Ir para conteúdo

Torradores


Ruston Louback

Postagens recomendadas

Mortari,

A coqueteleira foi uma idéia que já abordei. Mas, sai muito mais cara do que o funil e, além disso: 1) não tem a largura necessária; 2) o fluxo não corre solto igual do jeito que estou projetando (tentei primeiro com uma peneira de aço inox (estilo coqueteleira) e o ar não saiu com a força necessária, porque difuso demais). Tem que ser um facho bem concentrado de ar para levantar os grãos com uma carga maior (como, no caso, 200g). Outra abordagem que fiz foi usar um funil de cafeteira italiana (o diâmetro pequeno e esse fator do fluxo difuso não ajudaram em nada). O ideal mesmo seria usar um soprador de folhas (porque ai seria força bruta mesmo), mas o tamanho, para mais de 20cmx20cm só do equipamento de ar, acaba inviabilizando, porque aí o torrador fica grande demais e não fica interessante, em comparação com o torrador a tambor, que aguenta carga maior em tamanho que seria equivalente, bem como possui outros benefícios que a convecção, sozinha, não consegue igualar. Tenho, ainda um outro projeto de fluid bed na cartucheira (se não se incomoda com a analogia), que ficaria menor do que o que estou fazendo atualmente. Mas, não tenho capital, no momento, para implantar um terceiro projeto paralelo. O STC DUO esvaziou sobremaneira minhas reservas pessoais. De qualquer forma, a viabilidade desse terceiro projeto só seria aferida com teste empírico (ou seja, tem que ser na raça e na coragem), que enseja risco de gastos irrecuperáveis.


É o mesmo princípio do meu Valmor
Obviamente, a uma fração do preço kkkkk
  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para o vidro não trincar monte-o por dentro do inox e não por fora como o do video, a diferença de dilatação não é tão grande a ponto de estourar, o cara do vídeo deve ter feito um ajuste muito apertAdo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoas, alguém já usou este torrador?

 

http://www.amazon.com/Nuvo-Ceramic-Handy-Coffee-Roaster/dp/B00LHEKY68

 

61JmYhLZBkL._SX355_.jpg

 

Estava pensando em aprender a torrar, mas tenho algumas restrições:

 

  • dona esposa;
  • moro em apto (limita o ruído e a fumaça);
  • pouco espaço;
  • dona esposa.

 

Precisa ser algo pequeno e prático. O bolinha me interessou tb. mas não é algo muito escondível...  B) Já tenho um Wok tradicional de aço ocupando embaixo da pia.

 

Outra opção seria o Freshroaster SR500....  ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Estava pensando em aprender a torrar, mas tenho algumas restrições:

 

  • dona esposa.

 

  • dona esposa.

 

Seiti, como os nossos amigos dos EUA dizem: Grow a pair!  :lol:  :lol:  :ph34r:

 

Nunca usei esse torrador mas lí sobre ele. Parece uma opção boa para começar.

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para o vidro não trincar monte-o por dentro do inox e não por fora como o do video, a diferença de dilatação não é tão grande a ponto de estourar, o cara do vídeo deve ter feito um ajuste muito apertAdo.

É como estou montando Gilberto. De qualquer forma, ontem à noite, fiz com silicone hi temp mesmo, para evitar surpresas desagradáveis. O acabamento do cimento cerâmico ficaria mais bonito. Mas, estimo que sua dilatação seria ainda menor do que a do vidro, existindo risco de quebra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Burny 

Cojones! kkk

 

Mas sendo sincero, é bom ter um freio que te faça pensar antes de adquirir um monte de tranqueira para deixar encostado.  ;)

Só é pena ela nem tomar café.

 

Bom,  só para compartilhar, descobri que o torrador em questão é bastante tradicional - chá, gergelim etc - só estão jogando um marketing em cima:

 

http://toirokitchen.com/products/horoku/

 

 

Vou ver se acho na Liberdade

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, vc tem razão. Evite ideias do tipo: porque não vender o carro e colocar uma Hydra, um Robur e um Probatino na sala.

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Burny 

Cojones! kkk

 

Mas sendo sincero, é bom ter um freio que te faça pensar antes de adquirir um monte de tranqueira para deixar encostado.  ;)

Só é pena ela nem tomar café.

