Ir para conteúdo

Faema Faemina


Postagens recomendadas

Há algum tempo eu vi uma Faemina, da Faema, fábricada na década de 50-60, no Mercado Livre. Bem detonada, mas eu não podia deixar essa coitada largada como peça de decoração...

 

Demorei pra voltar nela, mas consegui desmontar tudo:

 

DSC_0033.JPG

 

Não estão todas as peças na foto, mas é só pra ter idéia. Aliás, tá uma porcaria, celular com pouca luz é uma tristeza...

 

Demonstração do Orphan, modelo mais novo com a capinha preta:

 

 

A idéia é recromar todas (ou quase todas) as partes. Minha dúvida maior é quanto à caldeira e o grupo (uma peça só), pois não queria cromado por dentro atrapalhando tolerâncias e depois soltando. Talvez níquel químico seria bom, mas não achei alguém que faz por aqui perto, há muito mais empresas de cromação e galvanoplastias diversas.

 

Infelizmente a resistência de 200W foi pro saco, mas a de 800W parece funcionar (ela funciona com mínimo e máximo e válvula de pressão semelhante a Pavoni antiga). Talvez eu procure alguém que faz resistência.

 

A mola é bem parruda para o tamanho da máquina. Se calculei certo e considerando a largura do pistão, capaz de dar 7 bar ou mais inicial. Aguardem próximos capítulos...

 

Abraços,

 

Márcio.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hehe, essa não...

 

Algumas das máquinas é difícil vender por saber que não são tão triviais para o dia a dia. Acho que a Faemina até dá conta bem do recado e não exige muita perícia do usuário, mas ela é bonita e rara demais... Se ficar boa e vender, valeria uns 3 mil reais. Você encontra algumas em estado médio por 500 euros na Europa. Então só o custo de trazer chegaria a 2500 reais.

 

A Elektra, por exemplo, fico tranquilo que dá para usar sem problemas. Outras como a La Peppina, Caravel, e Zerowatt são mais pra usar vez ou outra. A Gaggia Achille é uma que gosto muito, acho que alguém poderia usar numa boa, mas exige paciência do dono de vez ou outra dar uma manutenção pois há uma vedação que sempre sai do lugar com muita pressão. Erro de projeto... É uma máquina recente (a Gaggia fez em comemoração ao aniversário do Achille) e com decisões de baixar custo muito ruins.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Levei hoje as peças na empresa de cromação. Até que foi razoável o custo. Infelizmente só no fim do mês fica pronto, mas melhor bem feito do que às pressas.

 

A Elektra ainda tá disponível... Vez ou outra eu uso e desisto de vender!

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Acho que essa semana mesmo, ou terça da próxima, terei as peças! Enquanto isso, já pintei o bate-borra que tava com corrosão (buracos no alumínio) e a cromação não ia ficar bonita:

 

6609_faemina_knockbox_0.jpg

 

6609_faemina_knockbox_5.jpg

 

Essas tintas a pó com textura são uma mão na roda. Ficam lindas, dependendo do item, e disfarçam bem problemas de superfície. Adoro o branco com veios prateados e essa dourada. Não é tão refinado quando as pinturas marteladas, que não são fáceis de fazer, mas ficam boas também.

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...
  • 5 years later...

Vou desenterrar o tópico do Márcio, pois a sua Faemina achou um novo lar no meu cantinho de café. Com a ajuda de um entusiasta italiano (muito obrigado Giorgio!!!) consegui fazer uns upgrades na máquina, que incluem:

1) PID com sensor de temperatura embaixo da caldeira; 

2) termômetro de grupo com sensor entre chuveiro e bolo; 

3) OPV na caldeira que abre e solta vapor em 120C; 

4) termostato encostando caldeira que corta a energia para as resistências em 130C;

5) bomba que pressuriza a caldeira. Isso se tornou necessário pois como a maquina agora opera menos esquentada (entre 96-99C na caldeira) faltou pressão para encher o grupo e a pré infusão.

Embaixo um vídeo mostrando o funcionamento da máquina e a estabilidade térmica dos shots (entre 92,1 e 92,3C no vídeo). Vcs podem ver que tem um offset na faixa de 5C entre a caldeira e a água durante a extração.

 

 

 

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 years later...
Em 09/05/2012 at 20:12, Carneiro disse:

Há algum tempo eu vi uma Faemina, da Faema, fábricada na década de 50-60, no Mercado Livre. Bem detonada, mas eu não podia deixar essa coitada largada como peça de decoração...

 

Demorei pra voltar nela, mas consegui desmontar tudo:

 

DSC_0033.JPG

 

Não estão todas as peças na foto, mas é só pra ter idéia. Aliás, tá uma porcaria, celular com pouca luz é uma tristeza...

 

Demonstração do Orphan, modelo mais novo com a capinha preta:

 

 

 

 

A idéia é recromar todas (ou quase todas) as partes. Minha dúvida maior é quanto à caldeira e o grupo (uma peça só), pois não queria cromado por dentro atrapalhando tolerâncias e depois soltando. Talvez níquel químico seria bom, mas não achei alguém que faz por aqui perto, há muito mais empresas de cromação e galvanoplastias diversas.

 

Infelizmente a resistência de 200W foi pro saco, mas a de 800W parece funcionar (ela funciona com mínimo e máximo e válvula de pressão semelhante a Pavoni antiga). Talvez eu procure alguém que faz resistência.

 

A mola é bem parruda para o tamanho da máquina. Se calculei certo e considerando a largura do pistão, capaz de dar 7 bar ou mais inicial. Aguardem próximos capítulos...

 

Abraços,

 

Márcio.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...