Ir para conteúdo

Problema nemox 150


Sergio Mosquim

Postagens recomendadas

Boa tarde pessoal,

 

Eu possuo uma gaggia color e um nemox 150. Ultimamente, tenho tido problemas com o moedor. Ele mói, mas nada sai. Comecei a notar que estava com problemas quando, na mesma moagem que sempre utilizo, comecei a não conseguir extrair absolutamente nada, como se o pó estivesse fino demais. Isso acontecia mesmo com o grau de moagem mais grosso que tem. Dei uma limpada no moedor, tinha bastante café preso nele. Fui dar uma testada para ver se havia arrumado e, novamente, com o mesmo grau de moagem, tive o mesmo problema na máquina (não extraiu nada). Aumentei um pouco e consegui extrair, mas ainda sim foi uma overextraction. Gostaria de saber se alguém já passou por algo parecido e o que fez para poder consertar este problema. Desde já agradeço a ajuda de todos. Tenham um ótimo dia :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Sergio Mosquim, como nenhum usuário mais experiente postou primeiro, eu vou tentar te ajudar. Tenho um Nemox 150 também e me dou muito bem com ele! 

 

Vamos lá, quando você diz que "moí, mas nada sai" você está se referindo a extração, certo? O cafe sai normalmente do moedor, certo? Você mexeu na regulagem dele recentemente, definindo um novo ponto zero? Se sim, mesmo na moagem mais grossa que você pré estabeleceu ela pode estar muito fina. Tente tirar o parafuso limitador do disco (há tutoriais sobre isso no tópico do Nemox) e tente uma moagem mais grossa. 

 

Você mudou de café recentemente? Se não mudou, será que não comprou o mesmo com uma torra mais recente? Cada café exige um grau de moagem diferenciado e, em geral, cafés com torras mais recentes pedem moagens mais grossas do que cafés mais velhos. Se você estava com um café de torra velha e trocou por um café com uma torra mais recente pode estar aí o problema.

 

Outra coisa que já notei é que o grau da torra pode interferir também na granulometria adequada. Na minha Delonghi cafés com torras mais escuras, que tendem a ser menos densos (no sentido literal da palavra), pediam uma moagem mais grossa ou um maior ajuste na quantidade de pó. Acontece que em algumas máquinas a distância do bolo após compactado para o chuveiro interfere muito nas extrações. Cafés menos densos ocupam um volume maior no filtro com a mesma quantidade de pó (massa pesada), desta forma a distância do bolo até o chuveiro se altera podendo resultar em cafés overextracted.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O primeiro comentário que fiz no Fórum, lá no tópico do Café Expresso Brasil,  foi a respeito dessa observação (aqui). Eu tinha notado que com o Blend da Casa do Alex eu tinha que moer mais grosso e diminuir a quantidade de pó. Isso na época me causou muita estranheza, daí perguntei para vocês se isso era normal. Ninguém me respondeu... mas a vida seguiu e continuei postando aqui. Hoje o fórum ficou a tarde toda fora do ar aqui pra mim... quase surtei! #clubedocafeaddicted

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ana, eu juro pra você que entrei no IG e te procurei pra bater um papo por lá, ia comentar uma fotos suas, kkkkkkk... daí achei que era exagero e nutri minha carência com vídeos de café no Youtube... e muitos cafés coados pela tarde!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Igor, segundo minha irmã IG não é para papear, este é o Whatss. Ignoro solenemente o que ela diz, considerando a quantidade de gente desconhecida que fala comigo ou eu com.

 

Mas vamos voltar ao Nemox e ajudar o colega.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Sergio Mosquim, como nenhum usuário mais experiente postou primeiro, eu vou tentar te ajudar. Tenho um Nemox 150 também e me dou muito bem com ele! 

 

Vamos lá, quando você diz que "moí, mas nada sai" você está se referindo a extração, certo? O cafe sai normalmente do moedor, certo? Você mexeu na regulagem dele recentemente, definindo um novo ponto zero? Se sim, mesmo na moagem mais grossa que você pré estabeleceu ela pode estar muito fina. Tente tirar o parafuso limitador do disco (há tutoriais sobre isso no tópico do Nemox) e tente uma moagem mais grossa. 

 

Você mudou de café recentemente? Se não mudou, será que não comprou o mesmo com uma torra mais recente? Cada café exige um grau de moagem diferenciado e, em geral, cafés com torras mais recentes pedem moagens mais grossas do que cafés mais velhos. Se você estava com um café de torra velha e trocou por um café com uma torra mais recente pode estar aí o problema.

 

Outra coisa que já notei é que o grau da torra pode interferir também na granulometria adequada. Na minha Delonghi cafés com torras mais escuras, que tendem a ser menos densos (no sentido literal da palavra), pediam uma moagem mais grossa ou um maior ajuste na quantidade de pó. Acontece que em algumas máquinas a distância do bolo após compactado para o chuveiro interfere muito nas extrações. Cafés menos densos ocupam um volume maior no filtro com a mesma quantidade de pó (massa pesada), desta forma a distância do bolo até o chuveiro se altera podendo resultar em cafés overextracted.

 

Agora está voltando ao normal. Na verdade aconteceram duas coisas diferentes. No começo do problema ele moía com um pouco de dificuldade, como se o moinho não estivesse dando conta. Achei mais estranho ainda quando, ao tentar fazer um expresso, nada saía, embora não tivesse mudado de grão (mas provavelmente uma torra bem mais recente). Depois disso, o moinho parou de funcionar de vez. As mós giravam mas nada saía. Descobri que ele estava entupido e eu demorei quase uma hora para limpá-lo. Agora já está normal novamente, mas tenho receio de entupir novamente a saída do moinho, por isso perguntei se alguém já tinha passado por algo parecido. Achei alguns posts falando para cortar os arames na saída dele, mas isso provavelmente invalidaria qualquer garantia, então resolvi não mexer em nada por enquanto. Mas obrigado pela ajuda pessoal. Achei que tivesse quebrado aqui já hehe. Mais uma coisa. Alguém sabe se existe algum tópico ou vídeo explicando certinho como desmonta ele para limpar? Li em vários lugares falando, mas como tenho um pouco de receio de acabar quebrando e tal queria saber. Obrigado

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então Sergio, o Nemox não tem garantia no Brasil. Os arames são retirados e não cortados e podem ser recolocados. Pode tirar sem medo e se tiver muito difícil de sair é normal! 

 

Quanto a moer com dificuldade o problema pode ser no ajuste do ponto zero, desta forma você está tentando moer fino demais e o moinho tá travando. Isso explicaria o fato de não sair nada no espresso. Aproveite quando for fazer a mod do arame e faça um novo ajuste para o ponto zero ou melhor, só retire o parafuso limitador do disco. Isso facilita bastante o uso e manutenção do moinho pois quando quiser fazer a limpeza é só retirar o hopper com a mó superior (que vai sair tranquilo já que está sem o parafuso) e dar uns pulsos com o moinho ligado, assim ele "cospe" tudo pra fora e fica limpinho!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...