 

Bom,  só para compartilhar, descobri que o torrador em questão é bastante tradicional - chá, gergelim etc - só estão jogando um marketing em cima:

 

http://toirokitchen.com/products/horoku/

 

 

 

Vou ver se acho na Liberdade

Interessante

facilita a movimentação

deu vontade de experimentar a panela de barro da patroa

mas a quantidade torra é mínima e da muito trabalho

deve ser mais útil como compadre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme , veja o q vimos agora há pouco aqui na Expocafe 2015...

 

https://instagram.com/p/4sCg35ulst/

 

Esse é o da Pinhalense, não?

 

Tem um de 500g (nao sei se é esse do video) que parece bem interessante, pena que o custo seja proibitivo para uso doméstico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa eu sei. Fazer um torrador de leito fluido não é coisa fácil não. Tudo por força do calor demasiado na base do recipiente de torra. Não rola usar silicone de alta temperatura logo na saída de calor, porque, ali, a temperatura deve passar fácil de 300ºC (muito próximo às resistências). A solução que tinha encontrado foi conectar direto aço no aço, mas, a conexão não ficou 100%, meio difícil de encaixar. Tentei fazer uma base de cimento cerâmico, para facilitar um contato mais fácil, firme e que evite vazamento de ar por baixo da massa de grãos, mas, embora aguente temperaturas muito elevadas (na casa de 1000ºC), o material é quebradiço e não aguentaria estresse direto de encaixe e desencaixe (embora sirva para colar aço em aço). Tive que retirar o cimento.

 

Hoje, finalmente, acho que encontrei uma solução viável, que é usar dois funis (um com corte para que a alça do outro possa deslizar sem problemas). O problema é que um deles (o da base) vai ficar no limite e não sei se vai rolar instalar o que eu já tenho, porque foi cortado para ir mais adiante no cano de saída de ar quente. Talvez eu use um funil de cafeteira italiana para fazer esse encaixe. Vamos ver.


Ainda aguardando as peças do STC DUO serem remetidas. A coisa anda meio enrolada lá em Sampa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme, já pesquisou no homeroasters.org? Lá tem bastante torradores de leito fluido caseiros pra se inspirar.

 

Apesar de algumas dificuldades com materiais, acho que é mais fácil implementar um torrador de leito fluido caseiro eficiente e capaz de repetir torras que um de tambor. Talvez você discorde por estar mais habituado com a construção dos outros torradores, mas vamos aguardar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, não tenho dúvida de que, uma vez pronto, a repetibilidade do torrador de leito fluido será maior. O problema situa-se, justamente, nos materiais. Seria muito fácil solucionar se eu fosse produzir o recipiente de grãos a partir de um projeto, assim como o Gilberto fez com o bravo. No entanto, isso ensejaria um custo muito maior do que o aproveitamento de materiais já existentes (o que fiz no caso). Com o mercado do jeito que está, não animo de arriscar uma produção em massa (que seria indispensável para viabilizar a fabricação a partir de um conceito, ao invés de aproveitamento de peças), até porque não disponho do capital necessário.

 

Penso, no entanto, que o torrador a tambor (desde que disponha de transmissão de calor por convecção também) seja mais eficiente do que o torrador de leito fluído, principalmente sob o aspecto de carga suportada.

 

Estou, no entanto, pesquisando uma forma de usar um novo motor no torrador de leito fluido que facilitaria bastante minha vida, inclusive sob aspecto de encaixe, porque sua potência de fluxo de ar é absurda (coisa para mais de dois quilos de empuxo) e suportaria um encaixe menos justo (necessário no caso do modelo que estou confeccionando). Já adianto que encareceria para mais de R$ 200,00 só de matéria prima.


Uma coisa que adiantei hoje é o sistema de coleta de películas. É absurdamente simples, mas acredito que vá ser bem eficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obviamente não, mas aí eu poderia até fazer um reservatório maior e torrar, por exemplo, 500g a 1kg.

Mas, como o barulho de 2kg de empuxo é alto, ficaria mais silencioso girando mais lento. É uma questão de custo-benefício.

