Bernardo B Postado 15 Outubro 2014 Denunciar Share Postado 15 Outubro 2014 Tudo preparado para torrar três batches de 200gr. Densidade conferida, batches medidos, estratégia de torra definida, curvas ajustadas. Configurando o Roastmaster, dados importantes introduzidos e preenchendo os dados "pouco importantes" (temperatura, UR, etc) deparei para um campo de "voltagem", quando estava automaticamente escrevendo 220, me toquei e decidi medir: deu 210V ... Com o calor e a grande demanda de climatização da cidade a CEB não da conta ... Quando comprei o torrador já tinha experimentado o tempo para atingir 250°C com diferentes voltagens, e sei que a diferença pode ser de minutos (2 ou até 3 minutos). Torra suspensa, até a voltagem chegar acima dos 218V. Sabemos bem no que pode resultar da falta de calor nos momentos críticos, especialmente para nós, que estamos trabalhando com perfis de torra muito ajustados e com pouca margem de erro. Fica a alerta aos colegas que torram em lugares muito quentes (ou muito frios) ou sujeitos a variações da rede elétrica: sempre verificar a voltagem antes de iniciar a torra. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Guilherme Torres Postado 15 Outubro 2014 Denunciar Share Postado 15 Outubro 2014 Bernardo, Interessante observação. Há alguns dias, fiz uma torra que durou 8 minutos. Depois, fui tentar repetir o perfil e demorou um minuto a mais (lembro que já passava das 11h da manhã, então, estava bem quente). Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 15 Outubro 2014 Denunciar Share Postado 15 Outubro 2014 Aqui em casa a voltagem têm chegado a 97 V por fase, está insuportavel, pedi o acompanhamento da voltagem está semana, eles instalam um aparelho para definir a providência depois. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
José Cal Neto Postado 15 Outubro 2014 Denunciar Share Postado 15 Outubro 2014 enfiei o cabo na tomada onde torro aqui em casa, mas deu 128 V. Aparentemente tudo ok por esse lado. Tomei hoje de novo o Unique Orgânico do lote menor, de 120g. Ficou melhor. Acho que vou passar um tempo torrando menos pra ver como fica o resultado. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 15 Outubro 2014 Autor Denunciar Share Postado 15 Outubro 2014 Aguardei até as 17:00, comecei quando deu 218-219V. Os dois primeiros batches foram tranquilos, foi só acompanhar a curva, no último tive que aumentar a temperatura no desenvolvimento, para segurar a curva, e ainda tive de prolongar mais um minuto a torra. Quando terminei verifiquei à voltagem: 215-216V .... Ainda bem que se tratava de um café de densidade média, (Sítio Grota São Pedro) se fosse um grão duro nem sei se a resistência dava conta em tempo. Essa é uma das vantagens dos torradores a gás, e também dos que faz Guilherme, que tem as resistências sobredimensionadas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 15 Outubro 2014 Denunciar Share Postado 15 Outubro 2014 Bernardo, no Gene não se seta a temperatura desejada? A voltagem não seria irrelevante? Pensando bem agora entendo. Você coloca uma certa temperatura, mas com voltagem maior o forno chega lá mais rápido (RoR maior). Vc amenizaria isso usando vários setpoints pouco espaçados. Já nos fornos que seguem uma curva de temperatura a voltagem realmente não deveria importar. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 16 Outubro 2014 Autor Denunciar Share Postado 16 Outubro 2014 Exatamente Sérgio ! De fato nas fases menos quentes é praticamente irrelevante, desde que são basicamente de manutenção, porém nas fases mais quentes e bem isso que você descreve. Eu utilizo poucos set points (de quatro a seis), comecei com bem mais, no entanto acabei preferindo utilizar menos pontos e variar nas temperaturas das diferentes fases, de acordo com as características do grão (dureza, tamanho, idade, umidade, etc), e ajustando no cupping. PS: lembra que eu meço, registro e seto as temperaturas tudo na mão, nada automatizado. PPS: as soluções para automatizar são possíveis, porém nada triviais de implementar no Gene, especialmente a leitura de BT ... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas