Ir para conteúdo

Torrefação


Ruston Louback

Postagens recomendadas

  • 2 weeks later...
Guest Fogo Ruivo

Márcio e turma,

 

Hoje fiz um experimento um pouco diferente do que se tem no you tube e vau falar..... ficou Excelente...

 

É simples...

 

1 - ligue o forno em 230 graus e pré aqueça-o.

 

2 - Espalhe de 150 a 300 gramas de café verde em uma assadeira de aluminio - essas de bolo.

 

3 - Coloque no forno por 15 minutos e NÃO ABRA E NEM MEXA.

 

4 - Ouvirá o primeiro estalo por volta dos 12 minutos.... daí para frente irá do gosto de cada um, mas após os 12 minutos o café já pode ser consumido. Como gosto mais encorpado, deixei 15m.

 

5 - Retire e coloque em um escorredor de macarrão e apenas mecha que todas as películas saem automaticamente e o resfriamento é rápido.

 

Irão perceber que a torra ficará uniforme mesmo sem ter sequer movimentado os grãos.

 

Acabei de tomar uma xícara com minha esposa...... amamos!!!

 

E o melhor de tudo.... SEM FUMAÇA....... e o odor saiu da casa em 20 minutos..... é só abrir as janelas.

 

Espero ter ajudado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta idéia parece ótima.

Nos temos um turbo forno antigo, Continental 2001, aquele que tem um ventilador dentro para circular e uniformizar o calor, e que parece perfeito para este trabalho.

Colocando o café encima de uma tela de arame, colocada acima dos suportes para formas (aquelas que parecem grelhas) deve deixar o calor circular ainda melhor.

Faltaria solucionar o controle e alteração da temperatura para poder utilizar receitas mais sofisticadas, mas talvez algum tipo de termometro possa auxiliar.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Fogo Ruivo

Bernardo..... seu fogão é de 4 ou 6 bocas?

 

Se for de 6 bocas, como terei que trocar meu fogão de 4 bocas da varanda, gostaria de vender?

 

Só se for de 6 bocas claro

 

Abraços

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigado pelo interesse !

Mas se vender minha mulher me assassina: ela ama esse forno e cuida com todo carinho, e que tudo que assa com ele fica perfeito.

De todas formas não lhe serviria, além de ser de 4 bocas é de embutir.

Compramos a muito tempo e depois nunca mais vimos esse modelo novamente ...

Abraços

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fogo Ruivo,

 

eu tb torro em pipoqueira em casa.

 

Não dá pra torrar grandes quantidades.Eu diria que é no máximo 100g por vez...e gasta cerca de 4 minutos.

 

Não adianta tentar torrar mais do que isso tb pois não cabe na pipoqueira.

 

O resultado ficar uniforme é um ponto de vista meio complicado.

 

Uniforme mesmo todo mundo igualzinho é bem difícil, precisa de muita experiência no processo.

 

Comece com 50g.Se vc achar que foi moleza vai aumentando...

 

Não tente torrar muitas gramas logo de cara, pois o processo, principalmente pra iniciantes pode sair do controle muito rapidamente.

 

Valeu

 

Márcio,

Quando vc torrava café na pipoqueira, qual a quantidade máxima de café verde vc julga dar resultado uniforme e satisfatório?

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Fogo Ruivo

Sim claro....

 

 

Já torrei café de várias formas....forno, panela, tacho de cobre, panela de ferro, bolinha, tambor,

 

A gás, elétrico, fogão de lenha, no chão.....

 

Tenho uma certa experiência com torra, controlo temperatura e tempo de forma rustica porém com muita, mas muita observação. (por isso digo que as vezes consigo uma certa uniformidade)..... muita observação mesmo, principalmente na hora de perceber que deve-se movimentar os grãos de um lugar que está assando menos para outro que está assando mais, fazendo sempre esse revezamento para se alcançar uma certa uniformidade, além é claro de se controlar velocidade para evitar chamuscamento e aproximar da convecção..... Na bolinha conseguia quase que uma convecção, pois instalei um motor de taquinho de lavar roupas nela e controlava no potenciômetro sua velocidade de uma forma a não deixar nunca o grão em contato com a área tocada pelo fogo.

 

Só não usei ainda a pipoqueira por falta de interesse mesmo, mas é tranquilo sim..... só estava em dúvida entre 100 e 110 gramas.

 

Ela chegará na semana que vem, e daí já instalarei dimmer, termômetro e potenciômetro.

 

No ano que vem, vou investir mais e tentar uma freshrost SR500 pela sua praticidade, agilidade e ausência de sujeira, ou quem sabe o i-roast II

 

Um grande abraço

 

Ricardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ricardo,

 

Tive uma breve experiência com torra na pipoqueira elétrica, porém satisfatória. Os grãos foram fornecidos pelo Márcio, bem como as valiosas dicas. Outra fonte indispensável de aprendizado é o Sweet Maria's.

Em relação a quantidade, o mínimo foi de 50 gramas e o máximo de 85 gramas, porém obtive melhores resultados com 70 e 75 gramas. Para os grãos que torrei, o melhor tempo ficou em torno de 4 minutos, sempre no período da noite. As torras realizadas durante o dia chegaram ao ponto abaixo de 4 minutos e não ficaram muito boas, foi surpresa para mim. Relatei esse fato no fórum antigo, e o Alexandre disse que também realiza as torras durante a noite, talvez ele possa confirmar isso.

Minha pipoqueira é uma Fun Kitchen de 1.200w sem modificação.

 

Julio

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 months later...

sim, era a do forno... desculpe não especificar. Gostaria de mais opiniões sobre isso... e o da Panela também me interressa Leonardo mas acho que os grãos ficam bem heterogênios não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Renato, no forno a torra fica bem homogênea e o sabor vai depender do tempo de exposição dos grãos ao calor e de seu paladar.

 

Funciona muito bem.

 

Na panela também funciona e o café fica um pouco mais encorpado, porém para se atingir homogeneidade é necessário mexer muito e rápido para não chamuscar os grãos. Essa técnica demanda mais cuidados e qualquer descuido atrapalhará em muito o sabor.

 

 

O Léo fazia mais na panela, eu no forno....ambos dão bom resultado com certeza.

 

Abraços

 

Fogo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Renato,

 

Como Fogo falou a torra de panela requer atenção integral em todo o processo e um pouco de braço, pois não pode parar de mexer um minuto.

 

Tomando-se alguns cuidados e mexendo o tempo todo a torra fica bem homogênea sim, comparável à de forno. Eu sei porque já usei os dois métodos.

 

Alguns cuidados a serem tomados com a torra de panela:

 

1. Use uma panela de fundo grosso para ter uma distribuição de calor mais homogênea e maior estabilidade térmica. Se for funda é melhor, pois os grãos não ficam caindo;

2. Use um batedor de claras para mexer os grãos. É a ferramenta que dá melhores resultados;

3. Lotes de aproximadamente 200g são os que tem me dado as torras mais homogêneas;

4. Nunca passe do fogo médio pois pode queimar os grãos facilmente. Uso a chama na faixa dos 40 a 50% do fogo alto;

5. Nunca pare de mexer, nem por 10 segundos.

 

No mais é possível ver no Youtube diversos malucos como eu fazendo isso. É uma boa fonte de pesquisa.

 

Abraços,

 

Leo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...