Uma coisa é certa, no entanto. Por incrível que pareça, esse motor mais potente é bem menor do que o que está lá. Daria para fazer um torrador de leito fluído com aparência de liquidificador, o que facilitaria uma estética melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Já. Meu projeto é semelhante, mas, modéstia a parte, melhor, inclusive sob aspecto de controle. Observe que o dele vc não tem como retirar a câmara de torra do resto do conjunto, o que julgo ser uma falha de projeto.

 

Acabei achando um motor mais em conta para soprar o ar, com empuxo de 300g. Comprei para ver o que vai dar. Se puder aproveitar, vai ser ótimo. Esse não vai precisar de um controlador a parte. O controlador do outro que iria comprar para o próximo fluid bed tornaria tudo muito mais caro, embora, como havia dito, em troca de um empuxo muito mais forte.

Se der certo vai ficar belo esteticamente

Então, vou atrasar a conclusão do fluid bed. Ainda bem que não fiz o corte da base hoje de manhã.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme, outro dia fizemos uma torra na máquina de pão aqui em Campinas e, pra resfriar, usamos um escorredor de macarrão e um aspirador portátil que tem também função soprar. O aspirador é pequeno e bem forte, tanto que colocamos muito perto dos grãos e ele acabou jogando café por toda a cozinha do Leandro.

 

Na hora já imaginei ser um bom candidato pra um projeto de torrador doméstico de leito fluido. O aspirador é da Black & Decker, modelo VH800, tem 750W de potência e custa na faixa de 100 reais novo. É um pouco barulhento, mas talvez valha a pena dar uma olhada.

 

Esse projeto que o Rodrigo postou está bem detalhado aqui, inclusive com links para códigos e softwares utilizados. Mas acho que é um projeto inacabado porque há vários problemas práticos sem solução ali. Existem outros projetos mais interessantes no Homeroasters.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mortari, também pensei em utilizar esse modelo de aspirador. Mas, por conta do tamanho e porque ensejaria necessidade de adaptação (saída retangular para redonda), acabei desistindo de usá-lo na empreitada. Tenho, hoje, um dispositivo semelhante a esse aspirador, já adaptado para o torrador fluid bed que estou projetando. Porém, se usá-lo na caixa que optei por comprar, vai ficar praticamente todo o tubo do soprador para fora, o que enfeia o produto. Então, vou testá-lo com esse equipamento, apenas para ver se está tudo ok quanto ao resto. Mas, esperarei pelo motor que comprei hoje, porque, se puder usá-lo, o torrador ficará com aspecto visual muito melhor. Então, estimo, o projeto vai ficar parado por mais ou menos de um a dois meses.


Esqueci de mencionar que até cheguei a desmontar um aspirador velho que tinha lá em casa, pensando em aproveitar o motor e as lâminas para o torrador. Mas, na prática, ficou complicado demais utilizá-lo, motivo por que acabei desistindo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Mas precisa de tanta carga pra um torrador assim? Não bastaria torrar 200g a 300g por vez?

 

Além da questão do barulho, que o Guilherme já comentou, o sobredimensionamento do soprador num torrador de leito fluído é bem útil para se fazer o resfriamento na própria RC. Jogar um fluxo alto de ar frio ao finalizar a torra (bem maior do que o necessário pra torrar de fato) é a forma mais simples de resfriar rapidamente os grãos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto mais potente, mais rápido vai resfriar. O quão mais potente tem que ser aí depende do projeto.

 

Vale lembrar que, além dos grãos, toda a RC estará bem quente e tem que resfriar junto. Se ela contiver partes que acumulam muito calor (vidro grosso, peças metálicas grossas ou de metais que retêm mais calor) vai demorar mais pra resfriar e, nesse caso, um fluxo mais alto pode ser importante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse é o da Pinhalense, não?

 

Tem um de 500g (nao sei se é esse do video) que parece bem interessante, pena que o custo seja proibitivo para uso doméstico.

 

Pinhalense Mortari , um brinquedo de uns R$20.000 !!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

este modelo é para 1 Kg ...

 

Nunca havia visto um em funcionamento. Para os que gostam de maquinas ... é fascinante !  

 

Segue esse teu projeto @guilherme Torres

 

JyQt1G5l.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...