Ir para conteúdo

Baratza Vario-W - Primeiras impressões


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Rapidamente, as minhas primeiras impressões com o uso do Vario-W por dois dias.

 

 

-O Vario-W veio com regulagem pra coados. Contudo, foi uma barbada fazer a regulagem do moedor pra uma faixa mais fina com a ferramenta de ajuste da Baratza. O ajuste é por som, muito simples de fazer;

 

-Rapidamente me ajustei ao uso pra expresso. Ainda não fiz testes de comparação direta com o Pharos, mas já é possível notar que o perfil do expresso fica ligeiramente diferente.

 

-A balança acoplada é muito prática. Pra mim, que moo por dose, um pouco menos, ainda assim muito legal. Útil especialmente em sessões que se vai fazer vários cafés em sequência. Daí e só escolher o peso desejado que ele faz tudo sozinho.

 

-Gostei do novo hopper com trava. Mais bonito que o antigo;

 

-A retenção aparentemente não é zero, mas é bem baixa; não sei se é retenção de pó já moído ou algum grão que fica no caminho entre o hopper e a câmara de moagem, o que não seria propriamente retenção. 

 

-a consistência da moagem grossa pareceu boa. Aparentemente mais regular que o BB005, e definitivamente o formato do pó moído é diferente. Ainda não fiz nenhum teste prático com bebida que não expresso.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O moedor é o mesmo, a diferença é a balança.

 

Mas moendo por dose, vi que a retenção chegou a 0,5g em algumas vezes, embora na maioria delas seja na casa de 0,1 a 0,2g. E a quantidade foi confirmada por duas balanças... Acho, contudo, que é algum grão que ficou no caminho antes da câmara de moagem. Preciso testar mais, não dá pra concluir nada ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa retenção é variável , se vc olhar a peça numero 38 na vista explodida , essa peça é o duto que leva o cafe da câmara para fora.

Ela faz um joelho de 90 graus , quando vc para de moer , as vezes fica cafe preso no joelho as vezes não e as vezes fica mais ou menos .

Eu medi essa retenção , e é como Anita falou , varia de 0 a no maximo 0,4 , eu medi algumas vezes e deu uma media de 0,3 .

Para quem tem balança com precisão de 1 ou 0,5g (como a minha) essa retenção é invisível.

Para medir eu precisei usar uma balança pequena do ML com precisão de 0,1 g.

 

Se vc quiser reduzir ainda mais isso , quando moendo porção , ao terminar de moer , liga de novo que ele cospe a retenção , provavelmente a vibração do motor faz o café retido no joelho sair (isso quando retém).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É uma das coisas que nunca entendi. O nome do bicho é Vario porque a proposta é usar ele para métodos diferentes. E vem da fabrica não regulado para espresso que é o método mais usado??? Faz pouco sentido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depende.. Ele pode vir regulado de fábrica para espresso, se considerarem grãos com torras avançadas. A regulagem do macro e micro originais são suficientes para moer estes grãos.. Porém, com grãos mais duros a história é outra..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, mas a maioria do pessoal tá usando torras médias ou claras para espresso hojé em dia. Especialmente nos paises da Baratza e Mahlkönig.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se tem que regular é porque não abrange todos os métodos? Depois de regulado para espresso só vai até coado, não sendo possível moer para prensa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Depois de regulado para espresso pode tranquilamente moer para todos os métodos. Por causa disso não entendo porque a Baratza/Mahlkönig faz isso. Talvez tem a ver com o risco de quebrar as mós de cerâmica?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ao regular para expresso a faixa final, para prensa francesa, fica um pouco "fina" para o gosto de muitos.

 

E dizer que o método expresso é o principal usado em casa pela maioria não sei se é exato. Os caras devem saber bem o foco principal deles, mas ao mesmo tempo são muito atenciosos com os geeks e mais exigentes.

 

Também a tendência de torra clara é ainda entre os geeks e um pouco do público ao redor das cafeterias etc. Nos EUA mesmo, não vi torras *claras*, ainda mais pra expresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Interessante, meu Vario produz pó grosso demais, na faixa de 2 a 3 mm na moagem mais grossa. Acho 1,5 mm é recomendado para a FP.

 

Não sei se o que falei é exato, mas todo mundo que eu conheço que tem uma Vario, fez o ajuste. Até pessoas que gostam mais de coados, como o Rodrigo.

 

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Burny.

 

A dúvida colocada pelo Márcio é mais que arrazoada.

 

Ao contrário de que pensas, acima de 95% dos moinhos vendidos pela Baratza no mercado norte americano, EUA/Canadá e excluído os vendidos no México, são utilizados para produzir pó para cafés filtrados, quase unicamente em filtros permanentes de cafeteiras elétricas.

Oferecer um eletrodoméstico simples de usar por todos da família. Esse é o grande filão de mercados entre os consumidores dos moinhos da Baratza.

 

Mas, por certo, há a preocupação de fabricar equipamentos capazes de atender moagens para todos os métodos. Notadamente, a inclusão da tecnologia de micro regulagem no Preciso e nos Vario e Vario-W, demonstra o esforço para atender, de melhor forma e com mais precisão, as moagens para granulometrias mais finas, usadas por aficionados, principalmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre soube que era da forma como Márcio e Alex explicam.

 

Mesmo meu Vario alemão veio com a moagem aberta. Os primeiros expressos eram cachoeira pura. Por isto abri na época o tópico de regulagem dele. Tive que regular o meu (e no tedesco nem vem a ferramenta, é na Allen mesmo) e o Márcio ainda deu um último aperto para chegar no ristretto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu Vario alemão, comprado do mesmo fornecedor que o da Ana, também careceu de regulagem para afinar suficientemente a moagem.

