Ir para conteúdo

Bezzera BZ07 PID


Bernardo B

Postagens recomendadas

Experimentei o set do meu genro, uma BZ07 com PID de fábrica com um BB005.

É um conjunto muito bonito, combinado, que ocupa muito pouco espaço e que permite preparar tanto espressos quanto Cappu e lattes de ótima qualidade, rapidamente e com muita facilidade (para uma semiautomática, é claro), com caldeira de 1,5 litros e trocador de calor.

O moedor foi bem fácil de regular e já de primeira os shots saíram bem.

A torra utilizada era bastante escura e o PID foi regulado a 90°C.

Não apresentou nada de amargura e ainda deu uma boa acidez, o que foi uma surpressa porque não era o que esperava do café (nada de especial) que estava no moinho ...

Dei uma boa lavada no grupo e vários flushes (estava precisando) até ficar mais ou menos satisfatória.

Apesar da distribuição no filtro parecer muito boa, complementei com WDT e nutation, para garantir o preparo.

Dossei 16gr, que entraram bem porém ficaram com leve marca do chuveiro e parafuso ao sair ..

Acho que não mais de 16,5 , ou 17gr no máximo, entrem neste filtro, o grupo parece ter o chuveiro bastante baixo.

Eu experimentaria com um filtro um pouco maior, para poder aumentar a dosagem nas torras mais claras ou com café menos fresco.

Em síntese: senti muita firmeza na extração, grupo bem eficiente e sólido, portafiltro bem confortável e com bom balanço, cabo abaixado (tipo LM), manômetros para pressão de caldeira e pressão de extracao, além do PID indicando temperatura de extracao, em fim tudo para poder diagnosticar a extração bem como a vaporização.

Uma HX Pidada, modelo tradicional e bem testado, capaz de tirar excelentes shots é muito boa de vaporizar.

O set vai ter muito trabalho: meu genro e dos que exige um bom café, bem rápido e sem dar trabalho.

Ele coloca água e café e pronto, é nem da tempo de esquentar direito.

Estou tentando convencê-lo de, ao menos, fazer um flush ante e pôs uso, é uma retrolavagem com Cafiza cada duas semanas, mas não vai ser fácil de convencer ... a antecessora, uma Solis, nunca teve toda essa mordomia e funcionou mais de 10 anos sem problemas.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se preferir o modelo BZ010 é idêntico porém é simétrico, com água quente de um lado e vapor do outro, no entanto simpatizei mais com este: dá mais espaço para mexer na vaporizacao, e a água quente funciona bem (esquentei xícaras e foi bem confortável) e sem problemas de acesso.

Repare que máquina é bem estreita, procuraram fazer uma máquina com todos os atributos porém que exigise o mínimo de espaço, desde que este é um grande problema, pelo alto preço do metrô quadrado, na maioria das grandes cidades de Europa ..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se preferir o modelo BZ010 é idêntico porém é simétrico, com água quente de um lado e vapor do outro, no entanto simpatizei mais com este: dá mais espaço para mexer na vaporizacao, e a água quente funciona bem (esquentei xícaras e foi bem confortável) e sem problemas de acesso.

Repare que máquina é bem estreita, procuraram fazer uma máquina com todos os atributos porém que exigise o mínimo de espaço, desde que este é um grande problema, pelo alto preço do metrô quadrado, na maioria das grandes cidades de Europa ..

 

Não mais só da Europa, infelizmente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se preferir o modelo BZ010 é idêntico porém é simétrico, com água quente de um lado e vapor do outro, no entanto simpatizei mais com este: dá mais espaço para mexer na vaporizacao, e a água quente funciona bem (esquentei xícaras e foi bem confortável) e sem problemas de acesso.

Repare que máquina é bem estreita, procuraram fazer uma máquina com todos os atributos porém que exigise o mínimo de espaço, desde que este é um grande problema, pelo alto preço do metrô quadrado, na maioria das grandes cidades de Europa ..

Eu fiquei na dúvida.

Mas acho que iria de 07 mesmo.

https://www.youtube.com/watch?v=-c9oKgqs4YQ#t=10

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alemão é assim, habituado a produtos de máxima qualidade que devem durar a vida toda, sem dar o mínimo trabalho ao dono ...

Tó me divertindo muito com esse comentário. Bernardo, vc como brasileiro deve dancar samba tempo inteiro e tomar caipirinhas. Alias, vc já fez a sua fejioada essa semana? rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não sei não, Bernardo. Essa historia do mínimo trabalho não é assim de jeito nenhum. O pessoal se diverte com produtos de boa qualidade e a manutenção deles. Vou te dar dois exemplos típicos. O meu pai é caçador, tem armas que custam mais do que um carro. Ele desmonta e montar elas tempo inteiro, colocando uma graxa aqui fazendo uma melhorada lá. O meu avô tem um ótimo trator e já desmontou e montou o bicho completamente uns três vezes. As mesmas manias com a manutenção de carros, motos, a casa própria. Acho o seu genro é meio brasileiro  :P

 

Outra coisa: abriu uma nova cafeteria em Berlin (District Coffee, Bergstrasse, Mitte). Parece bem legal. Eles tem uma Spirit. 

 

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade achei esse post engraçado porque colegas meus contrataram uma firma Alemã para construir um equipamento recentemente e a firma fez uma confusão absurda ... Quase impossível que uma firma brasileira pode fazer mais bagunça.

 

Mas voltando para o assunto. Gostei muito dessa maquina. Como a Strega e a Única é uma das maquinas mais interessantes na classe dela. Uma pena que a Bezzera não tem um vendedor no Brasil (como a ECM tem o Alexandre).

 

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Um vazamento de água da Bezzi me deu o pretexto para abri-la :-)

Evidentemente que o defeito era mínimo: alguém (?) tinha puxado demais a mangueira de silicone, do retorno da bomba, a mesma tinha soltado de um Y providencial (porque do contrário teria arrancado) dentro da máquina.

Suspeito que foi feito desta forma propositalmente, já prevendo que haveria usuários, pouco cuidadosos, que poderiam puxar as mangueiras exageradamente ...

A máquina é muito bem construída, a caldeira na vertical, cor cinza, encanamentos em cobre e junções em latão, tudo muito limpo e livre de gambiarras.

Aproveitei para tirar o chuveiro e verificar o grupo.

Corresponde ao que o Jim Schulmann descreve, que elogia muito este grupo, com dois grossos dispersores (maquinados de forma de forçar a circulação da água) internos, com furos desencontrados, que propiciam uma excelente distribuição da água dentro do grupo e consequente saída pelo chuveiro.

Meu genro fez algumas extracões (quatro duplos, preparação sofrivel) com um grão para Espresso italiano (muito bom, cortesia do Markus) e saíram muito bem.

Fiquei surpreso pela alta tolerância deste grupo ...

Eu espumei o leite para quatro Cappu grandes, por falta de pitcher usei o copo de uma FP de 800ml de metal. Menos potência que a Strega porém foi bastante bem, considerando ser a minha primeira vez com esta máquina.

O café ficou realmente bom ainda que, em razão do preparo, um tanto precário, eu esperasse por sink shots.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alguem deve ter puxado bastante na mangueira de retorno. Essas mangueiras são bem similares na Unica (incl. o T) e precisa de força bruta para soltar a mangueira.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...