Ir para conteúdo

Duvidas - Primeira extração


SirBoldo

Postagens recomendadas

Bom dia pessoal, seguinte:

Pouco postei no forum porque sempre solucionou minhas duvidas pela pesquisa.

Chegou hoje minha Saeco Poema e moedor Kyocera manual.

Fiquei com algumas duvidas meio bestas, já li todo o manual e procurei no forum, então lá vai.

Fui ajustando o moedor até que deixei o nivel da moagem bem fina no moedor, praticamente na ultima.....depois de umas 3 tentativas consegui extrair 50ml em 27 segundos....acho que esta razoável, não?

Enquanto não chega o café do Mario comprei grãos de outubro, então pode interferir na qualidade etc certo?

Apos terminar, simplesmente lavo o porta filtro e filtro? A cafeteira não precisa nenhum procedimento mais?

 

A agua que sobra no reservatório, posso deixar ou descarto?

E por ultimo, como fazer para não desrregular moedor? Ele esta na moagem mais fina praticamente, tenho medo ate que ganhe alguma folga com o tempo e inutilize ele, se é que isso acontece haha. Não preciso lavar ele? Visto que teria que desmontar e perderia a regulagem TB.

Ainda sobre moedor, mais alguem com kyocera que deixa a regulagem vêem no final?

 

Era isso..abraço

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá SirBoldo, se a máquina tiver vindo com filtro pressurizado a relação moagem <-> tempo de extração não é muito intuitiva... melhor confiar mais no sabor. Dá uma olhada nesse tutorial. Lá também dá dicas de limpeza depois da extração. O reservatório, mesmo não enchendo, é bom limpar algumas vezes na semana pra não virar um criadouro de fungos. 

 

Sobre o moedor, faltam quantos clicks pras mós encostarem? De qualquer forma não há perigo de ganhar folga, só de estar moendo mais fino que o necessário e gastando mais tempo do que precisa... pelo menos tá malhando o braço  :lol:

 

Quando usava frequentemente meu Hario (mós parecidas) desmontava e lavava a cada mês...

 

Boas extrações aí... e continue pesquisando no fórum. Busque o tópico da sua máquina que deve ter bastante informação útil.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa valeu, de qualquer forma acho que mesmo sendo pressurizado, quanto mais tempo leva (desde que saindo fluxo continuo) melhor fica o sabor.

 

Sobre o moedor, meu medo é que quando desgastar, eu não consiga mais deixar o pó bem fino, pois esta regulado quase que no limite.....bem fino.....e os cafés estão saindo bem.

 

 

 

Não entendi a pergunta de clicks/mós que você fez.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O seu deve ser esse aqui, né?

 

26521_285.jpg

 

O outro modelo menor tem um ajuste das mós na parte de baixo que faz "click" pra cada intervalo de ajuste da porca.

 

No caso desse da foto o ajuste é contínuo. Sem café as mós estão se tocando, fazendo algum barulho?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É esse da foto. Não, não fazem barulho sem café.

 

Achei meio aguado com moagem mais grossa.....talvez se eu pressionar o pó fique bom.

 

 

De qualquer forma, moo bem rápido grãos para um duplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então me ferrei mesmo.

A moagem para o espresso deveria ser mais fina que para café coado, correto?

Pra deixa assim, a regulagem fica mito baixa, ou seja, se gastar as mos tenho que começar coar o café haja...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo, falha minha então. Não tenho o moedor, só ví um vídeo do uso dele e entendi [pelo visto equivocadamente] que o ajuste é contínuo.

 

SirBoldo, sendo mesmo escalonado o ajuste, conte quantos passos faltam para as mós encostarem, que o pessoal que tem ele pode te dar uma referência da faixa de ajuste pra expresso. Mas se as mós não estão encostando, não tem risco de desgaste.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na verdade, acho que mesmo na regulagem para pó mais fino, elas nao encostam,

Alguem que tem um igual poderia dar um opinião também hehe

Já que não sou experiente para falar sobre escalonado, mós, et

 

 

Bom, vendo na internet vi em um site a relação de moagem e encontrei que::

 

 

 

 

 

 

 

Se a relação de moagem for igual a que encontrei nesse site, então estou moendo fino demais. Comparei com café de mercado (para coar), que é bem mais fino que estes das imagens. Se realmente for esse nível, eu estava moendo muito fino, por isso estava la no final

Para coado (mais grosso) isso aqui:

coador.jpg

Para expresso (mais fino) é isso aqui: Espresso.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...