Ir para conteúdo

Vai torrar agora ? Verifica a voltagem !


Bernardo B

Postagens recomendadas

Tudo preparado para torrar três batches de 200gr.

Densidade conferida, batches medidos, estratégia de torra definida, curvas ajustadas.

Configurando o Roastmaster, dados importantes introduzidos e preenchendo os dados "pouco importantes" (temperatura, UR, etc) deparei para um campo de "voltagem", quando estava automaticamente escrevendo 220, me toquei e decidi medir: deu 210V ...

Com o calor e a grande demanda de climatização da cidade a CEB não da conta ...

Quando comprei o torrador já tinha experimentado o tempo para atingir 250°C com diferentes voltagens, e sei que a diferença pode ser de minutos (2 ou até 3 minutos).

 

Torra suspensa, até a voltagem chegar acima dos 218V.

Sabemos bem no que pode resultar da falta de calor nos momentos críticos, especialmente para nós, que estamos trabalhando com perfis de torra muito ajustados e com pouca margem de erro.

 

Fica a alerta aos colegas que torram em lugares muito quentes (ou muito frios) ou sujeitos a variações da rede elétrica: sempre verificar a voltagem antes de iniciar a torra.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo,

Interessante observação.

Há alguns dias, fiz uma torra que durou 8 minutos. Depois, fui tentar repetir o perfil e demorou um minuto a mais (lembro que já passava das 11h da manhã, então, estava bem quente).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

enfiei o cabo na tomada onde torro aqui em casa, mas deu 128 V. Aparentemente tudo ok por esse lado.

Tomei hoje de novo o Unique Orgânico do lote menor, de 120g. Ficou melhor. Acho que vou passar um tempo torrando menos pra ver como fica o resultado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aguardei até as 17:00, comecei quando deu 218-219V.

Os dois primeiros batches foram tranquilos, foi só acompanhar a curva, no último tive que aumentar a temperatura no desenvolvimento, para segurar a curva, e ainda tive de prolongar mais um minuto a torra.

Quando terminei verifiquei à voltagem: 215-216V ....

 

Ainda bem que se tratava de um café de densidade média, (Sítio Grota São Pedro) se fosse um grão duro nem sei se a resistência dava conta em tempo.

Essa é uma das vantagens dos torradores a gás, e também dos que faz Guilherme, que tem as resistências sobredimensionadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo, no Gene não se seta a temperatura desejada? A voltagem não seria irrelevante?

 

Pensando bem agora entendo. Você coloca uma certa temperatura, mas com voltagem maior o forno chega lá mais rápido (RoR maior).

 

Vc amenizaria isso usando vários setpoints pouco espaçados.

 

Já nos fornos que seguem uma curva de temperatura a voltagem realmente não deveria importar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Exatamente Sérgio !

De fato nas fases menos quentes é praticamente irrelevante, desde que são basicamente de manutenção, porém nas fases mais quentes e bem isso que você descreve.

Eu utilizo poucos set points (de quatro a seis), comecei com bem mais, no entanto acabei preferindo utilizar menos pontos e variar nas temperaturas das diferentes fases, de acordo com as características do grão (dureza, tamanho, idade, umidade, etc), e ajustando no cupping.

 

PS: lembra que eu meço, registro e seto as temperaturas tudo na mão, nada automatizado.

PPS: as soluções para automatizar são possíveis, porém nada triviais de implementar no Gene, especialmente a leitura de BT ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...