 

No quesito retenção, minha experiência sempre fora similar à da Ana, média entre 0,06 e 0,23 (sim, minha balança mede em passos de 0,01g, ou 10dg), mas ocorreu-me algumas vezes de reter um pouco mais. Diante disso, criei o hábito de abrir e fechar repetidamente a tampa do porta-grãos ao final da moagem, pois o conjunto da "vibração" adicional do movimento e o "bombear" de ar pelo sistema acabam por reduzir a retenção quase em sua totalidade. Depois da adoção desse método, tenho experimentado retenção sempre inferior a 0.1g,

 

Cabe observar que no Breville Smart Grinder a retenção é muito maior e mais variável, bem como o caso de "grão retido" é uma constante. acho que esses porta-grãos mais "sofisticados" tendem a reter grãos...

 

Carpe Coffea!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fora as saídas, Cabral.

 

Mesmo o Vario tendo o tal cotovelo citado pelo CaÊ, a saída dele é na parte debaixo, o que dá uma boa ajuda à gravidade.

 

Saídas por nariz, alinhadas com a base ou similares talvez criem uma rampa na base, onde o pó pode acumular.

 

Nisso o projeto do Vario é bem inteligente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Retomando alguns tópicos a partir das observações dos demais:

 

-a retenção que medi ainda é superficial. Certamente corroborada por algum grão que não foi sugado pelo conjunto de moagem. Em todo o caso, o que contei não é uma crítica, apenas uma constatação. Acho a retenção dele baixa, praticamente desprezível para um moedor elétrico. Menos que isso, só com uma estrutura aberta, algo como um HG-One elétrico;

 

-acho que o Vario-W foi pensado em coados. Sintoma é que não possui apoio pra portafiltro, o sistema de pesagem não funciona com ele. Contudo, como falei, a regulagem é a maior barbada, e jogar o pó para o portafiltro com um funil não dá trabalho algum. Outro indício é que a Baratza vende apenas o W com as mós de aço pré-instaladas. Obviamente que Vario e Vario-W são o mesmo moedor, apenas com adaptações para certas especialidades;

 

-a faixa de moagem não é tão ampla. Acertando para um ponto que seja possível moer café de torra clara pra expresso (sem julgar se tais torras são adequadas para o método), a faixa da prensa não fica tão grossa assim. Todavia, diria que grossa o que baste. Achei suficientemente regular, aparentemente melhor que a do BB005. Além do mais, estou convencido de que pra prensa o mais importante é pouca agitação. Aliás, esse é um aspecto da extração frequentemente subestimado e que tem grande impacto no resultado da bebida. Assim que conseguir, vou relatar os experimentos da última Terça Expressa, bem como falar do método do James Hoffmann pra prensa francesa com tempo de extração de 9 minutos e que resultou nos melhores resultados que já tive com o método.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

putz, mas 9 minutos é pedir para tomar o café frio não?? ainda mais se for no inverno...

A prensa que tenho a trama do filtro são bem justas, ou seja, ele filtra bem e no Vario nunca precisei utilizar a regulagem máxima para conseguir bons resultados, geralmente uso entre macro 5 e 7 e tempo de infusão de 3 a 4 minutos, isso porque escaldo tudo para tentar amenizar a perda de calor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vou abrir um tópico pra isso quando der tempo. Depende muito do volume de água. Se for fazer mais de meio litro, ainda vai estar quente demais pra conseguir beber. Se for feito numa prensinha pequena, vai saiir em temperatura boa pra beber. Mas há quem goste de bebida pelando. Eu não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiquei curioso e fiz uma moagem para FP com o meu Vario com o nível mais grosso possível. O pó ficou com um tamanho médio de mais ou menos 3 mm. Não sei se o meu Vario é diferente (é da Alemanha e comprei uns 5 anos atras), mas não posso ver a necessidade de moer mais grosso ainda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A SCAA preconiza para cupping uma moagem que deixe passar 70 a 75% do pó por uma peneira de Mesh #20. Pra prensa alguns recomendam um pouco mais grosso que isso, outros essa mesma medida, e ainda quem recomende usar moagem próxima de coados, como o James Hoffmann.

 

Medir com régua é um pouco estranho, mas vou tentar fazer pra comparar. Acho que o meu não chega a 3mm de jeito nenhum na regulagem mais grossa para como está ajustado no momento, contudo não fiz nenhuma medição ainda.

 

Certamente que pode não haver a necessidade de moer mais grosso do que o meu já mói. Mas não estou avaliando pela questão da necessidade ou não, apenas tentando documentar as características do moedor que consigo medir/perceber. Daí vai de cada um fazer seu juízo de valor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve

 

Da literatura da Baratza (tradução e adaptação minha)

 

"O Vario mói 1,6 gramas / segundo em granulometria para espresso e 2,2 gramas / segundo para prensa francesa. A ampla gama de moagem (230 mícrons a 1150 mícrons) e a distribuição de partículas estreita (poucos particulados) são as marcas da superioridade das mós do Vario.

Ajuste de moagem: O Vario oferece macro e micro ajustes para sintonia fina com facilidade. A macro conta com 10 configurações distintas e repetíveis. A alavanca de micro-ajuste ainda divide cada uma das 10 etapas macro em 23 configurações distintas. Estas medidas permitem que você encontre a moagem exata para a granulometria perfeita."

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...