Ir para conteúdo

Torradores


Ruston Louback

Postagens recomendadas

William,

 

Como já disse por aqui, as primeiras dez unidades, devo fazer um preço promocional, vendendo-o em torno de R$ 2.500,00 (se eu conseguir manter esse preço, pois os custos de produção estão cada vez mais elevados). Mas, ainda pretendo confeccionar um módulo ciclone. Se não fosse esse conjunto de peças adicionais (ciclone), já estaria pronto para venda. Acredito que até o final de maio devo estar pronto para lançá-lo.

 

O funcionamento é muito semelhante, sendo que, no elétrico, o controle de potência é totalmente computadorizado, ao passo que, no a gás (o custo de uma válvula eletrônica seria exorbitante), o controle de calor há que ser manual.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá ficando bom Burny. Com o ciclone, não vai ter competidor nenhum por essas bandas ao preço que vou pedir.

 

Hoje, enquanto aguardo um serviço que está sendo executado aqui em casa, fiz duas torras com abordagens diferentes (cafés distintos). Torrei o finca Medellin, que se comportou muito bem no torrador e o boa sorte, que, embora seja um pouco mais difícil de conseguir um bom perfil, acho que já estou acertando bem.

 

Eis o finca

 

770581150dede3778160a6d2fdb34dfa.jpg

 

84f96f4a3c28ec557d2b371d2fec20a7.jpg

 

 

Eis o boa sorte

 

3252859cbe99da03872170097c77ac91.jpg

 

70b9badb259eef71bdc9ad913633b86d.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje tive um pouco de tempo para trabalhar no projeto do ciclone. Ele altera significantemente algumas peças do torrador.

Antes estava cogitando de colocar a máquina do ciclone por baixo. Mas, como as peças seriam bem mais complexas assim, depois de muitos "brain storms", passei para outra abordagem, que vai simplificar o projeto, permitindo uma fácil limpeza do torrador e o descarte das películas que forem coletadas pelo ciclone durante a torra. Além disso, a abordagem que tomei vai facilitar o processo de ingresso dos grãos no torrador e dar uma boa estética para o sistema de colheita de amostras. Com uma cajadada, pretendo matar alguns coelhos.

 

Já projetei 70%. Falta o resto. Depois é mandar para produção.

Ao invés de crescer para a frente, vai crescer pouco menos de 3cm de profundidade. De 150mm, vai para uns 180

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Com essa última etapa de alterações (espero) antes do lançamento do torrador, estou alterando algumas peças e acrescendo outras.

Optei por colocar o ciclone por cima (ao invés de por baixo do torrador) por dois motivos: a) simplificação do projeto; b ) não aumentar a altura de onde os grãos são despejados na peneira.

A simplificação consiste em tornar desnecessário um crescimento lateral expressivo (que aconteceria por força do duto de ar que sai da câmara de torra para o módulo do ciclone), bem como facilitar o processo de limpeza do torrador. Agora, há um módulo lateral onde é alojado o filtro coletor de películas, que pode ser retirado de forma simples, momento em que se ganha acesso ao interior da câmara de torra (para uma limpeza adicional, quando necessária), bem como à câmara de aquecimento (idem).

 

Optei por esconder os dutos que saem da parte frontal do torrador, com um módulo que engloba o tubo do ciclone, o tubo de ingresso dos grãos (haverá uma peneira por cima, com um mecanismo para liberar a queda dos grãos para a câmara de torra), bem como o tubo do amostrador (essa foi uma opção construtiva também, a fim de facilitar a montagem). Além disso, o eixo será oculto agora, bem assim foi alterado o lugar onde são parafusadas as abas que permitem a movimentação da portinhola (para abrir e manter fechada a saída de grãos do tambor).

