Ir para conteúdo

Fiamma Latina - reformando uma, ou não.


Gilberto

Postagens recomendadas

Fala Ricardo,

 

Poxa que legal que comprou a Atlantic, você olhou ela por dentro ? É bomba rotativa ?

 

Que pressão de extração e de caldeira você esta usando ?

 

Também achei que esquenta rápido, quase o mesmo tempo da VFA.

 

A minha veio com este moedor também, mas bem feio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até que não achei feio não, me manda seu email que vou te mandar fotos dela e do moinho.

Ainda não cerifiquei a temperatura e a pressão.

O gauge da bomba durante a extração fica pulando freneticamente ente o minimo e o máximo anotado no próprio mostrador e o da água fica paradinho durante a extração.

Essa é uma dúvida, essa mexeção do ponteiro e o barulho da bomba quando puxa água para nivelar.

Tá bem novinha a maquina e o moinho também.

Só os portafiltros que estavam pretos por dentro.

Procurei informação sobre a valvula solenoide e não encontrei então escrevi para a Fiamma no Brasil e me responderam que posso sim fazer o backflush e que ela tem a válvula de 3 vias. Imaginei que tivesse mesmo afinal são maquinas profissionais.

A bomba é rotativa e para testar não instalei na rede, coloquei a mangueira com um filtro dentro de um galão de 20 litros e está puxando legal.

Tenho a intenção de montar uma cafeteria móvel com esse conjunto.

 

Gil, tirei um naked ontem de chorar cara, eu tenho um portafiltro naked e-61 foi show.

emocionante.

Vou editar o video e por só a parte da extração, pois meu filho filmou tudo da moagem, compactação e extração.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Me passe seu email que vou te mandar umas fotos.

 

Ela tem aquele acabamento em marrom café, já ví pretas e vermelhas e uma inox.

Curti muito essa máquina, tenho uma EPOCA S2.

Mas queria muito uma de um grupo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado José Alexandre, fiz a compra num momento de baixa, o cara que estava vendendo o moinho G3 da BUNN que eu queria, não retornou mais os emails e nem as ligações e cancelou o anúncio.

Então resolvi repor esta no lugar que já foi da Silvia, da studii e recentemente da Ascaso Arc Fun.

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou pretendendo sim, e meus testes com bomba rotativa puxando água de um galão deram resultado, tenho que investigar se isso diminui ou não a vida útil da bomba.

Alguma dica ?

 

Cogitei comprar uma máquina com entrada para sistema hídrico, visando usar água em galão. Depois de conversar com a vendedora (na epoca eu cotava uma Vivaldi), concluí que deveria deixar o galão em nível ACIMA da máquina, com a mangueira dentro, e cuidar de manter o galão abastecido, pois depois de iniciada a primeira sucção pela bomba, o sistema se enche, forma-se efeito sifão e a pressão da coluna de água é a de drenar o galão. Deixando o galão embaixo, a bomba precisa sugar a água, e essa força é subtraída do sistema de pressão interna da máquina.

 

Parabéns pela bela máquina e Carpe Coffea!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto a bomba nao vejo porque diminuir a vida util a nao ser que ficasse sem agua ou estiver cavitando (fazendo bolhas na sucção) caso contrario é só a questão de diminuição da pressão de saída, o que nao quer dizer nada ja que essas bombas rotativas devem ter a capacidade umas dez vezes maior do que necessitamos.

vi vários posts americanos de alimentação por galão inclusive alguns em cafeterias moveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto à mulher nao posso reclamar, se bem que a cozinha aqui de casa é minha area e ele nao se mete fora pra dizer se ta boniyinha ou nao e quem mais toma cafe é ela.

E temos orçamentos distintos... rsrsrsr se bem que damos palpites um no outro.

o máximo que ela reclama é da ocupação de area e dos exageros...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lisca e Sérgio, é bom  lembrar que o desenho de uma bomba rotativa, bem como o de qualquer propagador de fluidos, deve visar maior eficiência em capacidade de coletar ou de expelir fluido, não de ambos com o mesmo rendimento.

 

Quando tentamos alcançar a mesma eficiência nas duas tarefas chegamos ao ponto de menor rendimento combinado possível para a realização do trabalho. Isso é raramente desejável, tanto que é comum termos sistemas complexos de reversão de válvulas mecânicas quando precisamos inverter fluxo num sistema, quando pareceria bem mais simples "inverter a polaridade da bomba", ou usar uma "caixa de reversão mecânica" entre o motor e a turbina.

 

Uma bomba rotativa projetada para sucção com máxima eficiência pode, muitas vezes ter uma mera fração da mesma capacidade de potência quando se mede sua pressão de saída. No caso das bombas de máquinas projetadas para conexão à rede hídrica, elas preveem pressão positiva na entrada, não negativa, logo a turbina interna é desenhada com esse intuito. Nesse ponto, aerodinâmica e hidrodinâmica são muito parecidos: as diferenças entre superfícies é que geram maior torque vetorial, não apenas o "atrito por inclinação" do fluxo transiente.

 

Dependendo do projeto, uma coluna de água de 1,1M (o,11 Bar) pode representar até mais de 1 Bar de perda de potência na saída de uma bomba projetada para comprimir fluido na saída, e não para rarefazer.fluido na entrada. A solução é simples: em vez de deixar o galão embaixo da bancada, faz-se um suporte e deixe-o acima no nível da máquina. Se deixar embaixo vai funcionar? Claro! Mas a bomba vai aquecer mais e/ou perder pressão na saída. Claro que, se a bomba estiver superdimensionada, pouca diferença prática fará, mas haverá algum tipo de perda/prejuízo no sistema.

 

Só pra esclarecer, quando falei que conversei com a vendedora, não pedi a opinião da mesma: perguntei a marca e o modelo da bomba e fiz uma pesquisa para saber qual a melhor solução para utilizar a máquina com um galão - não baseei minha conclusão em "achismo", mas na ficha técnica da bomba fornecida pelo fabricante, e em artigos de engenharia naval explicando o sistema usado para propelir barcos... ;)

 

Sabem como é... depois do "couro" que tomei e estou tomando da BDB, sinto que preciso saber BEM como funcionará minha próxima máquina, não quero ficar com outro "mico tecnológico" nas mãos.

 

Abraço e Carpe Coffea!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Anita, estou quase sendo despejado, rsrsrsrs, não posso reclamar da minha esposa, é uma santa.

Terá oportunidade de conhecê-la.

Ainda bem que adora café e também de receber os amigos.

 

Quanto ao melhor café de Marília, modéstia a parte, vc está certa.

Tenho amigos que me ligam do centro e pedem para vir em casa tomar café.

É sempre um prazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...