Ir para conteúdo

[ENCERRADA] Consulta da Compra Coletiva de café verde - 1° semestre/ 2015


Postagens recomendadas

Olá colegas,

 

obrigado a todos que já participaram da consulta. Pela minha conta já atingimos a cota e ainda estou sentindo a falta de alguns membros que sei que participarão.

 

Pelo menos já sei que teremos que limitar as quantidades quando a planilha oficial de pedidos for aberta. Estou pensando em 3kg de cada café por pessoa.

 

Aproveito para lembrá-los que por enquanto fizemos somente uma consulta para saber se a compra seria viável. Se tudo ocorrer como planejado, o formulário para oficializar o pedido de vocês deverá ser aberto na semana do dia 27 de abril, fiquem atentos.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá Colegas, ainda faltam alguns detalhes para serem acertados quanto a Compra Coletiva, estou trabalhando nisso. De qualquer maneira, fiquem atentos, pois a planilha para oficializar os pedidos deverá sair até o final dessa semana.

  • Curtir 7
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá colegas, conversei com o Clayton da Fazenda Ninho da Águia hoje de manhã e sinto informar que nosso café ainda não está pronto. Ele vai passar na peneira eletrônica na segunda feira e, em vista disso, vamos ter que ter aguardar mais um pouco. Somente quando tiver certeza absoluta que teremos café é que irei abrir a planilha de pedidos. 

 

Uma boa notícia é que o café que iremos receber será um dos que foram colhidos por último. Talvez os que provaram dele no farm2city possam falar um pouco do café pra gente. Eu não conheço esse colheita super tardia dele, mas imagino que seja bem especial. 

 

Abraços ansiosos,

Igor 

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em conversa com o Jonathan, no início de 2014, ele me disse que tinha acabado de voltar da fazenda do Clayton e provado a safra de novembro. Falou que o café era muito superior ao que tinha disponível para venda na loja dele (que já era excepcional, posso atestar porque provei) e que era uma pena não ter concurso essa época, porque o café seria vencedor. Falou de uma doçura intensa e de um sabor inigualável. Espero que a safra de 2014 tenha sido assim também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, passando para dar notícias. O café da Fazenda Ninho da Águia ainda não foi maquinado, vamos continuar aguardando. 

 

O Clayton me deu a palavra dele que teremos café, porém, como um bom mineiro desconfiado que sou, decidi que não vou abrir a planilha de pedidos ainda. Somente quando tiver 100% de certeza que o café está a caminho é que irei dar prosseguimento com a compra. 

 

@Draegir, por enquanto só fizemos uma consulta para saber se a compra seria viável. Como todos acenaram positivamente, dei prosseguimento com a compra e estou negociando duas saca de café (120kg no total). O próximo passo é a oficialização do pedido, que ocorre com o preenchimento de um formulário que ainda irei abrir. Então fique atento ao tópico e ao fórum, pois em breve termos esse formulário disponível por aqui.

 

Abraços super ansiosos,

Igor  

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal, passando para dar notícias. O café da Fazenda Ninho da Águia ainda não foi maquinado, vamos continuar aguardando. 

 

O Clayton me deu a palavra dele que teremos café, porém, como um bom mineiro desconfiado que sou, decidi que não vou abrir a planilha de pedidos ainda. Somente quando tiver 100% de certeza que o café está a caminho é que irei dar prosseguimento com a compra. 

 

@Draegir, por enquanto só fizemos uma consulta para saber se a compra seria viável. Como todos acenaram positivamente, dei prosseguimento com a compra e estou negociando duas saca de café (120kg no total). O próximo passo é a oficialização do pedido, que ocorre com o preenchimento de um formulário que ainda irei abrir. Então fique atento ao tópico e ao fórum, pois em breve termos esse formulário disponível por aqui.

 

Abraços super ansiosos,

Igor  

blz estou no aguardo, tem uma sujestao para torrar esse cafe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Draegir, dá uma olhada nos tópicos específicos de torra... mas vai ver que não faltam opções low-cost. Normalmente o pessoal começa com bolinha ou pipoqueira, e a mais nova tendência, lançada pela Marcinha, é o tostex de pão.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

humm, vc que está procurando um Gene... tô vendo que a intenção é pular o low-cost. Por aqui, só pequenos torradores de marcas comerciais mesmo... ou esperar o Torres lançar o próximo modelo.

 

Ainda assim acho bem razoável brincar com torradores low-cost antes de sair comprando um Probatino... ou pelo menos fazer uns cursos pra ter certeza que vai querer torrar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Draegir, dá uma olhada nos tópicos específicos de torra... mas vai ver que não faltam opções low-cost. Normalmente o pessoal começa com bolinha ou pipoqueira, e a mais nova tendência, lançada pela Marcinha, é o tostex de pão.

desculpe a ignorância, low-cost, oque é isso.

