizações, acabei me enrolando.

 

Soldar o eixo na cruzeta não é possível, pois não será possível montar o conjunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Da sim Gil. Basta montar a câmara depois de por o tambor lá dentro. E, em seguida, prender a câmara na base de aquecimento. Depois te mostro com o meu. É o mesmo método de montagem.

No meu o eixo tá fixo tb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nem daria para montar o eixo depois, a não ser que a fixação fosse externa à câmara, o que não é possível.

 

Bom. Hoje mandam para mim o módulo de quartzo que pretendo usar nos meus futuros roteadores. Amanhã está aqui e ai vou poder testar.

 

Enquanto isso, para aumentar o estoque de café torrado, torrei 300g do FAF 322 no STC UNO

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As coisas, de fato, estão caminhando para a produção do STC TRIO. Acho que vou conseguir fabricar o tambor, o que vai ser show (amanhã devo saber).

 

Enquanto isso, retornando ao DUO, hoje de manhã, voltei no meu serralheiro e soldei a outra metade do anel que envolve o tambor. Tinha soldado apenas metade, para ver o comportamento, se iria ou não interferir na rodagem (afinal, o rolamento não está perfeito, oscilando em torno de 1 a 2 mm durante o giro, porque estou usando um tambor adaptado, que cortei um dos lados para permitir a instalação do sensor BT, retirada de amostras etc).

 

Agora a tarde deve ter chegado o módulo de aquecimento (remetido ontem por sedex por um cabra muito legal, que tem me fornecido os módulos a um preço razoável e é muito solícito e rápido nas minhas urgências). Esse módulo veio para substituir o anterior, que queimou. Fiz logo na potência que dimensionei e acho que vai ser mais do que suficiente, mantendo a economia de energia, que, para mim, deve ser essencial.

 

Já tenho um visor orçado, que, por sua vez, ensejou modificação no projeto do TRIO, em face de limitações na fabricação do visor cerâmico. O preço não está assim tão estratosférico. Bem menor do que estimava. Mas, de qualquer forma, aguardo mais dois orçamentos para decidir por quem vai fabricá-lo. Esse visor vai servir de portinhola para saída do café. Então, durante a torra, dependendo da carga utilizada pelo cabra que estará controlando o torrador, o café ficará em contato com o visor, assim como ocorre no Diedrich, servindo como mais um parâmetro para controle do perfil (cor). Tal instrumento, destaco, é mais uma perfumaria, uma vez que, tanto como o STC UNO o é, o DUO e o TRIO serão torradores de prova (dá para retirar amostras, como visto nos videos acima). Mas, por outro lado, facilita não ter que ficar retirando amostras toda hora, apenas para saber em que ponto de coloração está o café.

 

Como hoje a noite irei a um aniversário de criança (não poderei ir ao TNT também Anita) (amiguinha da escola do meu primogênito - só não falei herdeiro para não soar ainda mais a las Caras, kkkkkk), a remontagem do DUO, com a adição do novo módulo, ficará para amanhã, provavelmente.

 

Haja ansiedade homi!

 

Meu propósito é entregar um torrador que, no mercado, tem preço estimado acima de R$10.000,00, a um preço viável para o âmbito doméstico. A pretensão é popularizar, de vez, a torra doméstica!

 

 

Esse é um esboço de como será o torrador

 

20933080415_e63f30e238_b.jpg


Estou pensando em fazer um para ser utilizado sob um fogareiro a gás também, assim como o é o Huky 500. Ficaria ainda menor.

O TRIO tem as seguintes medidas: 32cm de altura, 33 de largura e 15 de profundidade, já considerados os pés. Estimo que o TRIO a gás teria uma altura menor, perda de em torno de 10cm.

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A última foto é esboço de como será o trio.

O duo é quase nas mesmas medidas (um pouco mais alto agora), mas um pouquinho diferente na base (trio está mais bonito), pois fiz ele para ficar inclinado estando reto (não sei se deu para entender, rss). Depois, vi que isso era bobagem e até inverti a inclinação nele, por achar que funciona melhor durante a torra. Enquanto o duo é preto (foi pintado), o trio será em aço inox polido. Veja foto do duo.

 

20924250532_5b738fc916_b.jpg


Para se ter ideia de como é pequeno, basta olhar para a tesoura, chave de fenda e estilete ao lado (bagunça criativa, rss).

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O módulo chegou ontem. Hoje de manhã, eu fiz os ajustes para instalá-lo no torrador. É que o módulo é um pouco diferente do antigo, então, Ajustes foram necessários.

Remontei tudo, exceto as paredes laterais. Não deu tempo de fazer uma torra, nem instalei o controlador ainda. Fiz só um teste para ver se o rolamento continua ok

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Torrei o Rubi no Duo agora há pouco. O bicho é uma fornalha. Foi bom ter feito compacto. Aproveita bem o calor, mesmo que a potência não seja tão alta (1000W). Comecei com ele frio, na temperatura ambiente. Em 15min o café já estava torrado. Tive que reduzir bastante a potência quando o café começou a morenar mais (pré-crack).

 

O tambor não ficou 100%. Algo ainda pega na rotação, o que exige um esforço maior do motor. Acho que o anel ficou muito justo. Vou desmontar a frente amanhã e checar onde pegou mais.

 

Já já posto o vídeo do bicho quente, no teste que fiz hoje mais cedo, antes da sessão cinema com a família

Por essas e outras que quero fabricar um tambor sob medida.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom é pouco. Ficou uma delicia. Já fiz no coador hoje de manhã. Uma acidez gostosa e o sabor estava ótimo. Palavras da minha provadora.

E já mexi no torrador, rsss.

Mais uma coisa a alterar no projeto do trio. Fiz uma janelinha na parte debaixo da área da eletrônica para ter acesso ao conector que liga o motor ao eixo. Assim, consigo alterar a profundidade do tambor sem ter que desmontar a carenagem da eletrônica, que é um saco de fazer. Lembrando que logo abaixo ainda vai o módulo de fluxo de ar.

 

Aumentei a distância entre o tambor e a parede da frente, deixando-o mais ao limite do anel. Assim, e, como o tambor não é inteiramente liso, exceto na extremidade (coisa de uns 3 a 4 mm de comprimento), acho que diminuo sobremaneira o atrito entre ele e o anel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Remontei. Testei sem calor e o bichinho tá ronronando. Uma beleza. Tem que ver se, com a dilatação vai haver atrito, mas, mesmo se houver, não vai ser expressivo. Então, vou colocar o UNO a venda, RSSs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agora a noite dei mais uma tunada no bichinho. Desmontei o tambor e remontei de novo. Além disso, cheguei ele ainda mais para trás. Pus café (ouro verde que torrei hoje) e deixei girar com o torrador frio. Achei que agora o balanço ficou melhor. Menos área para aço encostar em aço.

Ficar perfeito mesmo, só quando calandrar o meu protótipo de tambor. Ai vou por sensores atrás em cima e no café

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Instalei o módulo eletrônico. Ficou bem legal. O tambor está bem melhor depois que cheguei ele mais para trás. Não está mais pegando no anel.

 

O torrador é bem consistente no resultado. Estou gostando muito de torrar com ele.

 

Ainda tenho que acertar o sensor. Isso é uma questão bem complicada: evitar erros e oscilação muito grande na ROR que não equivalha à realidade. As temperaturas na câmara são diferentes, considerando o lugar de medição. O torrador é inclinado, então, e, considerando que o calor tende a subir, no ponto mais alto da frente (lugar mais alto do torrador) a temperatura é bem maior do que no ponto mais alto da traseira.

 

O problema é que gostaria de instalar o ET no ponto mais alto da traseira. Fiz a medição com dois sensores (um termômetro espeto atrás e o sensor ET na frente) e a diferença se manteve constante em torno de mais de vinte por cento.

 

Poderia resolver escrevendo uma linha compensando esse percentual no sensor ET. Mas também posso deixar o sensor na frente. Dilema cruel.

Já torrei mais de um kg de cafés diferentes nele. Todos ficaram bons. Hoje de manhã, torrei mais um bach de 200g de Unique DECAF, para a Sogruska ter café de reserva na casa dela. Essa semana, passou um embaraço de oferecer café e o que torrei semana passada não ter sido suficiente. Ficou a ver navios e a visita tb.

Alguém interessado em comprar o UNO?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...