 

Além disso, aproveitei para crescer um pouquinho o torrador na parte traseira (a fim de aumentar o espaço para a eletrônica embarcada e facilitar minha vida na hora da montagem). Nessa primeira versão, mantive o sistema de restritor ativo na lateral, mas, no entanto, estudo, quando for partir para a fabricação de outras unidades, alterá-lo para a frente do torrador, com um cabo giratório ao invés de push in, push out (ainda não sei se vou fazer isso. Talvez em uma futura revisão integral do projeto).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esqueci de mencionar que o mecanismo que impede que os grãos caiam da peneira para a câmara de torra antes de liberados pelo cabra operador da máquina terá função, também, de ingresso de ar frio na câmara de torra, sob demanda, por parte do operador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vai funcionar, futuramente, na mesma entrada USB onde é ligado o cabo que vai para o computador. Conectou ao PC, funciona com ele. Conectou o módulo LCD, é controlado pela interface gráfica dele.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tinha pensado em colocar o módulo Hmi atrás. Mas, aí, comprometia a usabilidade. Do lado é a mesma coisa: que lado? Se eu uso como se fosse uma extensão USB, fica mais fácil para o operador visualizar, operar etc.

Naquela empresa que vc me indicou. Mas tenho outra carta na manga que te passo via MP.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Restritor funcionando muito bem. Segunda o cabo de madeira que mandei fazer finalmente fica pronto.

Já o módulo ciclone está completamente parado, para minha infelicidade. Tudo já projetado. Aguardo resposta da fábrica sobre os tubos que vou usar nele, para saber se eles têm nas especificações que mandei (padrão Ansi) ou se vou ter que adaptar ao que possuem em estoque. Queria muito tê-lo pronto para o jamboree centro oeste.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem um lugar reservado para ele na edição nacional, caso possa trazer.

O mais difícil no momento é eu conseguir sair de BSB. Mas, nunca se sabe.

 

Se ficar pronto para a data do jamboree Brasília, penso em chamar alguns membros do clube para conhecê-lo aqui na cobertura do meu prédio, onde poderíamos fazer algumas torras e tomar alguns cafés.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guilherme,no Jamboree Brasília vou estar de férias e hospedado na casa de uma amiga.Vou chegar um ou dois dias antes.Vou visitar as cafeterias aí e pretendo em algum momento conhecer o torrador. Qualquer coisa,na véspera, avisa a gente um horário que ficaria bom, eu tento esquematizar pros nossos amigos aqui do CDC GYN conhecerem pessoalmente seu torrador. Valeu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje fiz o pedido de orçamento das peças da terceira etapa de modificações do torrador (ciclone, alteração da parte frontal, bem como alongamento da parte traseira (uns poucos centímetros). São em torno de 35 peças nessa última leva. Pedi brevidade para que consiga deixá-lo pronto para as primeiras semanas de março. Vamos ver se vai dar tudo certo. Um dos ciclones que comprei se encontra liberado pela receita desde o fim de janeiro e até agora nada de andar para frente (normalmente o desembaraço é o que demora mais.....). O outro nem tenho notícia, já que foi remetido sem tracking (malditos cabras que enviam internacionalmente sem tracking; nunca me neguei a pagar alguns poucos dólares a mais pelo serviço).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um sabonete em barra que fiz para meu filho dar a uma coleguinha de escola (ele me pediu para fazer)

Estava meio mole ainda

Fica bem bonito. Estava na forma. Quando endurece, fica no formato de um anjinho na manjedoura

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este rapaz é muito prendado. De torradores a sabonete de presépio. E ainda extrai um bom café. Impressionante.

 

Bom, nossa torcida é para que o modelo novo fique pronto e consiga vir ao Jamboree nacional. Vai arrasar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O ciclone chega hoje lá em casa. Agora faltam as peças. Ainda aguardo.

 

 

 

 

 

 

 

O ciclone chegou.

Que beleza de peça de engenharia. Ficaria muito difícil fabricar igual aqui (até seria possível, mas o custo seria bem mais elevado).

Dei uma brincada com ele, usando as mãos para girar (o acomplamento que liga ele no motor ainda não chegou) e vi que vai funcionar legal.

 

 

Acho que hoje ou amanhã sai o orçamento das peças. Falei com a fábrica hoje pela manhã.

Até o início de março devo estar com tudo na mão para montar e testar.

Bem ansioso.

Editado por Guilherme Torres
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...