Ir para conteúdo

Fazendo um controlador arduino para máquina de café espresso


Postagens recomendadas

Aproveitei alguma coisa de outros sketchs.

Mas, como não consegui usar o menubackend direito, acabei resolvendo começar do zero de novo. Nesse novo sketch, que ainda não conclui, está tudo na língua mãe.

Agora vai funcionar direito.

Segue vídeo preliminar:

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que assume a função. Legal que deve dar pra implementar algumas coisas legais, como fazer uma ativação rápida da caldeira pré-extração pra compensar o atraso inicial do PID.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gilberto,

 

Daria,

Mas seria algo a mais. Toda uma rotina só para isso, bem como exigiria um sensor de pressão (não de água, mas de pressão mesmo).

 

Rodrigo,

Pensei nisso. Algo fácil de implementar no codigo e que não exigiria nada novo no aspecto físico.

 

Anita, é só me dar a tradução que programo os textos em italiano, japonês, alemão etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Penso em fazer uma rotina inicial de aquecimento, algo como programar o setpoint para 110°C, esperar alcançar essa temperarura, fazer um expurgo de 5s, esperar de novo, mais um expurgo, bem umas 5 vezes.

 

Depois setar para a temperatura gravada na memória ou, caso ainda não tenha uma, uns 100°C (que vai resultar em uns 96 a 98 dentro da caldeira).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz, pelo peso não é nada fácil.

Precisa de toda uma rotina, além de vários componentes eletrônicos.

Veja o seguinte link:

http://www.avdweb.nl/arduino/hardware-interfacing/scale-interface.html

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De fato, mas é que alucinando de vez como seria um controle ideal, acho, também não tenho certeza.

 

Considerando que tivesse controle por peso:

 

Deixar setado quantas gramas de liquido seria um ristreto, expresso, ou longo., considerando a quantidade de pó a ser digitado.

 

 

1. Colocar quantas gramas de pó você usou.

 

2. dizer o que você deseja extrair, ristreto , expresso, longo. 

 

 

Medir o peso com 8 s e com 18 s e calcular pelo volume/tempo se a extração esta para ristreto, expresso, longo e sugerir o resultado, não apertando nada se quiser manter o definido no inicio, ou 1 para ristreto, 2 para expresso e 3 para longo. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho a ideia ótima.

 

Uma vez eu conversei com o Márcio sobre algo semelhante, de fabricantes que já começam a desenvolver a grade da máquina com uma balança embutida, na verdade ele me contou isto e nem fui pesquisar quem. Só não sei se tudo controlado por um único aparelho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal, não lembrava, mas acho legal fazer o calculo se a extração está saindo como queríamos ou se o calculo irá sugerir outra tipo de extração, caso contrário colocamos uma balança normal e desligamos nós mesmos, sem a mesma precisão claro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, por enquanto, não penso em adicionar o sensor de peso (balança), porque isso tornaria as coisas muito mais complicadas (instalação, conexão etc).

por enquanto é apenas extração por tempo.

Mais para o futuro, quem sabe.

 

Acabei o sketch. Falta testar, mas só poderei fazer o teste completo (mais precisamente, da pressão variável), depois que o sensor de pressão chegar.

 

Segue link (agora tudo em português rss):

 

https://drive.google.com/folderview?id=0ByeNNDDkmoEENGIwY0ZxMzZMcmM&usp=sharing

 

Do jeito que programei, os primeiros cinco minutos, ele executa uma rotina de aquecimento (temperatura setada para 140 graus Celsius, com expurgos de tempos em tempos para fazer o flush).

Durante esse tempo inicial, não dá para extrair café (ele não executa função de extração de café).

Agora quando escrevo, estou pensando em programar um flush mais longo ao final dos cinco minutos, para que não fique nenhum vapor dentro do boiler.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É Guilherme, primeiro tem que fazer funcional o mais simples possível e ir incrementando aos poucos.

 

Na minha máquina a balança também ficará por último.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Também acho Sérgio.

Já identifiquei um bug. Vou corrigir daqui a pouco.

Anita, 6 expurgos de cinco segundos (deve resultar, na prática, 6 de 2 a 3s) É muito?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, já arrumei o sketch. Agora, não vislumbro mais a existência de bugs. Pronto para fabricar.

Anita, programei 4 flushs de cinco segundos durante  o aquecimento inicial (na prática, sempre resulta menos tempo, porque até a bomba mandar agua com pressão para o boiler, há um retardo (ainda a ser medido)).

Durante esse tempo, vai aparecer as letras AQC no canto superior direito do visor.

Toda vez que houver saída de energia para as resistências, vai aparecer, próximo ao centro do LCD, na parte inferior, o símbolo "*".

Toda vez que a bomba d'água estiver em funcionamento, seja durante extração, flush ou preinfusão, vai aparecer a letra "F" próximo ao lugar em que aparece o símbolo "*".

 

Então, ao ligar a máquina de espresso, por cinco minutos, teremos um aquecimento inicial, com 4 flushs para expurgar o excesso de vapor que se acumular no boiler em face do setpoint mais elevado - 120ºC

Depois disso, a máquina pode ser utilizada normalmente, bastando apertar A para um curto com preinfusão, B para um longo com preinfusao, C para um curto sem preinfusao e D para um longo sem preinfusão.

Para configurar os parâmetros (que ficam salvos na memória do controlador - não perde os parâmetros se desligar a máquina), basta apertar o botão "*" no keypad. Para voltar à tela principal, a qualquer hora durante uma configuração, basta apertar a tecla "#". Depois de configurado cada parâmetro, ele é salvo na memória. Deixei os parâmetros P I D por último, justamente, porque, na prática, só vão ser configurados uma vez ou outra. Ao configurar todos os parâmetros, volta para a tela principal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje, conectei o controlador a dois relês SSR (um vai controlar o calor e o outro a potência na bomba d'água). Detectei mais uns bugs, que já foram sanados (arquivo atualizado na pasta do google drive - ver tópicos anteriores).

 

Sempre que aparecer o "*" no visor, significa que o aquecimento está sendo realizado

Sempre que aparecer o "F" no visor, significa que a bomba está em funcionamento (em pulsos, se estiver em uma extração, de forma a variar a pressão de acordo com a preestabelecida).

Como ainda não tenho o sensor aqui, não pude checar essa parte do programa na prática (que gera os pulsos), uma vez que, retornando o valor do sensor como 0, o sistema de cálculo PID manda potencia total ao relê.

 

Penso, no futuro, em estabelecer uma comunicação bluetooth entre o controlador e um computador, para que os parâmetros possam ser inseridos diretamente pelo computador, bem como seja possível iniciar a extração da mesma forma.

 

Imaginem isso em uma superauto....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esqueci de mencionar que estabeleci um atalho para configurar diretamente a temperatura.

Basta apertar a tecla 9 quando estiver mostrando a tela principal.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fim de semana vou levar a Gaggia Coffee para casa para instalar o controlador.

Quando chegar o sensor de pressão, volto ela à bancada.

 

Estimo que terei uma máquina completamente diferente após isso.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje de manhã, quando tive uns minutinhos, montei uma caixa controladora para a máquina. Esse fim de semana, ela vai para a bancada.

Vou pintar amanhã (provavelmente de branco, mesma cor da máquina), bem como colar o keypad.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...