Ir para conteúdo

Ranking 2015: Máquinas de Espresso


Postagens recomendadas

 

http://www.qvinho.com.br/cafes-especiais/maquinas-de-cafe-espresso-20-dicas/

 

Inspirado nesta postagem do blog qvinho, aprofundei minha pesquisa sobre máquinas de café espresso para uso doméstico. Foi então que apareceu na primeira página do Google o fórum CDC (e aqui estou).

O artigo do fotógrafo Jomar Brustolin, é de 2008 onde encontramos um panorama de marcas, abrangente e simplicado, que não encontrei em nosso fórum (e eu fucei bastante mas posso ter me enganado).

O título deste tópico "ranking 2015",  inspira uma atualização deste panorama sob a ótica dos experts, pessoas lindas deste fórum.

 

O autor dividiu em "fora de série", "top de linha", "intermediárias", "populares", e "desconhecidas de baixo custo" (bem educado da parte do autor).

Subentende-se que o público alvo seja composto por leigos em busca de orientação.

Acredito que se possa melhorar a classificação como por exemplo, incluindo ou alterando uma categoria para "máquinas de entrada"; além de incluir marcas comentadas no fórum.

Enfim, podemos dar uma "tunada" nesta proposta e balizar os iniciantes (como eu), pois o volume de informações do fórum felizmente é riquíssimo.

 

 

Atualizarei logo abaixo as informações que os membros forem acrescentado ao tópico e assim pretenciosamente faremos nossa seleção.

Se os leitores do tópico abusarem dos "likes" às contribuições postadas, facilitará perceber o que  deve ser incluído e em que categoria.

 

Bom debate!

 

(Obs. Acesse o blog Qvinho para entender as definições das categorias abaixo listadas).

 

FORA DE SÉRIE

 

Kees van der Westen

La Marzocco

Slayer

Synesso

 

TOP DE LINHA

 

Astoria

Brasilia

Dalla Corte

Elektra

Expobar

Grimac

La Cimbali

La Spaziale

Nuova Simonelli

Pasquini

Rancilio

Vibiemme

Victoria Arduino

 

INTERMEDIÁRIAS

 

Ascaso

Francis Francis!

Gaggia

Jura Capresso

La Pavoni

Saeco

Solis

 

POPULARES

 

Ariete

Delonghi

Krups

 

BAIXO CUSTO

 

Britânia

Espressione

FunKitchen

Zeex

 

Até post #27

Editado por Wagner Castilho
  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Wagner,

a intenção é boa, mas essa lista é muito simplificada. Faltam marcas (p.ex. tem pelo menos 4 marcas junto com a LM na 1a categoria), marcas tem modelos que encaixam em categorias diferentes etc. etc.. No fim das contas, cada um tem que definir o seu orçamento e as suas preferençias (que variam muito) e fazer uma pesquisa especifica.

 

Para ganhar uma ideia, olha nesse site alemão, que só da uma lista de maquinas com uma caldeira:

 

http://www.kaffeewiki.de/index.php?title=Kategorie:Einkreismaschinen

 

Abçs

Burny

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 2009 eu já descordaria de algumas afirmações do autor e da lista criada, mas vale comentar que o artigo tá um "tantin" desatualizado.

 

Tem marcas aí que sumiram, outras apareceram. E houve as "aquisições e assemelhados".

 

São seis anos de mudanças no mercado. Nesse meio tempo, a Saeco comprou a Gaggia. A Philips comprou a Saeco. A Delonghi comprou a Aríete e a Espressione. Se não me engano, a Philips comprou metade da Delonghi e esqueci qual empresa comprou a outra metade. Li em algum lugar que a Expobar, originariamente espanhola, foi comprada pela Crem sueca, que é controlada por uma empresa australiana de equipamentos industriais e hospitalares.

