Ir para conteúdo

Ajuda extração espresso


Postagens recomendadas

Boa tarde,

 

Galera recebi essa semana, após muito sofrimento com os correios, a minha Nemox Fenice!!!

 

Comecei agora a tirar meus espressos, porém acho que ainda estou um pouco longe de fazer uma extração correta, por isso peço ajuda de vocês!

 

O que acontece é que eu não consigo por nada aumentar o tempo de extração, meu café sai em 10 segundos com parametros descritos no tutorial, 14g de pó para 28g liquido, seguem abaixo meus testes:

 

- Aumentei a quantidade de pó, 16 gr / 12 seg, 18 gr / 13seg.

- Diminuir a granulometria*, no mínimo 14 seg, 4 pontos acima 10 Seg.

- Pressionar com mais força, diferença mínima, uma observação é que com a granulometria 2 pontos e tamponando bastante chegou a vazar agua do PF e mesmo assim o tempo foi de 15 seg.

 

Uma observação importante, estou usando o Moedor Encore, na primeira vez que fui moer para expresso percebi que ele não está moendo nada abaixo de 12, o alexandre falou que ele pode ter apertado muito e se dispos a realizar o reajuste caso necessário, no entanto o mas importante é eu conseguir moer na granulometria ideal, o número do ajuste pouco importa...

 

Quem puder ajudar!

 

Vlw 

Bruno

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Abaixo do ponto 12, por exemplo no 11, os grãos ficam pulando e não são mordidos pelas mós?

 

Se vc pulsar, ligando desligando, aos poucos mói? E se usar o hopper cheio de grãos p/ fazer peso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu Encore fazia isso e, aparentemente, resolveu da seguinte forma: gire o hopper até o lado oposto, isto é, 40. Depois volte para 10 e tente moer.

 

O meu pulava os grãos abaixo de 10 e depois desse procedimento eu consigo moer até em 2.

 

Obs. Foi um teste aleatório que fiz, sem fundamento no manual. Mas deu certo, e é isso que importa....hahahaha :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É exatamente isso, abaixo do do 11 pra baixo os grãos ficam pulando e não moem, eu ainda não tentei com o Hopper cheio.

 

Weiler, eu não entendi muito bem como fazer isso, deixo por exemplo 5, sem tentar moer nem nada vou para o 40 depois volto pro 5?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faz assim: suponhamos que atualmente ele só consegue moer acima de 10. Daí vc move o hopper click por click até a posição extrema (40). Depois retorne click por click até a posição 8 e tente moer. Depois tente moer no 7, 6 etc. Bem provável que se der certo, ele moerá até a posição mais fina.

 

E repito: deu certo comigo, mas pode ser que eu estivesse fazendo algo errado (o algo mal encaixado) que depois que eu girei o hopper foi corrigido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E se no 12 já é fino o suficiente e é outro problema, tipo compactação errada, e está saindo rápido por canalização brava?

 

Um filminho de todo o processo ajudaria =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu encore também fica com o grão pulando quando tento no 2.

do 3 em diante é uma maravilha.

Só que no meu caso o ponto ideal pra mim é o 3. Então sem problemas.

 

Descobri que pula no 2 porque fui tentar moer o mais fino possível para ver como seria.

 

No site da baratza eles listam esse problema como algo comum, recomendam diminuir a rotação do motor:

https://www.baratza.com/troubleshooting/

 

Tutorial de diminuir a rotação:

https://www.baratza.com/wp-content/uploads/Speed-Reduction.pdf

 

Bruno, preencha os seus dados para podermos saber melhor como te ajudar.

Essa pergunta pode ser meio idiota, mas seu filtro é despressurizado? A granulometria funciona diferente em filtros pressurizados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É uma Fenice, Tarcísio. O filtro não é pressurizado.

 

No 11 é grosso para expresso. O meu regulado para moagem mais fina fica por volta do 8 ou 9 o expresso.

 

Nunca moi mais fino que o 6, mas mesmo assim moeu normal. Amanha vou pegar algum grão velho e testar moer mais fino para testar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apenas para ilustrar.

 

No meu moinho há uma chapinha aparafusada no eixo que serve para ajudar as mós morderem os grãos. Não mostrarei foto pq não é o momento de abrir o moinho, mas desenhei abaixo como é.

 

s4hk8sc.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sérgio, no meu aí é um parafuso daquele borboletas, não sei o nome certo.

Ele proporciona algum tipo de ajuste? ou apenas fixa alguma coisa?

 

Legal essa ideia da chapa, mas ao meu ver por ser uma faca de dois gumes, impede de subir e de descer....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No meu só fixa. Não é bem de 2 gumes. Supondo que não esteja mordendo grão, a chapinha joga metade para cima, mas a metade que vai para baixo acaba sendo mordida.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esclarecendo que a idéia não é minha, veio assim no conjunto da Magnifica que foi comprado pro moedor.

 

Para ficar mais eficiente, ao invés de ser uma chapinha retangular poderia ser maior, tipo 1/4 de círculo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não consegui gravar com meu celular então tive que usar minha camera mesmo, o arquivo ficou grande, está marcando aqui 50 min pra completar o Upload, minha internet é lenta :S

 

No vídeo tem alguns erros, vcs vão ver que eu perdi uns 1-2 gramas de pó testando o moedor, desculpem também o foco, eu estava sozinho segurando a camera e fazendo tudo...

 

Esqueci de filmar como ficou o pó no PF, ficou sequinho, sem sinal de canalização.

 

Uma observação é que eu já fiz esse teste sem cometer os erros do vídeo.

 

Segue abaixo o link do vídeo.

 

http://youtu.be/h704UICf3DY

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bruno, não iria ajudar no problema, mas aperte com mais força o porta filtro, senão fica vazando...

 

Vc moeu no 12 e perdeu alguns gramas. Não dá mesmo com uma certa paciência, esperando mais tempo, moer no 11? Também tente umas 15-16 g de pó no filtro e um pouco de mais firmeza na compactação, sem exagerar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De qualquer forma, parece que tem algo estranho com o moedor. Ideal seria pesar também o café que saiu do moedor pra saber qual exatamente a dose que efetivamente está indo para a máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...