Ir para conteúdo

Torradores


Ruston Louback

Postagens recomendadas

nessa velocidade quase que os graos nao devem cair. rsrrsrsrs

 

parabens

Também estou achando meio rápido demais. Vou diminuir a velocidade de rotação do tambor, talvez até ganhe um pouco mais de torque.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uhhh uhhhhhhhhhhh!!!!!

Deu tudo certo. Silencioso, correu tudo bem na torra. Apenas ajustes na eletrônica porque acho que minha placa Tc4 está com um probleminha (foi judiada demais no STC uno). Mas deu para conferir as fases da torra é tudo funcionou bem, mesmo na eletrônica (não travou; apenas inconsistência na leitura por força de a placa já ter sido judiada por demais).

 

Torrei o seleção do Mario exótico.

13 minutos de torra porque o roastlogger diminuiu a potência para 50% quando fiz load (tinha acabado de instalar o programa no note e não vi às pressas configurações). Depois que vi isso, subi para 100% e deixei correr até morenar, quando baixei para 50% e subi o fluxo de ar no fim

 

F016bc415ca0cb2762a9cce20c6e804d7.jpg

 

f3b6362a9a224675eb6ccb014f34dd46.jpg

 

Um erro que cometi na montagem foi não ter inserido a canotilha de cerâmica no furo do sensor BT. Em razão disso, umas 95g de café saíram por ali kkkkk.

 

Agora já instalei o BT e esse problema não vai se repetir, rssss. Coisas de pressa na montagem e ansiedade de usar o torrador. Ontem, feriado para mim, passei a tarde inteira montando e checando detalhes finais. Faltou esse detalhe hehe.

 

 

 

 

 

Resumindo: estou plenamente satisfeito!

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz mais duas torras. Sem vazamento dessa vez.

Resumindo: uma foi mais ou menos e a outra (última, já comecei a acertar a mão).

 

Versão longa:

 

A segunda torra foi do Unique frutado. Comecei com o torrador mais frio (90°). Foram 13min de torra. Perdi um pouco o controle no fim, porque a ET ainda não está instalada e não conheço bem ainda o comportamento do torrador apenas com base na BT. Razão disso foi uma subida de temperatura maior quando rolou o primeiro crack. Fiquei com receio de o café ficar sub desenvolvido e deixei rolar ao menos dois minutos de desenvolvimento. Com isso, os grãos chegaram ao limiar do segundo crack (que deve ter rolado em um ou outro).

 

Já na terceira torra, exerci um controle maior, me antecipando um pouco em alguns momentos e cheguei à 13,5% de perda (que foi até pouco), mas com 3min de desenvolvimento. Quase uma torra nórdica.

 

Vídeos

 

 

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Volto para mencionar que o seleção do mário está muito aromático. Cheiro doce!

O luke, então.....

Acabei de tomar um espresso dele (1 dia de torra e extraordinariamente bom!). Que café Valmor e Adriane! Uma pena que só comprei 3 kg, que estão acabando (último pacote).

 

O unique frutado (o do video da torra) acho que está perdido (fiz um coado no dia seguinte, mas não gostei do resultado na xícara). Vou dar mais uns 15 dias, ver como evolui essa torra mais, digamos assim, avançada, rsss.

 

Essa semana, vou descansar. Sem mais alterações por ora - curtindo exclusivamente os filhos agora. Hoje, foi bem legal. Meu mais novo se soltou na bicicleta - ganhou coragem e tirou de vez as rodinhas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

parabéns Guilherme.

 

eu também tentei te enviar uma MP e acredito que sua caixa está realmente cheia.

 

Também gostaria de saber estimativa de preço e se você pensa em refazer outros tipos, como torrador tipo forno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pessoal.

Consegui, finalmente, limpar minha caixa de mensagens (pensei que tinha feito isso via tapatalk, mas só que não).


Fábio,

A estimativa é R$2.500,00.

Mas, adianto que ainda não estou comercializando.

Vou fazer exaustivos testes antes.

 

 

Quanto aos torradores customizados (forninhos), vou parar de fazer, pois dá mais trabalho do que montar o STC 4, porque tenho que fazer muita coisa de oficina por aqui (soldas, cortes etc).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Atualizações.

 

Como disse no início da semana. Tirei essa semana de folga quanto ao torrador para curtir meus filhotes e descansar um pouco.

 

Mas, não parei de realizar as alterações que pretendo fazer no projeto para melhorar ainda mais o torrador.

Estive em contato com o pessoal da fábrica para algumas consultas sobre umas alterações que pretendo fazer no tambor. Trocamos algumas mensagens e consegui alterar todas as peças que o compõem.

 

Fiz isso, porque, como já dito em tópico anterior, na hora da calandragem e solda das aletas de movimentação, houve um pouco de deformação da peça, de forma que o resultado final não ficou plenamente satisfatório (para mim, pois o tambor que está no STC 4 funciona e muito bem, rss). No entanto, quero lançar um produto realmente a nível de excelência, permitindo ao torrador doméstico e dono de pequenos coffee shops plena satisfação, sob aspecto visual e de uso.

 

A nova peça só tem solda no ponto em que as chapas se encontram (para formar o círculo). O resto é tudo com base em montagem (roscas, parafusos), com soldas apenas nas peças retas que vão ser aparafusadas no eixo ou no corpo do tambor (aletas de movimentação, em número de 8, em sentido diagonal). Ficou bem legal. Depois posto fotos.

 

 

Outra coisa que estou fazendo é projetar uma base resfriadora, que vai ficar logo abaixo do torrador, com saída direcionada dos grãos (após resfriados) para um recipiente. Essa ainda estou no começo e ainda não defini o design final (vou fazer mais um pouco de trabalho mental antes de partir para mãos a obra).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fábio,

 

O controle, por ora, é via roastlogger (programa para windows ou mac, via usb).

Você pode controlar manualmente pela barra de potência (heater - calor; fan - fluxo de ar); automaticamente pela temperatura medida, com base em tempo (x segundos em tal temperatura, depois passa para a próxima linha e assim por diante); ou por actions (quando chegar em tal temperatura, fixe o fan em tanto e o heater em tanto, sempre crescente a temperatura).

 

Futuramente,

quando já tiver dominado o nextion, pretendo fazer um módulo nextion para ele, que vai ser ligado via cabo UART, paralelo ao cabo USB (ou liga um, ou liga o outro).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou bastante satisfeito com o resultado. Quem quiser fazer um test drive guiado e morar em BSB, é só avisar. Podemos combinar. Provavelmente, estarei livre dia 8/12, na parte da tarde.

 

Agora estou projetando uma base de apoio, para resfriar os grãos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nada contra a vibe ecológica, mas quando for fazer o vídeo definitivo do moedor talvez fosse interessante fazer longe dos passarinhos. Ach oque o vapor das torras dá uma animada nos bichinhos.  :P

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ligadassos!

Não tem jeito. Casa pequena tem dessas coisas. Mas os bichos não comem não. Ficam só ligados quando estou torrando, com medo que eu decida fazer churrasquinho de periquito. Às vezes da vontade, pois dá um trabalhão cuidar deles. São dos meninos mas o pai é quem cuida

Hoje fiz uma experiência com o amostrador. Tirei quatro amostras para provar e definir o perfil desse café (flate 01, do CM).

 

1465c509b7cd73d6eb41314dc10c5338.jpg

 

 

c17006745f3cdc060c8ad8a5f6fd751b.jpg

Normalmente, torro a noite. Essa hora os bichinhos estão no quartinho ao lado. Aí é mais tranquilo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...