Ir para conteúdo

Fazendo um controlador arduino para máquina de café espresso


Postagens recomendadas

  • 4 weeks later...

A máquina está vindo para minha casa nesse final de semana para instalação da válvula OPV da SILVIA.

Atualizei o sketch.

BOTAO A - prepara curto com preinfusão (dois pulsos de 1 segundo, em intervalos de 2 segundos, com pausa de mais 6 segundos)

BOTAO B - prepara longo com preinfusão (idem)

BOTÃO C - flush de cinco segundos

BOTÃO D - prepara longo sem preinfusão

 

Fiz um teste com o medidor de pressão e esses pulsos são suficientes para conferir pressão de 2 bar ao conjunto nos primeiros 10 segundos.

 

A pressão máxima ainda está altíssima. Vai ser resolvido com a OPV.

A preinfusão já fez diferença.

 

Penso em fazer um controlador desses para a Classic (mas terei que alterar o código para lidar com a VÁLVULA SOLENOIDE).

Mas isso é futuro. Antes vou introduzir o sensor de pressão na COFFEE para lidar melhor com a preinfusão.

A substituição do relê por outro resolveu o problema da bomba.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cada dia, surge uma idéia nova (isso é que é legal em programar um controlador do zero).

Normalmente, antes de fazer uma extração, sempre faço de um a dois flushs de cinco segundos para preencher o boiler com água (ela tende a evaporar enquanto a máquina está sendo mantida aquecida). Já fazia isso antes das modificações (é uma característica dessa máquina. Isso não acontece na máquina lá de casa. No máximo, um flush de dois segundos para expelir vapor resultante da temperatura setada no PID da Auber 103ºC).

Mas, agora há pouco, estava pensando. E se eu mantivesse a caldeira a uns 93º e, na hora da extração, o programa acrescesse uns 8 graus na temperatura setada, apenas para manter o boiler em temperatura superior à de fervura da água (com isso atingindo uma estabilidade térmica um pouco maior, já que o boiler é pequeno e o ingresso de água em temperatura ambiente sempre faz cair a temperatura da água que se encontra já aquecida)?

 

Um dia vou acabar fazendo uma máquina semi-automática do zero. Aliás, penso, a partir do ano que vem, ir comprando devagarinho umas peças aqui, outras ali. Gostaria de uma caldeira maior, coisa de 500ml. Talvez adquirir uma fiama mini bar e ir modificando para torná-la uma máquina com mais recursos, igual ao que estou fazendo com a COFFEE.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Procure os posts do Andypanda no HB e no coffeegeek, Guilherme. Ele utiliza uma técnica assim manualmente (há vídeos) com muito sucesso, conseguindo uma temperatura praticamente flat. É muito legal. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu.

Os arquivos estão atualizados.

Você vai precisar desse shield para medir a temperatura.

Sugiro que utilize um relê ssr para as resistências e um shield relê para a bomba (o SSR não funciona 100% com a bomba, não consigo entender porquê). Esses relês que vem no shield funcionam como chaves liga desliga e têm uma frequência razoavelmente rápida para possibilitar uma variação de pressão na bomba.

O resto é contigo.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa valeu Guilherme, vou conseguir o shield da temperatura já =D

Qual a vantagem do relê ssr nas resistências? Não poderia usar o shield relê para elas também?

Qual shield relê vc usou? Tenho um relê aqui (não shield), mas nunca testei a frequência máxima dele hehehe

 

Outra dúvida, na Mondial vou colocar o sensor de temperatura preso ao termobloco certo? Qual temperatura ele chega? Estava pensando em usar outro sensor, mas depende da temperatura que vai chegar hehehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é o LM 45?

 

Operating
Ratings
 
Specified
Temperature
Range
 
T MIN  to T MAX
20°C to +100°C
 
Operating
Temperature
Range
−40°C to +125°C
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se esses 150ºC não consistirem na temperatura em que o "troço" queima, acho que dá conta do recado. Só tem que mudar as linhas no código relacionado à leitura de temperatura. O resto, dá para aproveitar e, até mesmo, aprimorar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O que eu tenho em minha casa (55) não é encapsulado. Então, não rola. Por outro lado, embora caro, o termopar está funcionando tão bem, que não tenho vontade de mudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha OPV da silvia chegou. Tive uma infeliz surpresa. A válvula tinha duas conexões fêmeas de tamanhos diferentes: 5/16 e 3/4. Por sua vez, comprei dois niples 5/16, então, acabei com um abacaxi bem caro nas mãos, considerando que tudo saiu 68 dólares e que, além disso, paguei imposto de importação.

 

Hoje fui à procura e encontrei um redutor. Ufa.

 

O pior é que descobri que a coffe veio com OPV regulável. Mas referida válvula já não funciona mais, em razão da elevada idade da máquina, deve ter entupido. Ontem fiz tudo o possível para desentupir, mas não tive sucesso. Bom, agora a da Silvia vai servir. Já estava querendo colocar ela em minha nova aquisição, que, por ora, vou calar.

Amanhã a máquina volta para o trabalho, com OPV.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é bem um upgrade, como deveria ser (uma ECM, uma Bezerra Strega, uma Época...). Apenas, caso se concretize, uma melhora (boiler de maior capacidade) e base para que eu passe à fase 2 desse projeto (maior espaço para instalação de um manômetro, do sensor de pressão e da OPV, que devo comprar outra). Mas, como não conto com o ovo antes de estar na panela, ainda não direi nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...