Ir para conteúdo

Curso de classificação e degustação no Rio, de 8 a 12/12/14.


Postagens recomendadas

Uma colega minha me falou que vai fazer um curso no GrãoMestreCafé aqui no Rio (Rua da Quitanda, 191 subsolo, Centro, perto do Metrô Carioca) e agora em dezembro.

 

Ela tinha entrado em contato com o organizador e eles combinaram que seria de 08 a 12/12/14, das 8:00 às 17:00.

O valor é R$ 1.000,00, via depósito na conta corrente dele. Aqui vai a descrição que ele mandou pra ela por email:

 

"O curso de classificação e degustação de café é o mais completo. Nesse curso o aluno vai praticar diversos trabalhos na parte de classificação, tais como: conhecimento dos defeitos do café de natureza íntrinsecas e extrínsecas, a classificar diversas amostras tanto da espécie coffea arábica como coffea canephora, aprendendo a preencher um laudo completo de classificação, a fazer trabalho de rendimento de café em coco e em pergaminho, a fazer blends nos padrões tradicional e gourmet a fazer análise sensorial de café comercial torrado e moído. Na parte de degustação vai provar todas as bebidas do café tanto arábica como conilon, vai provar cafés de diversas regiões brasileiras e cafés de origem internacional e aprender a metodologia usada nos concursos de qualidade de cafés especiais." - Alaerte Barbosa

 

Quem quiser entrar em contato, o email é contato@graomestrecafe.com.br e o celular do Alaerte (tá no site deles) é (21) 9321-4157 

 

Enfim, não sei se alguém aqui já fez esse curso ou se conhece o Alaerte e o Sérgio Beyer (eu não). Agradeço comentários e, caso alguém tenha interesse, é bom andar logo, porque já é agora.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cal,

eu já fiz o curso, é interessante, mas o foco é comercial, mas dá pra aprender coisas interessantes, principalmente em catar defeitos e provar tipos de cafés que não é nosso foco, cafés com bastante defeito.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Cal, Tudo bem?

 

Fiz este Curso aqui em São Paulo no Sindicafesp. 4 dias / carga horaria 24 horas com Marcia Yoko e Edgar Koh.

O conteúdo é riquíssimo se bem administrado. Parte da origem, historia, família dos cafeeiros até a degustação, passando pela análise do grão, torra e preparo. Enfim, um curso básico, que tem como objetivo conhecimento e introdução aos cafés especiais. Para mim foi um divisor de águas. 

Acho que o investimento vale a pena, hoje classifico meus cafés, consigo qualificar quanto aos defeitos e conheci um universo de sabores e aromas até então desconhecidos.

Depois disso, vc pode partir para todos os outros cursos!

Ja fiz o curso de Educação Sensorial com Ensei Neto.... Tem o curso avançado de Classificação (Pré Q-grader) e Q-Grader...., quem sabe para o próximo ano!

 

Bom proveito! Depois conta como foi e trocamos experiências, ok?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

me inscrevi no curso. 

Enfim, a vida como ela é.

Pelo menos vou saber diferenciar café riado de café rio zona.

Ainda tenho que levar 250g de café pra um teste sensorial! 

Depois eu conto como foi. Pelo menos a carga horária é intensa (40 horas em uma semana)!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje foi o dia 1.

A gente começou a classificar umas amostras lá e também fez acho que três provas. A primeira era para dizer dentre 3 xícaras, qual tinha o café diferente. Isso 10 vezes (30 xícaras ao todo). Eu acertei acho que 8. Depois fizeram solução de caféina, ácido cítrico, sal e açúcar para gente ver o que era o que. A segunda prova era identificada, pra gente tentar marcar os gostos: mole, dura, riada, rio, rio zona e conilon (puro!).

O que eu achei curioso é que eu preferi o rio zona (oficialmente o pior) aos dois de cima, que têm um gosto de iodofórmio forte (o rz não tem).

Achei em geral difícil identificar. No teste cego até tirei a melhor das três notas (6), mas não foi fácil.

A medida que o curso for rolando eu vou postando. Vou ver se tiro umas fotos também.

 

cursodia1.jpg

  • Curtir 9
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu já consegui a dádiva de no tese cego trocar a bebida mole (a melhor que provamos) por rio zona (a pior). O que complicava é que riada e rio ambas tinham sempre um gosto de iodofórmio forte, mas rio zona não. 

Hoje pelo menos eu fiquei na dúvida entre dois cafés que no final eram o mesmo (truque sujo!).

Esse negócio da prova cega eu acho bem difícil. Só consigo notar o robusta (gosto e aroma de milho de pipoca) e os que tem gosto de iodofórmio. Não consegui notar a diferença entre a mole a dura e, dependendo do café, rio zona.

Hoje a gente viu até semente de açaí torrada, que é misturada junto com café por uns pilantras por aí.

Teve também um negócio que eles fazem com a palha do café. Parece um incenso. Acho que eles usam algum açúcar pra dar liga. Depois é moído e também jogado no café. Um horror.

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Açaí ? Isso é que é fraude chique.

