Ir para conteúdo

E essa agora????


Postagens recomendadas

Salve.

Só faltava isso...

 

 

04/11/2014 08:48 
Café arábica produzido na China ganha espaço em "blends" na Europa 

 

"O sabor e o aroma suaves são similares aos dos grãos de Honduras ou da Guatemala", afirma Wouter DeSmet, chefe da equipe de serviçosagrícolas de café da Nestlé. Um número cada vez maior de agricultores de Yunnan vem se dedicando ao café, que traz retornos maiores quando comparado a outros cultivos. Em 2012, a renda por hectare dos produtores com o café foi duas vezes maior do que a obtida com o chá, de acordo com DeSmet.

A Nestlé começou a operar em Yunnan no fim dos anos 1980, oferecendo treinamento e garantindo a compra da oferta dos cafeicultores. Desde 2005, seu número de fornecedores na Província cresceu de 147 para 2 mil. Na região, marcadas por férteis montanhas, 80 mil agricultores já cultivam café e chá ou só o café arábica - diferentemente da maior parte da produção da Ásia, onde prevalece a espécie robusta, de menor qualidade.

O arábica, usado essencialmente em cappuccinos e expressos, foi levado a Yunnan por um missionário francês no fim dos anos 1880. Mas o plantio decolou apenas um século depois, graças a investimentos do governo e a um programa de desenvolvimento da ONU. Nos últimos dez anos, as exportações chinesas têm crescido de forma constante. O volume subiu de 137 mil sacas, em 1998, para 1,1 milhão em 2002, patamar similar ao da Costa Rica e equivalente a quase 1% do total mundial.

Para garantir o fornecimento de café, multinacionais e tradings começaram a estabelecer bases de operação em Yunnan, que faz fronteira com Vietnã - maior país produtor da espécie robusta do mundo -, Laos e Mianmar. A Volcafe, unidade suíça de comercialização de café da ED&F Man, é a mais recente empresa a criar um empreendimento conjunto de processamento e compras com um grupo local, a Simao Arabicasm Coffee Company. A americana Starbucks está na região há mais tempo; em 2012, implantou uma joint venture com o Ai Ni Group, uma companhia de agronegócios de Yunnan.

A onda de expansão da produção chega enquanto o consumo de café na China aumenta em torno de 15% ao ano, em comparação ao crescimento de 2% no mundo como um todo.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu não me preocuparia, o consumo de café da china vem crescendo 15% ao ano, 7 vezes superior ao crescimento mundial.

Por mais que a produção aumente, jamais vai atender a demanda interna, a China atualmente consome 0.1L de café per capita ano.

O Japão outro grande bebedor de chá, antes da 2 GM, consumia quase nada, atualmente 45L o Brasil 50L a Finlândia 680L, quando a China e a Índia (outro grande bebedor de chá) começarem a beber café, vai faltar até nescafé no mundo :)

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ah !

Logo vi que tinha algo errado: 680 é muito, agora somente 608kg já é bem razoável ...

:D é litros , se fosse quilos seriam 10 sacas de café por pessoa .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, Finlândia é quase permanentemente escuro. Faz sentido perfeito. É impossível ficar acordado lá com menos que 2L de café por dia  :lol:

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

Além dos dias curtos mencionados pelo Burny, é frio prá caramba. O café é a bebida quente preferida, não só pela apreciação do sabor, mas é também um consumo útil de alimento funcional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...