Ir para conteúdo

Primeiro moedor


Juliano Gugelmin

Postagens recomendadas

@Clara O moinho elétrico mais barato, disponível no mercado brasileiro, que é capaz de moer satisfatoriamente para espresso é o Baratza Preciso. Se quiser comprar um definitivo, tem algumas opções mais caras, como por exemplo o Vario, também da Baratza, e outros que não são comercializados aqui oficialmente, como o Macap M4 ou o Mazzer Mini. Um pouco mais acima, tem o Baratza Forté, e por aí vai.

 

O Preciso tem uma vantagem sobre os demais, que é ser adequado para qualquer método de preparo. Já os demais, são mais para espresso mesmo. É possível fazer outros métodos, como V60 e Aeropress com quase todos eles, mas você não vai conseguir fazer French Press satisfatoriamente, por exemplo.

 

Manual, não há nada em conta que seja muito melhor que o que você já tem. Se você quiser manuais mais caros e sofisticados, tem os da Orphan Espresso, como Pharos e Lido. Tem algumas opções inglesas, outras alemãs. Mas, se eu fosse você, esperaria o lançamento oficial do Bravo Mini, que será comercializado pelo Gilberto, membro do fórum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pra expresso será o Debut, não o Mini (corrigido abaixo, Mini também atende o expresso)

 

Clara, bem-vinda ao Clube.

 

Como o pessoal falou, você já tem um manual.

 

Depois disto dá um pulo gigante pros elétricos, que vão começar na faixa dos 900 reais, alguns abaixo disto, mas raros de se encontrar.

 

Se sua futura máquina de expresso usar filtros com pressurizador, um moinho elétrico mais simples e barato dá conta, como o Krups GVX2, mas este também está sumido. Há um novo modelo do Krups, que me deu impressão de ser um pouco melhor (ele não dá estática, então o pó não gruda no recipiente, o que já é um grande salto. Mas duvido que a moagem tenha mudado).

 

Reforço que o Krups (pelo menos o antigo) só serve para filtros com pressurizador. Tenho um dele e definitivamente ele não dá a granulometria pra minha máquina de expresso.

 

Aqui quase tudo é importado e pagamos um preço caro.

 

Seja feliz com seu Hario manual e vá juntando grana aos poucos para um dia mudar para um elétrico que te dará uma moagem superior, mesmo mais caro. Você não vai se arrepender depois de investir esta grana a mais.

 

Bons cafés.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito obrigada pessoal! Como eu falei, eu tenho um hario slim mas me incomoda a falta de precisão. Como não faço espresso isso ainda não esta atrapalhando mas em breve quero comprar uma maquina e ai precisarei de um moedor melhor! Vou olhar os que vocês citaram. É bem provável que eu não compre no Brasil ai quando surgir a oportunidade de comprar la fora ja quero saber qual levarei! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois eu vou te dizer (opinião pessoal, oriunda da prática): a falta de precisão (o que inclui os vulgos fines) acho que está me incomodando muito mais nos coados e na AP, do que me incomodaria num expresso; pelo menos já li por aqui várias vezes que um pouco de fines no espresso não é mal vindo. Já minha saga diária (tá certo que meu moedor é bem simples, ainda) é justamente contra a falta de precisão e excesso de fines, o que dificulta demais. Está nos meus planos um Vario (espero que em breve), se tivesse grana eu compraria logo um EK-43 (o queridinho do queridinho Matt Perger), antes mesmo de uma máquina muito boa de espresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois eu vou te dizer (opinião pessoal, oriunda da prática): a falta de precisão (o que inclui os vulgos fines) acho que está me incomodando muito mais nos coados e na AP, do que me incomodaria num expresso; pelo menos já li por aqui várias vezes que um pouco de fines no espresso não é mal vindo. Já minha saga diária (tá certo que meu moedor é bem simples, ainda) é justamente contra a falta de precisão e excesso de fines, o que dificulta demais. Está nos meus planos um Vario (espero que em breve), se tivesse grana eu compraria logo um EK-43 (o queridinho do queridinho Matt Perger), antes mesmo de uma máquina muito boa de espresso.

você acha que da pra ter um moeder manual que atenda bem todos os tipos de extração ? desde o french press ate o espresso (nao faço questao do turco kkk) .

que tal o lido3 ? 

