Carneiro Postado 9 Maio 2012 Denunciar Share Postado 9 Maio 2012 Há algum tempo eu vi uma Faemina, da Faema, fábricada na década de 50-60, no Mercado Livre. Bem detonada, mas eu não podia deixar essa coitada largada como peça de decoração... Demorei pra voltar nela, mas consegui desmontar tudo: Não estão todas as peças na foto, mas é só pra ter idéia. Aliás, tá uma porcaria, celular com pouca luz é uma tristeza... Demonstração do Orphan, modelo mais novo com a capinha preta: A idéia é recromar todas (ou quase todas) as partes. Minha dúvida maior é quanto à caldeira e o grupo (uma peça só), pois não queria cromado por dentro atrapalhando tolerâncias e depois soltando. Talvez níquel químico seria bom, mas não achei alguém que faz por aqui perto, há muito mais empresas de cromação e galvanoplastias diversas. Infelizmente a resistência de 200W foi pro saco, mas a de 800W parece funcionar (ela funciona com mínimo e máximo e válvula de pressão semelhante a Pavoni antiga). Talvez eu procure alguém que faz resistência. A mola é bem parruda para o tamanho da máquina. Se calculei certo e considerando a largura do pistão, capaz de dar 7 bar ou mais inicial. Aguardem próximos capítulos... Abraços, Márcio. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ricardo Esteves Postado 9 Maio 2012 Denunciar Share Postado 9 Maio 2012 Legal, diferente esse modelo, apenas em visual, achei mais bonita que a Elektra!! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 9 Maio 2012 Autor Denunciar Share Postado 9 Maio 2012 Acho que chama mais atenção mesmo... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fogo ruivo Postado 10 Maio 2012 Denunciar Share Postado 10 Maio 2012 Pretende vendê-la? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 10 Maio 2012 Autor Denunciar Share Postado 10 Maio 2012 Hehe, essa não... Algumas das máquinas é difícil vender por saber que não são tão triviais para o dia a dia. Acho que a Faemina até dá conta bem do recado e não exige muita perícia do usuário, mas ela é bonita e rara demais... Se ficar boa e vender, valeria uns 3 mil reais. Você encontra algumas em estado médio por 500 euros na Europa. Então só o custo de trazer chegaria a 2500 reais. A Elektra, por exemplo, fico tranquilo que dá para usar sem problemas. Outras como a La Peppina, Caravel, e Zerowatt são mais pra usar vez ou outra. A Gaggia Achille é uma que gosto muito, acho que alguém poderia usar numa boa, mas exige paciência do dono de vez ou outra dar uma manutenção pois há uma vedação que sempre sai do lugar com muita pressão. Erro de projeto... É uma máquina recente (a Gaggia fez em comemoração ao aniversário do Achille) e com decisões de baixar custo muito ruins. Márcio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
andre Postado 11 Maio 2012 Denunciar Share Postado 11 Maio 2012 Máquina bem legal mesmo e diferente, dá até vontade de ter uma! Só não achei mais bonita que a Elektra não... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 11 Maio 2012 Autor Denunciar Share Postado 11 Maio 2012 Levei hoje as peças na empresa de cromação. Até que foi razoável o custo. Infelizmente só no fim do mês fica pronto, mas melhor bem feito do que às pressas. A Elektra ainda tá disponível... Vez ou outra eu uso e desisto de vender! Márcio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 24 Maio 2012 Autor Denunciar Share Postado 24 Maio 2012 Acho que essa semana mesmo, ou terça da próxima, terei as peças! Enquanto isso, já pintei o bate-borra que tava com corrosão (buracos no alumínio) e a cromação não ia ficar bonita: Essas tintas a pó com textura são uma mão na roda. Ficam lindas, dependendo do item, e disfarçam bem problemas de superfície. Adoro o branco com veios prateados e essa dourada. Não é tão refinado quando as pinturas marteladas, que não são fáceis de fazer, mas ficam boas também. Márcio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 29 Maio 2012 Autor Denunciar Share Postado 29 Maio 2012 Cromação completa! E detalhe do cobreado no Faemina: Márcio. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
