Ir para conteúdo

Torradores


Ruston Louback

Postagens recomendadas

Santiago, o F1 é um pouco mais caro, mas bem mais legal (com sondas ET e BT na última versão). E tem pequeno footprint e alto potencial de wife approval ... rsrs

Abçs

Burny 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje introduzi uma resistência na entrada do fluxo de ar para dar um kick na subida de temperatura. Tudo para testar a teoria do Scott Rao de uma torra de oito minutos com ROR decrescente.

 

Com isso, posso aumentar o fluxo de ar sem baixar a ROR, que, estimo, agora deve alcançar uns 15 graus ou mais por minuto.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Testei ontem a nova adição. A resposta ficou bem mais ágil.

Por conta da pressa, acabei deixando um fio (de baixa voltagem) encostar na lataria, o que atrapalhou um pouco a medição (fez os sensores variarem 10 graus para cima e para baixo durante a torra). O café ficou excepcionalmente bom, de qualquer forma. Mas, pelo que vi, agora dá para rolar uma ROR de 20, desde que o fluxo de ar esteja programado a partir de 40%.

 

Gostei do resultado:

 

(BOB O LINK)

 

15187012212_dfa742c499_b.jpg

 

Perda de 14,5% - 55ag - aromático, doce e aftertaste duradouro.

Encerrei a torra um pouco mais cedo dessa vez, com 2 minutos e meio de desenvolvimento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esqueci de mencionar que substitui o transformador do motor. Coloquei uma fonte de notebook com voltagem variável e maior amperagem (5A), deixando-a em lugar de fácil acesso (logo abaixo da cesta resfriadora). Com isso, dá para variar a voltagem de 12v a 24v. O motor aguenta 24v, de acordo com o fabricante, mas gira a uma velocidade exorbitante nessa voltagem. O ideal é deixar a voltagem e 12V e aumentar a depender do tamanho do bach a ser torrado. No bach de ontem, 230g, deixei em 18V no início, mas, acabei reduzindo para 12V porque estava girando rápido demais.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu.

Troquei uma das resistências por outra um pouco mais potente (200W a mais). Com isso, aumentei a capacidade de ROR.

Fiz uma torra do FAF 322 hoje que ficou excepcional.

Ainda estou em dúvida se vou ou não deixar a resistência mais potente que tinha colocado antes na entrada do fluxo de ar e que tem a função de dar um kick in na temperatura, em troca de maior fluxo de ar (que é necessário para mantê-la em funcionamento (tem um termostato que aciona em caso de temperatura elevada).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gui, fizemos uma propaganda dos seus torradores lá no 9º Espaço Café Brasil!! Se vender algum por causa disso quero comissão, viu?? Um pessoal do ES ficou de entrar aqui pra analisar o equipamento.

 

No próximo ano se programe para ter um stand lá, ao lado do Probat.. até lá você já desbancou eles!!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quem me dera eu tivesse a estrutura para desbancar a probat.

 

Hoje fiz uma torra no STC que explodiu meus miolos.

Tinha feito uma modificação uns dias atrás, alterando a forma de distribuição do fluxo de ar.

Não pensava que surtiria tanto efeito. Mas, ..... surtiu.

Agora o bicho está mais domado por um lado e, por outro, uma fera selvagem.

 

Em razão dessa modificação (do fluxo de ar), tive que repensar o lugar do sensor ET.

No local que estava (logo acima do tambor e, portanto, relativamente próximo às resistências infravermelho), ele estava limitando a potencia bruta de torra.

Explico: no roastlogger (se não estou enganado), o setpoint máximo é 300ºC. Ocorre que, em razão da distribuição mais eficiente de calor em face das resistências infravermelho, o sensor não estava refletindo bem a temperatura ambiente (aquela mais ou menos estabilizada dentro do torrador). Ao menos, eu penso que não.

Posicionei-o, então, um pouco mais atrás do tambor. Como o sensor é de espeto (bem como esse espeto é bastante comprido), a ponta do sensor, agora, está bem próxima ao orifício de entrada dos grãos (e de saída do ar quente).

 

Ainda não fiz uma torra para avaliar, nem tive tempo de testá-lo suficientemente sem carga para verificar a diferença. O que, mediante pouco tempo de aquecimento, já foi possível verificar é que, agora, o sensor BT, quando o tambor está vazio, marca em torno de 10ºC a mais que o sensor ET. Antes, o sensor ET marcava de 10 a 30ºC a mais do que o sensor BT.

 

Vamos ver no que isso vai refletir na ror durante a torra programada (eu poderia deixar em 100% de potencia durante determinado período que, mesmo se a medição passasse dos 300ºC, isso não surtiria efeito. Contudo, meu objetivo é, ao menos nos primeiros 8 minutos, eu tenha variação de potencia com base na temperatura medida). Vamos ver também o que esse fluxo de ar melhor direcionado vai resultar (pela experiência de hoje, chegou a potencializar sobremaneira a ror quando a ET estava alta).

