Ir para conteúdo

Fazendo um controlador arduino para máquina de café espresso


Postagens recomendadas

Uma coisa que me intrigou é que a OPV grita quando acionada. No início, pensei que a bomba poderia estar tocando em algum lugar quando acionada e que a vibração estaria gerando o ruído. Mas, depois, me certifiquei que o barulho vem da OPV e só quando a pressão nominal chega a 10 bar (que é a pressão que aciona a válvula). Estranho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lembrei que tinha lã de rocha lá baixo. Busquei, forrei bem a máquina. Além de melhorar o isolamento térmico, deu uma boa melhorada na acústica. Agora tá igual a um gatinho.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Continuando o projeto....

 

Meu sensor de pressão chegou. Hoje já fiz o código para a leitura da pressão. Testei e aparentemente está tudo ok. 0.45V - 0 BAR. Soprei a bessa o sensor, mas (creio que ele só funciona com água) e ele aumentou para 0,5V (quase estourei minha bochecha, rsss). Achei legal que a DX, depois de minha pergunta, editou a página do sensor e agora está muito bem explicado como se fazer as ligações (o que cada cor de fio corresponde).

 

Segue o código, já com o mapeamento de qual a pressão medida:

 

 

int pressao;
void setup() {
 Serial.begin(9600);
}
void loop() {
 int sensorValue = analogRead(A0);
 float voltage = sensorValue * (5.0 / 1023.0);
 pressao = map(voltage, 0.44, 4.5, 0, 10);
 Serial.print ("pressao medida = ");
 Serial.println(pressao);
 Serial.println();
}

 

As ligações para esse código são as seguintes: fio preto para GND, fio vermelho para VCC e fio amarelo (drive) para o pin A0.

 

Depois de mais testes (com o tablet perto da máquina e esse sensor na saída do portafiltro peças de que não disponho aqui agora), devo introduzir parte desse código no sketch do controlador da máquina de espresso, fazendo as adaptações para que os pulsos sejam gerados na bomba a fim de alcançar a pressão de saída desejada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto ao zumbido da gaggia coffee, acabei gostando dessa característica. É que descobri que ele só acontece quando a pressão de saída passa de 10 BAR, bem como que se eu regular adequadamente a moagem, ele não ocorre. Acabou sendo educativo para que eu alcance as melhores extrações. Se eu regulo adequadamente, sai um god (darwin, o que preferir) shot, no tempo correto e com a massa correta para um normale. Agora, se quiser rolar um ristreto, ai vai rolar o zumbido, não tem jeito.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nem precisava de duas linhas no código para fazer a conversão.

 

float voltage = sensorValue * (5.0 / 1023.0);
 pressao = map(voltage, 0.44, 4.5, 0, 10);

 

Deixei por ser mais didático, uma vez que, nas especificações do produto, eles mencionam a faixa de trabalho com base na voltagem medida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Atualizando.

Fiz algumas modificações no sketch. Está perfeito para a gaggia (color, coffee).

Retirei o ciclo de préaquecimento (porque ele só servia para ferver a água no interior do boiler, que, pequeno, esquenta rápido para caramba).

Outras alterações que fiz:

a) estabelecer tempo de espera variável pós preinfusão (para que a pressão acumulada (em torno de 2bar) encharque adequadamente o bolo);

b - definir uma temperatura de espera (stand by) para manter o boiler aquecido, mas não a uma temperatura de fervura (ótima alteração - acabou aquele chiado de chaleira, ocasionado pela evaporação da água dentro do boiler; acabou a necessidade de ciclo de flush antes da extração);

c) definir a temperatura de extração (tenho definido em 105ºC, temperatura que permite uma recuperação rápida do boiler em face da entrada de água fria);

d) alterei o ciclo de preinfusão para dois flushs de 1 segundo, com intervalo entre eles de 2 segundos;

 

Amanhã vou salvar no google drive. Agora não tenho mais tempo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...