Ir para conteúdo

Pergtamp


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Bacana!

 

Lendo, a primeira coisa é, "como não pensei nisso antes" =)

 

Idéia simples mas que demorou a ser descoberta/implementada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O tamper é bonito , o entalhe e o tipo da madeira podem encarecer ele (apesar de jarrah wood ser apenas um tipo de eucalipto) , mas 159 dólares , como diria o  ClaytonBilly , TAKARO .

Lendo com atenção ele deixa claro que para obter esse 1% de ganho no rendimento , ele usou o tamper com um Mazzer Robur amaciado depois de 400 quilos de café e uma La Marzocco . :o

Quando eu troquei a Gaggia pela ECM de cara eu percebi uma redução significativa de canalização devido a uma curva de aumento de pressão mais suave e uma melhor (muuuito melhor) distribuição da agua no chuveiro.

 

Tendo como equipamento um Robur (amaciado) e uma La Marzocco , eu acho que consigo uma excelente extração usando até um copo de requeijão como tamper . :)

 

1 ou 2% de aumento de rendimento , será que é perceptível ao paladar ?

 

PS : Considerando que eu devo moer de 1 a 1,5 kg (no máximo) de café por mês , meu Vario vai levar de 20 a 25 anos em media para ver 400 kg de café , na melhor das hipóteses meu Vario vai estar amaciado lá por 2044 . :(

 

 

 

Abs

C.Eduardo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lendo com atenção ele deixa claro que para obter esse 1% de ganho no rendimento , ele usou o tamper com um Mazzer Robur amaciado depois de 400 quilos de café e uma La Marzocco . :o

Sim, mas usou o mesmo moinho para todos os tampers testados. O ganho no teste (se confiarmos) vem do tamper, não do moinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim , mas após 400 kg de amaciamento , para barista amador "normal" são 20/25 anos de uso de moedor , e se for moedor manual então danou-se tudo , o Gil1 só vai ficar amaciado no século 22 .  :P

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos, o moinho praticamente não é relevante... A variável mudada é apenas o tamper.

 

1 ou 2% de aumento de rendimento , será que é perceptível ao paladar ?

Veja que comparando um resultado a outro não é só isso.

 

Tamper pior 16.8%, tamper melhor 18.9%. A diferença entre os dois não é a absoluta, 2.1% e sim a relativa: 18.9/16.8 - 1= 12.5%

 

A questão é que não é uma comparação justa. É necessário acertar a moagem entre tampers para dar o mesmo %ext e tds e só aí comparar. Ou seja, acho que no sabor deva ser imperceptível. Parece ser algo mais importante para diminuir canalizacões.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sergio , eu estou de brincadeira , seria mais correto se ele dissesse apenas que é um tamper com a grife Matt Preger e cobrasse pela grife .

Pedir 159 dolares por aumentar o diametro em 0,5 mm , inserir um chanfro na lateral e um cabo de eucalipto gravado , é meio forçado.

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não acho que esteja exagerado. Ele está cobrando pela idéia que ninguém teve.

 

Se está alto o valor só ele vai saber. Depende de quanta gente comprar. Se vender menos que o esperado ele baixa o preço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu chutaria que a curva de amaciamento de uma mó Robur se assemelha a uma normal, onde os primeiros 5kg fazem grande diferença, os segundos 10kg ainda tem uma diferença bem perceptível, porém além dos 25 - 30 kg em adiante a diferença já e pouco perceptível, até que começa a desgastar, onde o gosto inicia a piorar sensivelmente.

 

PS: ainda, esse desenho "inovador" do Matt existe faz tempo, inclusive foi patenteado por um australiano.

O assunto já foi comentado no Home Barista, e mostradas as fotos originais.

Ainda mais, eu tenho um tamper de 46mm com esse formato (tive de comprar: paguei $12 nos USA ... ).

 

19367571le.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo, é que na sua foto não dá para reparar se o canto é vivo e cônico.

 

Mas legal a informação de já ter sido inventado por outra pessoa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aparentemente o canto não é vivo nesse da foto do Bernardo.