 

Quando achava que tinha percorrido toda curva de aprendizado do torrador, vou ter que começar tudo de novo rss.

 

ps: Bernardo e Paulo, ainda tenho que combinar uma data com a patroa, mas espero que, nas próximas semanas, consigamos marcar uma torra no STC, lá na cobertura do meu prédio, porque o espaço na minha cozinha é de matar e não daria certo três marmanjos no corredorzinho que é a cozinha lá de casa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O sensor aqui na minha cabeça deveria estar , perpendicularmente falando, uns 70 % distante das resistências considerando a distância das resistência ao centro dos grãos com o tambor parado, para justamente mostrar o viés da temperatura, o que seria uma temperatura mais alta que a dos grãos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As resistências ficam na mesma posição do hottop, na lateral. Não tinha espaço suficiente para colocá-las abaixo. Como o tambor gira em velocidade razoável, bem como, da forma como está direcionado o fluxo de ar, cria-se uma bolsa de ar quente ao redor do tambor.

 

O sensor foi colocado exatamente nessa posição que vc sugeriu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilberto,

Como o sensor BT fica mais próximo das resistências do que, atualmente, o sensor ET, necessariamente, sem carga (sem café encostando no sensor BT), ele terá que acusar maior temperatura do que o ET.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas, o que vc quis dizer é na situação de torra. Nesse caso o ET será maior. Assim já o era antes. O problema é que não refletia, segundo estimo, a temperatura da câmara (sem resistências ligadas).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...
  • 2 weeks later...

com certeza Mericlis. Irás sujar muito a sua cozinha. Eu torro na varanda, fechando a porta pra não entrar nada na sala. A patroa agradece. Fiz um vídeo engraçado torrando na cozinha. Coloquei no Youtube. Voa sujeira pra todo lado. Quanto a armazenar grão verde, não há segredos. Eu deixo dentro do mesmo pacote dentro de uma armário arejado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu torro café com a pipoqueira no apartamento e julgo ser totalmente possível. Sujeira faz basicamente só de películas (se é muito ou pouco, depende da tolerância da pessoa), mas é fácil de limpar com um aspirador de pó.

 

Eu também faço como o Fábio, torro na sacada com a porta que dá pro apartamento fechada pra películas não entrarem. Como a minha sacada tem aquelas folhas de vidro pra fechar pra fora, também aproveito pra fechar umas 2 folhas bem ao lado de onde deixo a pipoqueira, só pra evitar de voar película pra fora e, eventualmente, pra sacada de algum vizinho. Normalmente eu já deixo o aspirador na sacada também, no final de cada batch já dou uma aspirada no grosso das películas pra ir agilizando e, quando termino a sessão de torra, bato bem a roupa, cabelo etc., passo o aspirador em tudo e só depois abro a porta do apto pra guardar as coisas. Contanto que você não tenha um monte de coisas na sacada, acho bem tranquilo.

 

É possível torrar na cozinha também, mas aí depende do tamanho da cozinha e, principalmente, se você tem uma boa área de bancada livre, sem muitos cacarecos por cima, pra conter a sujeira num espaço que seja fácil de limpar com o aspirador de pó depois. Nesse caso, é legal que não tenha corrente de vento também, senão vai carregar película pro apartamento inteiro. Quando eu morava na chácara já cheguei a torrar dentro da cozinha, dentro dessas condições que citei, e foi tranquilo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá uma olhada nos tópicos:

Dicas para torrar na pipoqueira

Modificações na PopFun

 

Sobre sujeira, não é só película que sai durante a torra. Sai fumaça e que deixa bastante cheiro, portanto, fazer na sacada com a porta fechada é a melhor solução para quem mora em apartamento. como você mora no Morro da Fumaça, acho que isso não fará diferença.  :ph34r:  :lol:  :P

 

Tô vendo você curioso sobre a pipoqueira. Veja no tópico das modificações que eu coloquei o custo para deixá-la bem domável. Na minha opinião, modificar a PopFun é um ótimo custo-benefício para quem está começando na torra doméstica. Ainda estou aguardando um termômetro com termopar tipo K chegar para o próximo - e talvez útimo - upgrade na pipoqueira.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá uma olhada nos tópicos:

Dicas para torrar na pipoqueira

Modificações na PopFun

 

Sobre sujeira, não é só película que sai durante a torra. Sai fumaça e que deixa bastante cheiro, portanto, fazer na sacada com a porta fechada é a melhor solução para quem mora em apartamento. como você mora no Morro da Fumaça, acho que isso não fará diferença. :ph34r::lol::P

 

Tô vendo você curioso sobre a pipoqueira. Veja no tópico das modificações que eu coloquei o custo para deixá-la bem domável. Na minha opinião, modificar a PopFun é um ótimo custo-benefício para quem está começando na torra doméstica. Ainda estou aguardando um termômetro com termopar tipo K chegar para o próximo - e talvez útimo - upgrade na pipoqueira.

 

 

Kkkkkk :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...