 

Tremendo rolo. ;)

 

E eu quase concordo com o Márcio pois, diferentemente da dele, a minha máquina me deixa "fóra do sério"... Tragicomédia. <_<

 

Carpe Coffeam!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para fazer isso numa maneira seria precisa de categorias objetivas, tipo maquinas SBDU, HX, dualboiler, manuais etc. e comparar modelos na base das especificações técnicas, qualidade, preço, disponibilidade e assistência técnica no Brasil etc.. Seria um trabalho herculeano.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Bom, com três citações para a máquina do Marcio Carneiro se não houver melhor sugestão, por enquanto, já posso criar o tópico RELIQUIARIA CDC.  Ficou bom, Anita?

 

Cabral, não sei o que muda com tantas aquisições e afins, mas sempre desconfiamos que a marca sofrerá perdas. Acompanhei en passant seu case de sua Breville. Em que categoria deveríamos colocá-la, então? :huh:  Lembrando que é um ranking do momento atual, tudo pode mudar (melhorar) em 2016, não é?

 

Burny, não sei se tenho competência (o tempo é pouco, com certeza) para tal tarefa herculana mas me identifico com seu perfeccionismo. Fico no aguardo das 4 marcas para se colocar na categoria fora de série que vc. mencionou.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fico no aguardo das 4 marcas para se colocar na categoria fora de série que vc. mencionou.

 

 

Olá Wagner, pensei nas marcas Kees van der Westen, Synesso, Slayer, e uma 4a que foi discutido um tempo atras aqui (não lembro o nome, mas tinha recursos parecidos). Deve ter mais marcas.

Abçs

Burny

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com o Burny, a intenção do tópico é boa mas não vejo sentido em classificar marcas dessa forma.

 

Seria como querer classificar marcas de carro e colocar a Mercedes-Benz como top de linha e a Chevrolet como intermediária. Aí você vê um Corvette ao lado de um Classe-A e fica sem entender nada.

 

O ideal seria classificar como o Burny sugeriu, por modelo (e não por marca), comparando especificações, preços, disponibilidade etc.

 

Já houve sugestão de tópico semelhante no passado mas não foi pra frente justamente pelo tanto de trabalho/tempo/conhecimento/saco que demandaria.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Fiz uma pequena alteração no texto principal incluindo uma frase chave "para uso doméstico".

 

Mortari, o comparativo com carros não me parece apropriado; máquinas de café são absolutamente desconhecidas a maioria dos brasileiros. Enfim, sou novato...

 

Lisca, qual sua sugestão, ECM e Olimpia entram onde?

 

Rodrigo, não faz sentido para seu nível de conhecimento. Eu fiquei satisfeitíssimo em poder acessar os sites das marcas acrescentadas pelo Burny, para mim novidade pura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As máquinas antigas estão longe de serem somente relíquias ... são profissionais da época de ouro, famosas pela qualidade e sofisticação na construção, bem como do espresso que produzem.

Devemos lembrar que a evolução das máquinas de alavanca tem sido lenta, e que somente os grupos comerciais atuais mais sofisticados equivalem aos de então, é também que o grupo mais utilizado nas semiautomáticas, o E61 tem esse nome por ter sido lançado pela FAEMA em 1961.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wagner, das maquinas do pessoal do CdC faltam as da ECM, Bezzera, Rocket, Breville, Fiamma, Nemox.

Pois é, Burny... me diga em que categoria estas marcas deveriam ser colocadas em sua opinião pessoal, pela sua experiência considerando os acertos e desacertos dos fabricantes nos últimos anos. Deste modo teríamos um retrato atualizado do mercado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Talvez não tenha me expressado corretamente, Wagner. Quando quis dizer que a liste era improdutiva, é que ela serve no máximo como ilustração. Apenas para exemplificar, a ECM faz desde máquinas de entrada até máquinas top de linha. Classificar por modelo? Conterá milhares de modelos e sempre estará desatualizada.

 

Por isso que penso que o iniciante interessado em conhecer o universo das máquinas de expresso (o que não é obrigatório, mas parece ser o seu caso) deveria primeiro entender rudimentos do funcionamento dos modelos básicos de máquinas de expresso: SBDU, HX, Dual Boiler e de Pistão. Também entender o significado de coisas como pré-infusão, OPV, PID. A partir daí, sim, começa a se entender o que cada fabricante oferece. Senão fica aquela coisa rasa de o que é melhor, Mercedes ou Audi? GM ou Volks?

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Rodrigo, não recebi autorização do autor para reproduzir o texto do blog que deu origem a minha iniciativa. No artigo, o autor define o que cada categoria quer dizer. É bem elucidativo (aparentemente ninguém leu o artigo. 37 linhas de leitura seriam suficientes). De todo modo tentarei contornar de alguma maneira.

 

Desde já, agradeço sua atenção e de todos do fórum!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este artigo do qvinho é pra lá de antigo e ele faz uma classificação por "categoria" de máquinas, isto é, iniciante, intermediário, avançado... o que eu quis dizer foi algo completamente diferente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wagner, como você sugeriu que bastaria ler as primeiras 37 linhas do artigo para compreender sua proposta, sugiro que leia pacientemente e na íntegra as mensagens que foram postadas, sem assumir que são críticas à iniciativa do tópico, mas indicadores de uma inadequação fundamental da proposta.

 

Acho que o "ponto" que a maioria de nós está querendo ressaltar é que o artigo original tem furos e a "classificação" sugerida pelo autor, bem como sua fundamentação, compõe um dos maiores pontos de "ingenuidade" que incorporam o artigo. O fato de você ter gostado é o maior indicador do problema desses artigos generalistas, pois dá a falsa impressão de que se entendeu algo como fato, mas o artigo fonte em si é pobre e falho desde sua proposta articular.

 

Quando disse que discordava de diversos pontos do artigo, estava tentando comunicar, com sutileza, que para mim o artigo é, na média, ruim.

 

Depois apontei para a desatualização. Vc perguntou que diferença faria, e é simples: as aquisições mexeram com a fabricação dos produtos e, enquanto alguns produtos permaneceram inalterados em aparência e nome, as mudanças técnicas os levaram a perder ou ganhar qualidade, a mudar características etc. Mesmo na "parca" lista do Sr. Jomar, as coisas mudariam de lugar.

 

Sua iniciativa é louvável, mas o caminho de sua intenção de contribuição é que tem sido questionada pelo pessoal. Não entenda como crítica à iniciativa, mas como um apontamento da inadequação da proposta de argumento à realidade do mundo do café espresso.

 

Só pra referência e exemplo, como colocar Rancílio nas Top de Linha se a máquina mais popular da marca é a Silvia, que é uma máquina de entrada? E se o termo não for esse, mas a marca em geral, como colocar a Gaggia no grupo das intermediárias, se as máquinas profissionais da marca são consideradas Top de LInha e superiores a algumas das marcas na tal da "lista Top" do autor?

 

E os comentários sobre moinho? Mostra de boa vontade acompanhada de incompetência ou ignorância. Um perigo! Na área de saúde, por exemplo, isso costuma aleijar e matar... Crendo no texto, alguém comprará um Cadence de lâminas e, ao obter resultados ruins, tentará encontrar responsabilidade em outro ponto, pois o artigo afirma que "os moinhos domésticos geralmente conseguem um resultado satisfatório", sem sequer citar a gritante diferença entre um "triturador disfarçado" com rótulo de moinho e um moinho de verdade.

 

Na minha opinião, o artigo original do Sr. Jomar é míope em sua concepção, e tal tipo de texto, incluindo com ênfase a tal classificação, é um indutor de erros para o novato. Se fosse mais completo, melhor explicado, seria menos danoso. Como está, mais atrapalha do que ajuda.

 

O abraçar da sugestão de Rodrigo, que você estude os tópicos por ele listados, deverá levá-lo a entender os comentários e objeções que estão sendo ventilados pelos outros membros do Clube. Depois, se ainda quiser fazer uma classificação, verá que dá bastante trabalho, pois seria necessário separar em categorias bem mais significativas do que as do artigo no qual você se baseou. Se assim o fizer, ficarei feliz em contribuir, mas não tenho fôlego para administrar um tópico tão abrangente, exigente e, em princípio, frágil.

 

Dê-se oportunidade de ler um pouco mais dos "textos base" do clube, tenha paciência com a informação e consigo mesmo que vale a pena! O resultado deverá ser a experiência de fazer e beber melhores cafés de sua vida!

 

Carpe Coffeam!

  • Curtir 10
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cabral descreveu com clareza, vou fazer um pequeno complemento, somente para deixar ainda mais claro o panorama.

Na escolha de uma máquina, deve ser considerado o objetivo para o que a máquina está sendo escolhida ..., tentarei dar uma idéia.

Tem usuários que somente extraem espresso, e não tem interesse em vaporizar leite, para estes tem máquinas como a LM Shot Brewer que são ótimas para este fim, sendo que máquinas de uma caldeira são ideais para este tipo de trabalho.

Outros tem muitos convidados e precisam uma máquina que permite fazer todo tipo de café, com ou sem leite, e ainda com boa recuperação térmica, permitindo extrair um após o outro.

Ainda outros tem um gosto bem definido, e gostam de um tipo de grão e não são de trocar nem experimentar. Estes são candidatos a máquinas que possam ser reguladas e que sejam bem estáveis, tipo com termosifão ou gliceurs, ainda ligadas na rede hídrica e utilizando moedores elétricos com hopper.

Para uso mais diversificado, já entram várias alternativas tecnológicas, desde massa para troca de calor, tamanho de caldeiras, PID, HX, Double Boiler grupos saturados, preinfussão regulável e tantas outras ...

Outros gostam de experimentar com muitos cafés, requerem máquinas que permitam ajustes rápidos de temperatura, tipo PID ou HX e ainda entramos no campo mais complicado: o da pressão variável ....

Aqui já é areia movediça desde que não somente a máquina tem de ser capaz de variar a pressão de extração, mas o barista deve saber o que está fazendo e com cada grão, do contrário o resultado será pior que uma extração tradicional.

Aqui temos as máquinas de alavanca, com maior ou menor controle e estabilidade térmica, e as máquinas mais avançadas, tipo a Slayer, a Hydra e agora a Vesuvio.

Muitos dos equipamentos mais sofisticados somente existem em modelos comerciais, que visam a uma maior produtividade e requerem maior robustez e consequentemente são, normalmente. mais caras.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal seria um "Banco de dados das Máquinas de Espresso". Algo como o wiki que o Burny postou, só que bem mais completo (mais colunas na tabela).

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso sem falar em perfil de temperatura de extração, que costuma mudar de HX (e dos diversos comportamentos de HX, como dragões, agnósticas e mixers, pra usar a classificação do Dan Kehn) para SBDU ou DB.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

Ok, muito bom... muito bom... vamos lá!

 

Li novamente todas as postagens e para mim ficou claro que:

 

1º É muito trabalhoso fazer uma lista de marcas e modelos (e já foi tentado). 

Não foi minha intenção desde o início e concordamos todos que é um trabalho insano.

2º As categorias não são "significativas" como apontou o Cabral.

Escrevi no 1º post: "Acredito que se possa melhorar a classificação..."

 

Então proponho uma outra classificação:

 

Marcas exclusivas

identificam somente máquinas de café espresso

Fora de Série

x identificamos à frente entre ( ) os termos "comerciais" e/ou de "uso doméstico")

y (comercias)

z (comerciais e de uso doméstico)

etc...

1a. linha

idem

etc...

2a. linha

3a. linha

 

Marcas agregadas

Identificam vários equipamentos

1a. linha (se houver)

xxx (identificamos à frente entre ( ) os termos "comerciais" e/ou de "uso doméstico")

yyy (comercias)

zzz (comerciais e de uso doméstico)

etc...

 

2a. linha

idem

etc...

 

Obs. Os links em azul possuem representação no Brasil (coloco outra cor de link para os que não estão no Brasil, tomar cuidado para não virar um sarapatel).

 

Existe ainda o conceito de proconsumers que é muito comentado no fórum e eventualmente se encaixe melhor na classificação.

 
 
 
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...