Ir para conteúdo

Indicador do nível do reservatório de água


Bernardo

Postagens recomendadas

Criei esse tópico para dividir um problema que muitos possuidores das Rancilio Silvia devem ter. No meu caso, minha máquina fica em uma posição (o único local que sobrou) de difícil acesso para colocar água no recipiente, verificar nível e checar quantidade de água. Como solução paliativa, uso uma rolha com um pequeno parafuso de aço na parte de baixo como contrapeso e na parte de cima espetei um palito e pintei meio centímetro dele de vermelho. A rolha fica boiando no reservatório e como não tenho como saber onde está o nível da água, vou enchendo bem devagar até a ponta do palito aparecer. Nesse momento eu interrompo para que transborde água. Só que tem um problema que não imaginei. a rolha ficou presa embaixo das mangueiras e como não aparecia fui enchendo até transbordar e vazar água. tive de retirar a máquina e desmontá-la para secar.

Para resolver esse problema encontrei no mercado livre um indicador do nível de água bem interessante (link abaixo) que me avisa o nível da água. Encomendei um e quando tiver instalado, será mais um MOD da minha Silvia.

 

 

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-583209554-indicador-de-nivel-dagua-da-caixa-com-bateria-de-9v-e-4-leds-_JM

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A bolinha poderia ficar presa entre as mangueiras. E tem outro problema que não mencionei. Toda vez que tenho de encher o reservatório, tenho de tirar todas as xícaras de cima, para poder ver o palito. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é solucionado de vários modos.

 

Jeito simples é quando estiver enchendo deixar um dedo dentro do reservatório. Sentiu água do dedo, para de encher... =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah, isso acontece: pra chegar na tampa e tirá-la, seja pra olhar o nível ou completar, tem que expulsar as xícaras excedentes. Que ficam ali de gaiatas, já que ali não aquece xícaras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que não entenderam meu problema. Meu "Cantinho do café" é realmente um cantinho bem pequeno. A máquina fica em um espaço reduzido e acima dela tem um armário. não dá nem para meter a cabeça e olhar ou até mesmo retirar o reservatório. Antes de bolar o sistema de rolha eu usava o dedo mesmo, mas as vezes eu não sentia ele ficar molhado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que o Japonês nunca mais postou suas piadas. Acho que cansou, sei lá. Mas se ele ainda estivesse na 'ativa' ele teria mandado o Bernardo botar um espelho para ver o nível da água.

 

Agora, cá pra nós, é a primeira vez que vejo alguém ter uma cafeteira 'embutida'. rsrsrs.

 

Do nível d'água, com o uso da máquina você saberá mais ou menos quando vai faltar água. A gente acostuma com as manhas da Silvia.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, está aí o indicador instalado. Tirei uma foto mais ampla para ter ideia de como meu espaço para máquina é reduzido. O indicador funciona perfeitamente. Na medida que a água vai acabando, as luzes vão se apagando. Da mesma forma, na medida que vou enchendo, elas se acendem. quando a última acender, o reservatório está cheio. Meio papagaiado, mas útil.

 

9CmmIB6.jpg

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Do futuro sua máquina cara... cheia de penduricalhos com luzes de led!!!  :D  :D  :D

 

Vendo a foto da posição da máquina que consegui entender a real necessidade do indicador. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficou muito bom.

Realmente me surpreendeu o efeito final, pois de início tinha pensado que ficaria meio 'gambiarra'.

O espaço é realmente diminuto e o abastecimento de água deve ser um sufoco.

Agora, me tira uma dúvida: para que serve o bicarbonato de sódio?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...