 

e qual a previsão pra seu moedor, Gilberto? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

você acha que da pra ter um moeder manual que atenda bem todos os tipos de extração ? desde o french press ate o espresso (nao faço questao do turco kkk) .

que tal o lido3 ? 

 

 

Num concurso de AP na França todos usaram um moedor manual, pensei que era charme, mas me disseram que cada um usou o seu para não arriscar... só acho estranho que na casa deles (para uso próprio ou cafeteria em que trabalhem) eles usem aqueles manuais, como também é estranho que em um concurso daqueles (com participações internacionais) não tivesse um moedor padrão que os candidatos conhecessem (ou tivessem acesso), como acontece nos campeonatos mundiais de espresso. Mas acho que no fundo é porque a idéia da AP é a de um café portátil, rápido, descomplicado e (economicamente) acessível a qualquer um (o que inclui acessórios mais baratos).

 

Moer para café turco parece que é mais complicado do que parece, uma destas marcas famosas de moedores (acho que a Baratza mesmo) diz que serve para todos os métodos menos "turkish", pois o pó é extra fino. Tô até pensando em pôr em bom uso os fines que peneiro dos meus cafés moídos, devem estar no jeito turco de fazer café! rsrsrsr tomei muito quando era adolescente, ainda de quebra você faz previsões, advinhações etc. kkkkkk

 

Quanto ao Lido não tenho idéia, mas tem tópicos por aí.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu Lido 1 atende de espresso a FP muito bem (utilizei durante vários meses no espresso e gostei bastante) no entanto o Pharos e o HG One (que mesmo manuais são moedores de ponta) extraem mais complexidade no espresso porém o Lido se sai melhor que eles nos mais grossos, e o que utilizo atualmente para coados e FP.

Como ele tem suporte nos dois lados do eixo o que dá bom alinhamento e permite moer com muita uniformidade, o Hario funciona melhor no espresso desde que só tem um apoio e depende dos grãos para alinhar, o que acontece melhor nas moagens mais finas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Pessoal sou de sao paulo e gostaria de saber se alguem conhece alguma loja fisica para comprar um hario mini aqui perto de mim, eu poderia pedir pela net mas sou ansioso demais para esperar ahahhahahaha, e se chegar em algum horario que eu estejA na faculdade eu enfarto.Minha necessidade de tomar café para estudar é grande e não aguento mais beber agua suja.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jaum: é que ele vai buscar na loja. Essa sua é para esperar o correio, não?

 

Aliás filtro Hario nessa loja carésimo: 99 moedas bicolores. Na loja do Ateliê do Grão você leva por 33.

 

Edit: é na Vila Olímpia. Quem sabe também pode retirar. Mas o filtro de papel continua absurdo. :)

Editado por Anita
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jaum20 vc ja comprou neata coffery ?

 

Eu não, mas tem um tópico aqui que fala sobre ela e tem um pessoal que já comprou lá, inclusive tem um cara que já comprou esse Hario. Essa loja vende cafés importados também, caso queira arriscar:

 

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/3859-coffeery-grãos-nacionais-e-internacionais-assinatura/?p=136009

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Boa noite, pessoal.

Tenho lido muito sobre as postagens aqui do fórum mas é a primeira vez que estou postando.

Estou tentando aprender um pouquinho sobre esta difícil é desafiadora de se extrair um bom expresso.

Tenho uma Oster Prima Latte que comprei há mais ou menos 2 meses e quero muito a ajuda de vcs sobre qual moinho comprar.

Me interessei pelo Breville que o Vitor consegue na faixa de R$800,00.

Mas tbem tenho a facilidade de comprar nos EUA pra alguém me trazer.

Vi que vcs falam muito dos Baratza e pelo que percebi o Virtuoso se assemelha ao Breville, porém o Preciso já se mostra um pouco superior pelos diferentes níveis de moagem, mas tbem custa U$ 100,00 mais caro.

O que vcs poderiam me orientar pra me ajudar nesta difícil decisão?

Desde já agradeço e abs a todos.

Erica

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lendo por ai descobri que a regra é quase sempre comprar o melhor moedor que puder :) (e "melhor" invariavelmente é o mais caro, principalmente na faixa de entrada, entre 50 e 500 USD).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...