 

Palha de café torrada e esse açúcar eu acho que é caramelo para dar amargor , mas que conhece esses truques é o Alexandre que tem muita experiência.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só consegui colocar as fotos de ontem no computador hoje.

 

Ontem a tarefa foi fazer um blend de bebida ruim (riada, rio, rio zona e conilon). Olha o meu aí, ainda verde:

 

20141210_162944.jpg

 

 

Esfriando em frente ao torrador de prova

 

20141211_101204.jpg

 

e ao caminho do moedor:

 

20141211_100456.jpg

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje a tarefa foi armar um blend para ganhar uma licitação hipotética, em que a bebida tem que ser tipo 5 ou melhor, com defeitos PVA (pretos, verdes e ardidos) com menos de 5% do peso. O café disponível era melhor, claro, bebida dura ou mole. Amanhã a gente vai terminar, torrando e provando. Estou confiante na vitória.

 

Tirei umas fotos variadas:

 

O pretinho básico (o p do PVA):

 

20141211_131040.jpg

 

Como diria meu filho, um dois três e... tá:

 

20141211_132008.jpg

 

"Bolinha, Bolinha, está na hora de você entrar na linha..."

 

20141211_131907.jpg

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ontem acho que foi a primeira vez que tomei um PVA. Foi a pior coisa que eu já bebi na minha vida. Tinha gosto de esgoto.

Quando o Sérgio mostrou uma saca só com grão preto, vi que o gosto de esgoto vinha deles. Ainda não sei exatamente de que têm gosto os verdes e os ardidos, mas também não estou muito curioso.

 

Hoje a gente fez a prova do nosso blend e comparou com uns cafés que tinhamos levado. Eu levei um costa riquenho em grão, mas desses que você compra em supermercado (eu não tinha gostado). Um colega levou um da Itália, já moido (tinha um gosto forte de robusta), outra colega, levou um Spress moído e a quarta um Três Corações. Esse último tinha bastante gosto de PVA. Um pouco menos esgoto do que alguns que provamos, mas claramente duro de tragar.

 

No final provamos (teste cego) 10 cafés pra ver qual o melhor. Eu achei bom pelo menos que os dois que eu preferi eram do mesmo produtor, o cara do Jacu. Mas o Jacu ficou em segundo. Gostei mais do orgânico dele.

O café que eu comprei hoje do Fernando (Ninho da Águia) fez parte da degustação. Ele não foi mal, mas a torra nós todos achamos um pouco clara demais. Pra dar uma ideia, foi a única em que nem foi preciso quebrar a crosta pra sentir o aroma, de tão rala a bebida.

 

O curso está sendo legal. Eu acho que aprendi várias coisas. Foi legal ver e classificar robusta e arábica. De fato o robusta não é necessariamente ruim. Tem um gosto bem diferente, lembra milho de pipoca.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Cal,

O Bruno falou que os verdes tem sabor de borracha. Separei aqui todos os verdes do meu NDA e vou torrar depois para saber.

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A boa notícia, Burny, é que o gosto de esgoto vem dos pretos.

Me impressionou o três corações "tradicoinal" ter o gosto tão forte de pva e isso mesmo com a torra comercial escura (o padrão é 20%, sendo que eles resfriam o grão com água em geral) e moagem bem fina.

Mas olhando essa foto de um café comercial conhecido aqui do Rio, cujo nome não posso revelar por motivos éticos, a coisa vai ficando clara (ou seria escura?):

 

20141208_152244.jpg

 

Olha ele torrado pela indústria aqui:

 

20141208_161944.jpg

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

não parece amendoim com passa? A gente fica até feliz quando nota um grãozinho de robusta no meio (café é coisa rara no pacote).

O pior é que provavelmente todos os cafés comerciais aqui do Rio devem ser assim.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nem tudo é perdido. Eu já tinha notado gostos que me desagradaram em cafés até caros, mas não sabia o que era.

No curso aprendi a decifrar os defeitos e também saber comunicar.

Hoje teve até uma rodada do le nez du café. Uma colega achou um dos aromas com gosto de ônibus!? (era fumaça - eu chutei alcatrão).

Agora, tem uns aromas que nem me dando a opção correta eu diria, como palha, que parecia ameixa. O conjunto dizia que era um dos aromas mais fáceis de identificar.

Outro que achei legal foi um floral que vinha a ser o da flor... do café.

Mel eu acertei e caramelo também, mas errei maçã verde, que não devia ter sido tão difícil. Esse, quando disseram e eu re-cheirei, até concordei. O pior foi o de palha mesmo. Esse nem a pau.

Ah, arroz também foi surreal. Tinha mais aroma de acetona do que qualquer outra coisa.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre me perguntei porque os cafés comerciais baratas na Alemanha - mesmo os muito ruins - tem um sabor mais puxado para vegetal, mas nunca esse sabor nojento de esgoto. Devem ser os pretos então.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje foi o último dia.

Concluímos a simulação de concorrência entre os dois grupos.

 

"Ah, admirável mundo novo!"

 

pedecafe.jpg

 

 

Pra não queimar a boca na prova...

 

tempprova.jpg

 

(o termômetro fui eu que levei, não faz parte do curso).

 

And the winner is:

 

winner.jpg

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...