Ir para conteúdo

Coffee Flavor Chemistry


Postagens recomendadas

Senhores,

Estou querendo começar a torrar café e pesquisando achei esse livro: Coffee Flavor Chemistry

 

http://www.amazon.com/Coffee-Flavor-Chemistry-Ivon-Flament/dp/0471720380

 

Achei interessante, pois parece mostrar, além de outras coisas, de foram técnica as reações durante a torra e como isso define as características do café. Alguém já leu? Alguma opinião? 

 

Abs....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Putz... Por 330 obamas? Tem que ser muuuuuito bom mesmo..

 

Eu costumo procurar coisas pela internet.. Acho que Sweet Marias tem um material legal sobre os grãos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece um texto bem especifico e tecnico. Não acredito que vai ajudar muito. Eu colocaria esses 330 dinheiros numa "caixa torrador" para comprar um bom torrador depois (talvez um GT...). A dica do Miyamoto tambem é boa. Bastante material na Sweet Marias.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vi o look inside e também achei que é mais um livro de curiosidade do que um para o que você quer. Se tem o dinheiro sobrando, vai lá, nada contra, mas se seu objetivo é torrar mesmo, acho melhor acompanhar as postagens aqui do cdc. Vários compramos os mesmos cafés nas compras coletivas e trocamos informação sobre as torras e as opiniões sobre os grãos.

Tem também os torradores de nomes criptográficos do Guilherme. Por um pouco mais você já leva um F1 ou um outro análogo. Se bem que talvez seja mais prudente comprar primeiro uma pop fun com um dimmer pra ver se você gosta da coisa.

Torrar é bem legal. Em parte porque você tem sempre café fresco, em parte porque, principalmente com a pipoqueira, estabelece uma relação mais profunda (quase carnal) com o café e também porque pode comprar uns cafés verdes importados da Hasbean e ter ideia do que é um etíope, um queniano, um indonesio (caiu o acento) e, por que não, até um ugandense!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ou seguindo as ultimas tendências, comece pelo tostex.. Se até o Véio testou e aprovou é porque dá certo. Mas claro, também requer conhecimento e técnica adequada... :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que dera o dinheiro tá sobrando Cal :)  :)  :) . Fiquei curioso por ter as reações químicas e com isso explicações sobre as etapas na torra. Pensei que com isso podia tentar entender e priorizar etapas. Mas tô lendo aos poucos as observações aqui discutidas e outras cositas mais.

 

Abs...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse eu vou comprar RodrigoKs. Estou doido par começar a torrar só que queria ver as reações que aconteciam durante a torra. Tentar entender. Eu sei que a prática é o melhor professor mais estou tentando entender as reações. Entender o que dá cheiro, sabor, etc.... Estou com pouco tempo agora para me dedicar de cabeça mas aos poucos chego lá.

 

Achei esse artigo. http://www.scielo.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0100-40421999000200013

Gostei dele.

 

Abs...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nó vei.. Esse material de química aí é muuuuuuuuuito interessante para... um químico. :P

 

Para nós não serve de muita coisa... 

 

Ps.: Não li, só rolei a barra rapidamente! :lol:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu cheguei na conclusão que leitura ajuda muito pouco na torra de café. Na hora da torra são decisões rápidas baseadas em informações sensoriais (cheiro, cor, som ... também do grão antes da torra). É mais arte, alquimia e experiência intuitiva do que ciência. O ideal seria fazer um curso com alguém que já torrou uns x mil batches e sabe, como o Bruno e Ensei Neto etc.

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dei uma olhadinha e gostei do que vi.

Já no início desmistifica o processo de fermentação - frequentemente apresentado como grande novidade, e sofisticado processo de beneficiamento, de forma de justificar um preço muito além do razoável e do produto oferecido - é deixando claro que é parte integrante do processo habitual de beneficiamento do café por via úmida, podendo ser utilizado com ou sem a adição de enzimas.

Descreve a maior parte dos componentes do café, como por exemplo trigonelline, que particularmente me interessa, desde que algumas fontes falam que poderia ser cancerígeno, dependendo da dose.

Não diria que se trata de uma referência necessária para a torra mas, aparentemente, uma muito boa fonte de informação sobre os componentes do cafe.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Algumas partes do livro podem ser vistas aqui: http://books.google.com.br/books?id=NQi1LYJxFvUC&pg=PA3&hl=pt-BR&source=gbs_toc_r&cad=3#v=onepage&q&f=false

 

Como escrevi anteriormente acredito que para aprender a torrar só torrando, quebrando a cara e aprendendo. Bom...mas no meio do caminho acho que um pouco de compreensão das reações químicas e o que está sendo consumido e transformado vale apena. Queria saber o que faz o café ficar mais doce, ácido, etc. Tenho pouco tempo para aprender mais será uma boa leitura. Esse livro tá bem caro (eu acho que até para os padrões americanos) enquanto não tenho grana pra comprar vou lendo as milhares de literaturas disponíveis (artigos e teses) e livros mais baratos. Lógico também a contribuição do CdC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Durval, também acho o que outros disseram aí: você não precisa saber da química da combustão pra dirigir bem um carro... se tiver interesse de entrar a fundo na teoria, legal, mas não deve te ajudar muito na torra. E mesmo assim, eu costumo preferir a infinidade de conteúdo gratuito na net que livros caros de qualidade duvidável  :lol:

 

Compra logo um bolinha 2L no mercado central e bora combinar um encontro pra torrar. A gente troca umas ideias.

 

E qual seu consumo semanal de café? Se for bem pouco, às vezes compensa mais uma pipoqueira.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Durval, mas quão pouco? Acho que com a pipoqueira é mais fácil conseguir uma torra homogênea, e dá pra acompanhar visualmente a torra... só que 100g por vez é pouco pra mim, que consumo pelo menos 300g por semana. Mas se o seu consumo for bem pouco, daria pra considerar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pouco tipo 100 a 150 por semana. Já tinha pensado em uma pipoqueira. Talvez tente no tostex (pra fazer misto) e vejo se gosto da brincadeira como falou o Cal. Pensei na bolinha pois é barato e só usar sem MOD. Pensando e lendo ainda.

 

abs....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pipoqueira sem dimmer, de duas uma:

 

- dá mais trabalho, pois para prolongar a torra tem que ir na base do desliga/liga

 

- ou então, deixa cortar na alta, mas a torra finaliza em uns 5 minutos, saindo de 1C à MP em questão de segundos..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Pipoqueira sem dimmer, de duas uma:

 

- dá mais trabalho, pois para prolongar a torra tem que ir na base do desliga/liga

 

- ou então, deixa cortar na alta, mas a torra finaliza em uns 5 minutos, saindo de 1C à MP em questão de segundos..

 

Não necessariamente. É possível estender a torra diminuindo a massa de grãos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...