andre Postado 29 Maio 2012 Denunciar Share Postado 29 Maio 2012 Legal acompanhando a evolução da maquininha! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Santiago Luz Postado 3 Março 2014 Denunciar Share Postado 3 Março 2014 E aí, Márcio, terminou de montá-la? Fez algum vídeo? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 3 Março 2014 Autor Denunciar Share Postado 3 Março 2014 Pior que não, só falta a parte elétrica... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 3 Março 2014 Denunciar Share Postado 3 Março 2014 Chama a Porto Seguro. Mas deve estar montada então ? Podia colocar uma foto, né. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 3 Março 2014 Denunciar Share Postado 3 Março 2014 A máquina tá no mesmo passo do Gil 1! =D Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 3 Março 2014 Autor Denunciar Share Postado 3 Março 2014 Poderia... :-) Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 3 Março 2014 Denunciar Share Postado 3 Março 2014 Off topic: Normalmente, nas redes, clubes, ..... Vejo estes =D, =X, =P, tem algum manual que diga o que significa ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 3 Março 2014 Autor Denunciar Share Postado 3 Março 2014 Google te explica, procure por emoticon. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 3 Março 2014 Denunciar Share Postado 3 Março 2014 Mexer com véio dá nisso.. kkkkkk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 3 Março 2014 Denunciar Share Postado 3 Março 2014 Estou na flôr da idade, não vem me provocar. =D Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Miyamoto Postado 3 Março 2014 Denunciar Share Postado 3 Março 2014 Tô ligado.. Tipo aquelas orquídeas que florescem uma vez a cada 100 anos né? =D OPA.. Aprendeu a usar os emoticons? rsrsrs 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 18 Fevereiro 2020 Denunciar Share Postado 18 Fevereiro 2020 Vou desenterrar o tópico do Márcio, pois a sua Faemina achou um novo lar no meu cantinho de café. Com a ajuda de um entusiasta italiano (muito obrigado Giorgio!!!) consegui fazer uns upgrades na máquina, que incluem: 1) PID com sensor de temperatura embaixo da caldeira; 2) termômetro de grupo com sensor entre chuveiro e bolo; 3) OPV na caldeira que abre e solta vapor em 120C; 4) termostato encostando caldeira que corta a energia para as resistências em 130C; 5) bomba que pressuriza a caldeira. Isso se tornou necessário pois como a maquina agora opera menos esquentada (entre 96-99C na caldeira) faltou pressão para encher o grupo e a pré infusão. Embaixo um vídeo mostrando o funcionamento da máquina e a estabilidade térmica dos shots (entre 92,1 e 92,3C no vídeo). Vcs podem ver que tem um offset na faixa de 5C entre a caldeira e a água durante a extração. 5 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
lucasrodcosta Postado 19 Fevereiro 2020 Denunciar Share Postado 19 Fevereiro 2020 Vish @Burny... O vídeo aparece quebrado aqui pra mim. Não sei se tá assim pra todo mundo... Consegue colocá-lo novamente, por favor? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 19 Fevereiro 2020 Denunciar Share Postado 19 Fevereiro 2020 Funciona agora? 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
lucasrodcosta Postado 19 Fevereiro 2020 Denunciar Share Postado 19 Fevereiro 2020 Funcionou sim! Muito obrigado. E linda demais essa máquina! Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Incammise Postado 22 Março 2022 Denunciar Share Postado 22 Março 2022 Em 09/05/2012 at 20:12, Carneiro disse: Há algum tempo eu vi uma Faemina, da Faema, fábricada na década de 50-60, no Mercado Livre. Bem detonada, mas eu não podia deixar essa coitada largada como peça de decoração... Demorei pra voltar nela, mas consegui desmontar tudo: Não estão todas as peças na foto, mas é só pra ter idéia. Aliás, tá uma porcaria, celular com pouca luz é uma tristeza... Demonstração do Orphan, modelo mais novo com a capinha preta: A idéia é recromar todas (ou quase todas) as partes. Minha dúvida maior é quanto à caldeira e o grupo (uma peça só), pois não queria cromado por dentro atrapalhando tolerâncias e depois soltando. Talvez níquel químico seria bom, mas não achei alguém que faz por aqui perto, há muito mais empresas de cromação e galvanoplastias diversas. Infelizmente a resistência de 200W foi pro saco, mas a de 800W parece funcionar (ela funciona com mínimo e máximo e válvula de pressão semelhante a Pavoni antiga). Talvez eu procure alguém que faz resistência. A mola é bem parruda para o tamanho da máquina. Se calculei certo e considerando a largura do pistão, capaz de dar 7 bar ou mais inicial. Aguardem próximos capítulos... Abraços, Márcio. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Incammise Postado 22 Março 2022 Denunciar Share Postado 22 Março 2022 Senhores, eu tenho duas dessas de 1950 e funcionando, troquei todas as borrachas 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
regisassao Postado 22 Março 2022 Denunciar Share Postado 22 Março 2022 Lindas essas máquinas! 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas