Ir para conteúdo

Compra coletiva de café verde


Carneiro

Compra coletiva de café verde  

89 votos

  1. 1. Quantos kg (total) de café verde você compraria, considerando a possibilidade de ter 2 ou mais opçoẽs? Lembre-se que a safra é anual...

    • Menos de 2 kg
      11
    • De 2 kg a 6 kg
      45
    • De 6 kg a 10 kg
      19
    • De 10 kg a 20 kg
      10
    • De 20 kg a 30 kg
      4
  2. 2. Qual mínimo de opções de café verde você acha necessário ter disponível?

    • Uma já tá bom
      11
    • Ao menos duas
      47
    • Três ou mais!
      31
  3. 3. Qual preço médio você pagaria por cafés excepcionais (verde, na torra se perde ao menos 15% de massa)?

    • R$ 10,00 por kg
      1
    • R$ 15,00 por kg
      16
    • R$ 20,00 por kg
      32
    • Dane-se, eu pagaria até R$ 50,00 por kg de cafés magníficos!
      40


Postagens recomendadas

A verdade é que a situação em que " pessoas ligam querendo comprar 1/23 sacas" não deve ter aparecido muito e não foi necessário e nem se pensou em bolar um tratamento especial nesta situação, mas isto deve mudar, veja a Atila por exemplo que publica fotos direto em seu Facebook fotos com novos proprietários de torradores, boa parte deles micro-torradores.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não concordo muito que é um favor vender uma saca só. Talvez aplica para as grandes empresas, mas existem muitos produtores pequenos que produzem menos que 100 sacas por ano e tem sim interesse em vender uma saca por um bom preço. A FAF incl. oferece caixas de 20 kg, então faz parte do negocio deles e duvido que é caridade ...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que talvez seja por conta da recém colheita e beneficiamento, é época de grandes negociações e exportações, produtores enviando cafés para avaliações, deve ser um período bem corrido, creio que seja  mais fácil negociar o que não fora vendido e sobrou, como aquelas 2 sacas que o pessoal daqui comprou da FAF onde era a safra de 2013.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, depois que passa essa época de colheita tudo fica mais tranquilo e eles tem mais tempo de atender a esse público mas nesse momento os melhores cafés já foram faz tempo. Final de safra então é uma festa, todo mundo é BFF pois está tentando se livrar dos cafés velhos para dar lugar aos novos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom dia senhores do café... contribuindo para o assunto, também não concordo que seja favor, café de container é café commodities, cafés especiais são vendidos em sacas unitárias para cafeterias/torrefadoras de micro lotes, coisas do tipo, q questão talvez seja que no Brasil isso não é muito comum ainda e o fazendeiro às vezes não é bom para fazer esse tipo de negócio, se ele fosse bom não precisaria de Bob-O-Link para vender por eles.
Morei 7 anos em Viçosa e tenho amizade com os produtores do Café Braúna, eles são bons em venda, então eles produzem, torram e vendem, por isso eles tem uma marca, diferente de outros produtores que tem grandes cafés (http://bsca.com.br/cup-of-excellence-late-harvest.php?id=16) como estes classificados do Cup of Excellence mas muitas vezes não tem marca, então eles vendem sacas unitárias para atravessadores ou micro torrefações.
Por falar nisso, alguém já tentou contato com estes produtores? Será que vale a pena? Meu amigo e colega de sala aqui foi orientado do Borém e tem contato com os colegas dele de Lavras que podem indicar alguns produtores de cafés com notas acima de 85 pontos e que talvez possam vender mais fácil para nós, estou vendo com ele se consigo estes contatos.

 

 

Abraço,

Natanael 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, estava tão ansioso para comentar com vocês que conseguimos finalizar a primeira saca da compra coletiva que nem aguentei chegar em casa. No carro, enquanto dirigia, postei a mensagem anterior. Agora com calma vou passar algumas informações. 

 

Primeiramente gostaria de justificar a escolha do café. A maior motivação para a seleção desse café é o custo benefício. A saca sairá, já com os custos de transporte, por R$1.000,00 o que é aproximadamente R$ 17,00 por quilo. Além disso é um café muito bom (não excepcional), com 84pts honestos! 

 

O Rubi Lavado é produzido na Fazenda Esperança pelo Zinho, que é o pai do Bruno da Academia do café. Proveniente da região do Cerrado Mineiro em Campos Altos é um típico Cerrado que em torras médias resulta em uma bebida com toques intensos de avelã e amêndoas além de notas agradáveis de chocolate amargo. No espresso é uma bebida com corpo razoável, boa acidez (não cítrica) e um retrogosto intenso e duradouro.

 

Eu cheguei a comprar um pacote de 250g torrado pelo Ivan e, desde sexta feira, venho experimentando o café em diversos métodos de preparo. Não sou um expert em classificação e degustação, mas gostei muito dos resultados que obtive. Além de mim o Burny também conhece o café e me apoiou na escolha do mesmo. 

 

Aparentemente o Rubi será um dos próximos da lista do pessoal do Moka Clube e a Academia também vende ele torrado. Desta forma, não será difícil conseguir uma amostra torrada por profissionais. O que pode ser legal para comparações... (ou não! rs rs rs)

 

Por fim é um café Lavado, acredito que será novidade para alguns membros por aqui, pois não é comum termos cafés brasileiros com esse tipo de processamento. 

 

Segue então o resumo da obra: 

 

Fazenda Esperança

Campos Altos/MG

Cerrado Mineiro

Altitude: 1.100m ~ 1.400m

Variedade: Rubi

Processo: Lavado

Produtor: Zinho

Valor: R$ 1.000,00 com frete e ICMS inclusos

 

Semana que vem já terei a saca em mãos. Até lá precisamos definir qual será o segundo café. Temos as seguintes possibilidades: 

 

  • FAF - Catuaí Vermelho - Natural - 1.800 + ICMS + Frete (estou aguardando o e-mail com o valor final e perfil do café até hoje!);
  • FAF - Bob - o - Link;
  • Café Indicado pelo Victor - Natural - 1.500 + ICMS + Frete (corre o risco de já estar esgotado);
  • Ninho da Águia - Clayton - Ficou de passar valores e perfil assim que tivesse o café, a colheita dele é tardia e teríamos que esperar mais duas semanas pelo menos;
  • Santa Rita - Produtor TARCÍSIO - Catuaí Vermelho CD - Região Matas de Minas - R$ 900,00 a saca já com transporte (estou com uma amostra dele torrado aqui em casa e o Burny tem ele verde, em breve teremos mais informações a respeito do café);
  • Sitio Santa Rita - Produtor VALMOR e Adriane - Mundo Novo - Natural - Ainda não abri as negociações com ele, mas gostaria de colocar o café na mesa de discussões. Temos que valorizar quem valoriza nosso trabalho! Ninguém merece má vontade de produtor!

 

E aí pessoal, quem se manifesta??

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda não tomei do Rubi, mas os melhores cafés que já comprei na Academia eram da Fazenda Esperança! Igor, o Valmor ainda teria o suficiente? E esse preço do Tarcísio tá justo... faz algum tempo que tomei café dele, mas lembro que gostei.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Igor, valeu por correr atrás dessa compra. Mas peloamordedeus, quando estiver dirigindo, apenas dirija. Não quero financiar uma tragédia.

 

Sobre os cafés, confio em você. :) E como coloquei no comentário na planilha na minha célula, se rolar uma segunda saca, pego 2kg da primeira e 2kg da segunda. :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Mundo Novo é da safra nova do Valmor, acredito que ele terá uma saca para nos vender. O Gui Torres está elogiando muito o café!

 

O Tarcísio é um café honesto! Nada de excepcional. Pelo que já pude notar o que se destaca muito nele é a doçura de garapa/cana de açúcar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Achei o Bob da compra passada nada muito especial e em geral acho os cafés da FAF bem caros. Sitio Canãa da FAF seria uma outra história, mas provavelmente mais caro ainda.

 

O Tarcisio da nova safra já torrei. É muito bom no espresso, boa docura e bom corpo. Mas nada exótico, baixa acidez. Não sei se o pessoal aqui vai curtir muito. O preço é bom.

 

Gostei muito do Ninho da Águia da nova safra que eu tomei na Academia, mas vai com certeza sair muito caro!

 

Torrei o Mundo Novo do Valmor hoje. O cheiro do grão é ótimo, bem frutado. Vou tomar um coado amanha e escrever o que eu acho. Se o Valmor faz um preço camarada para a gente, talvez seria uma boa opção.

 

Abçs

Burny

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou a disposição de vcs ! De 1 Kg a 1000 Kg !!! 

 

Tenho uns 20 Kg ( aproximadamente ) aqui em casa , em SP , ja beneficiado e algumas sacas no sitio a serem beneficiadas conforme necessidade.

 

Segue a ficha do Mundo Novo ....

 

Sitio Sta Rita de Cassia

Bueno Brandão/MG

Montanhas do Sul de MG

Altitude: 1.100m 

Variedade: Mundo Novo

Processo: Natural / Seco em terreiro de concreto

Produtor: Valmor e Adriane

post-3242-0-77367500-1413425380_thumb.jpg

post-3242-0-69182000-1413425540_thumb.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa Igor, mandou bem!

 

Confio na segunda escolha de vocês, se quiserem uma opinião é que também não achei nada demais o bob-o-link.

Conseguir um do clayton ou faf seria ótimo.

O do Valmor se não fecharem nessa compra em breve comprarei com ele.

O do Victor eu acho que não tem mais aquele, só se ele arrumar outro semelhante.

E o do Tarcisio pelo menos o 2013 o burny elogiava bastante, não sei o 2014

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antes de mais nada, Igor, excelente trabalho! Vários fronts abertos e uma saca já fechada.

 

Pelo que você fala, esse café deve ficar bom no expresso. O bob-o-link eu achei que dá um expresso muito bom, pro meu gosto, é claro.

Se de fato esse rubi for mais para expresso, sugiro que tentemos um outro café que dê um coado bom. Eu pessoalmente não me incomodaria de pagar mais por isso.

 

Não tenho muito o que falar. Do bob-o-link já falei. O do Ninho de Águia, se for o late harvest que a W&S vende, eu comprei uma vez torrado (torra clara). Tinha um aroma muito agradável e acidez pronunciada. Pelo menos parece ter um perfil bem diferente do rubi, o que eu acho bom.

Não conheço os outros, portanto só posso confiar em quem conhece.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cal.. Uma coisa que o Bruno insistiu bastante nas conversas na Academia foi justamente esta questão do preço.

 

O simples fato de pagar mais não significa um café melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Tarcisio de 2014 tem o mesmo perfil do de 2013. Eu gosto muito, mas tem acidez baixa ... Não é tão diferente do Rubi. Talvez seria mais interessante comprar na segunda saca um mais frutado e assim um café mais diferente do Rubi?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cal, eu estou gostando do Rubi tanto no coado quanto no espresso, porém na torra que se encontra - média clara - ele fica mais interessante no coado. Gostei muito no v60 e na AP, pois destacou de forma acentuada a acidez. Na FP ele perde um pouco dessa característica mais ganha corpo e continua legal. No espresso o amendoado e o chocolate que se destacam juntos com uma boa acidez e um corpo razoável, porém nada muito complexo! O retrogosto fica bem interessante também, bem persistente. 

 

Vale lembra que essas considerações estão sendo feitas sobre a torra de um profissional em um equipamento top! Não sei como vai sair na casa de vocês... 

 

Sei que falei com Ivan (o cara que torra na Academia do Café) hoje e pedi pra gravar um vídeo dele passando algumas recomendações gerais pra torrar Rubi! Ele topou!!! :D

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como os demais, sugiro para o segundo café algum que tenha perfil diferenciado em relação ao primeiro. Mas é apenas sugestão, confio e apoio qualquer decisão do Igor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal, fiz dois coados agora do Mundo Novo em questão (torras de ontem 13.5 e 15.3% de perda). 1a surpresa, o de 13.5 ficou bom, bem frutado, doce, mas sem muito corpo. O de 15.3 ficou melhor, sem dúvida, e achei os mesmos aromas de frutas vermelhas bem presentes que o Guilherme já mencionou. Um café bem equilibrado e gostoso. O de 15.3 tambem fiz no espresso (sei que faz pouco sentido com um dia da torra) e apresentou o aroma frutado esperado, mas ficou adicionalmente amantegado, outra surpresa agradavel.

 

Acho que é um cafe no nivel de qualidade e complexidade do Rubi (embora bem diferente) e se podemos comprar a saca na mesma faixa de preço seria muito interessante.

 

Só para deixar isso claro, essa é a minha avaliação pessoal, e muito subjetiva. Tenho a minima qualificação para avaliar cafés ... Mas eu gosto desse café. Se não entra na compra coletiva vou comprar uns kilos direitamente com o Valmor. Ele é de parabens!

 

Abçs

Burny

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fiz mais dois espressi agora. A torra mais clara realmente não da certo no espresso, meio sem graça. O 2o da torra media já ficou muito bom, com uma nota de avelã e essa viscosidade amanteigada que fica na boca para um tempão. Posso imaginar que esse café vai ficar ótimo no espresso, vamos ver em uma semana ... se ele vai sobreviver uma semana ... rsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente trabalho Igor, sou da opinião o que vocês escolherem está ótimo.

Se o Rubi é um café mais tradicional, sem ser exótico ou com acidez destacada, talvez seria interessante a outra saca ser o oposto, um café que gostaria de tomar novamente mas acho que é difícil para comprar e se não me engano o preço é meio que fora da realidade é o que o Moço torrava, o frutado ao quadrado, não lembro de que fazenda era, mas foi o café com acidez mais evidente que já tomei aqui em terras tupiniquins, extremamente diferenciado,  se encontrássemos um café parecido com esse seria bem interessante, mas isso poderia ser até mesmo em futuras compras coletivas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hehehe esse fermentado do Martins também não deve ter o custo que o pessoal está querendo e olha que não é um bicho de 7 cabeças para fazer o processo da fermentação, não sei porque elevaram tanto o custo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas não foi esse frutado que o Moço mesmo fermentava? Acho pouco provavel que ele vai vender uma saca para o CdC, para o café ser mal tratado em pipoqueiras ... rsrs

 

Talvez seria uma ideia fazer o próprio fermentado do CdC ...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...