 

Porque se fixar na idéia do preço? O preço certamente tem a ver com o processo de pesquisa, que tem um custo e que precisa refletir em um produto de venda restrita. O que me interessa é se a idéia pode ser facilmente replicada, especialmente o lance do canto vivo, já que o resto obviamente é.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Pergtamp tem três coisas que são diferentes dos tampers convencionais:

1) Borda sem arredondamento (o mais "afiada" possível)

2) Laterais cônicas

3) Tamanho quase que exato do filtro

 

Tudo isso dá pra pedir para um torneiro mecânico replicar. A ideia foi lançada. A questão de preço, isso varia pra cada um. Não acha um preço absurdo, mas também não compraria. O desenho fica realmente bonito.

 

Esse Perger é meio maluco, mas gosto da didática dele. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tinha respondido no celular, mas parece que empacou e não postou ...

Sergio, não chega a ser afiado, porém canto e mais vivo do que nos meus outros tampers.

O desenho e cone, porém levemente curvo, não percebo diferença funcional entre os dois ... (salvo o tamanho, é claro).

Gil, o suporte é para celular e tablet, comprei baratinho la fora. Utilizei para tentar mostrar o canto, mas a foto saiu fora de foco.

J.A., se olhamos por outro ângulo podemos dizer que o dono de um moedor desses, após três anos ainda se surpreende com os resultados do moedor.

Burny, pelo que falam, as mós de cerâmica só precisam de muito pouco tempo de amaciamento ...

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem uma coisa que talvez influencie no preço:

 

High grade 431 stainless steel to maintain a perfect edge

 

Sabem se os tampers "convencionais" utilizam essa mesma liga? Caso contrário, será que ela é mais cara, dura e/ou difícil de usinar?

 

A primeira coisa que pensei quando vi foi "se passar essas medidas pro João, certamente ele consegue replicar", mas depois fiquei com essa dúvida. Será que ele consegue replicar esse canto bem vivo e, conseguindo, será que a liga que ele usa vaus deixar resistente o suficiente aí?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu parece ser um (ou um clone do) Tamperbell.

 

O Torr e praticamente igual ao do Matt Perger.

 

Mas não achei a referência do australiano ... acho que foi o Paul Pratt que lembrou dele, e teve alguém que foi atrás e comprou um, relativamente barato.

 

Alguém tinha perguntado o significado de nutation, abaixo a explicação de Jim Schulman, discutindo o significado de Nutation, após um gaiato ter comentado que isso não era nutation mas precession:

 

But in actual mathematics, precession is 2D physics, the simple rotation of the axes of an elliptical orbit; while nutation is 3D analytical geometry, the motion of a tilted annulus touching a plane at one point and having its axis describe a circle parallel to that plane. This motion will inscribe a circle on said plane whose radius is the cosine of the tilt angle times the radius of the annulus.

 

 

http://www.prorista.de

 

http://cafekultur.theshoppad.com/#/product/tamper-torr-classic-palisander

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo o aço 431 tem o preço similar aos aços mais comuns como 304 (inox 18/8) , a diferença ocorre depois , o 304 não é temperavel , já o 431 é , quando temperado ele ganha , alta dureza e resistencia mecanica ,  porem tem menos resistencia a corrosão que o 304.

O processo de tempera pode encarecer um pouco o 431  , mas , nada significativo , ele é usado para fazer molas e parafusos de inox.

Se ele tivesse usado o aisi 440 C , que é um aço usado em cutelaria de alta qualidade , aí sim poderia encarecer , o 440C custa muito mais caro que o 431.

 

Abs

C. Eduardo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gostaria muito de conhecer bem mais de metalurgia, é um tema super interessante que acompanha a evolução cultural do homem desde o tempo que substituiu a pedra lascada.

 

Como você bem indica, já que vai cobrar um preço tão elevado deveria utilizar o melhor material ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez tanto quanto a dureza do aço, importe o cuidado do barista com o tamper. Uma vez fui bater com um dos meus em alguma coisa que não lembro bem o que era, e descobri que nas arestas o tamper é mais macio do que poderia se supor. Então, de alguma forma, a dureza é importante para manter as arestas como planejadas, ainda mais se o objetivo é fazer nutação, o que envolve atrito do tamper com as laterais do filtro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...