Tenho um forno elétrico com exaustão forçada,  altamente preciso eletrônico, so nao tem como rodar os grãos, tem como iniciar em uma temperatura e ir alterando de acordo com a programação sera que da? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

humm, vc que está procurando um Gene... tô vendo que a intenção é pular o low-cost. Por aqui, só pequenos torradores de marcas comerciais mesmo... ou esperar o Torres lançar o próximo modelo.

 

Ainda assim acho bem razoável brincar com torradores low-cost antes de sair comprando um Probatino... ou pelo menos fazer uns cursos pra ter certeza que vai querer torrar.

a torra seria so para mim, em uso residencial, muito boa sugestao, os cursos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

low cost = baixo orçamento. Acho que alguns já tentaram torrar em forno, dá uma procurada, às vezes vale a pena tentar. Uma boa idea seria forrar a superfície onde estão os grãos com um tapete de silicone ou algo assim pra evitar de queimar os grãos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Passando para dar notícias então. Já faz um tempo que estou cobrando o café do Clayton, ligo para ele o tempo todo e acho que já até passei um pouco do limite de tanto insistir e cobrar o café. Na última vez que conversamos, já cansado de ficar ligando, eu pedi para que ele entrasse em contato assim que tivesse o café estivesse pronto. Desde então estou aguardando ansiosamente a ligação dele. 

 

Vou aproveitar e fazer um adendo. Eu venho comentando que o café não está pronto e para alguns isso pode causar um pouco de confusão, ainda mais para quem tá chegando agora no café e na torra. Vou tentar explicar então o que está acontecendo.

 

O café que o Clayton separou para a gente foi colhido ano passado, mais precisamente no final de setembro (isso, infelizmente não será o colheita super tardia como tinha comentado anteriormente). Após o processo da colheita, onde se colhe a fruta café, o café é processado, no nosso caso o café será um natural seco em terreiro suspenso. 

 

10896425_425705904253018_394224747579991

Foto retirada do site Feito a Grão, mostrando o café secando no terreiro suspenso na Fazenda Ninho da Águia. Esse aí segurando o café é o Clayton, surfista que virou produtor!

 

Após o processamento, o café é armazenado. Até onde eu sei, existem duas formas de armazenar, em coco e em grãos. Não sei como o nosso café foi armazenado, mas pela demora provavelmente o café estava em coco. Para transformar a fruta seca em grão é preciso descascá-la. Aqui tem um pouco do processo contado pelo nosso colega produtor, o Valmor: http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/3372-doa%C3%A7%C3%A3o-de-caf%C3%A9-ainda-n%C3%A3o-pronto-para-consumo/#entry125404.

 

Depois de descascado o café precisa passar por uma seleção, onde irão ser retirados os defeitos e os grãos menores. Esse processo pode ser manual e pode ser eletrônico. O processo eletrônico consiste em passar o café por uma peneira eletrônica que checa grão a grão se ele tem algum defeito através de uma análise óptica luminosa. A máquina que realiza esse processo é muito cara e poucos produtores possuem uma dessas. O que é comum é que uma cooperativa local possua o equipamento e para utilizá-lo é necessário entrar em uma fila. Esse é o tal processo de maquinar o café que comentei anteriormente. Nosso café se encontra nesse estágio e estamos aguardando uma brecha na cooperativa para maquinar nosso café. Segue foto de uma dessas máquinas:

 

b_41_as_ii_coffee.png

 

E após esse comentário gigantesco, vou até tomar um café alí, porque fiquei cansado.... 

 

Logo logo eu volto para falar do outro café da Compra Coletiva, o L1 ou Lote do Luke. Recebi mais uma amostra desse café e torrei na segunda, venho experimentando o café desde então e gostaria muito de compartilhar essa experiência com vocês... em breve... 

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bela aula de pós-colheita Igor !!!! O bom cafe tem um caminho bem longo da planta a xícara ! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Igor, acho temos que entender o lado do Clayton tambem. Devem ligar uns 300 caras por semana querendo o café dele. Acho muito legal que ele separa uma saca para a gente. Economicamente deve fazer zero sentido para ele.

 

Abçs

Burny

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

No domingo encontrei com ele e ele comentou que estava separando o cafe que o Igor pediu, entao acho que vai dar certo :)

ah em relacao a selecao por peneira, parece que vem um aparelho novo compacto no mercado e ai os pequenos produtores poderao adquirir, mas nao tenho certeza e nem lembro da onde escutei isso hehe.

A proposito acho que um dia o CdC pode criar um evento na Serra do Caparaó e conhece alem da beleza da regiao, todo o processo de producao.

ah e quem gosta de jaboticaba, na fazenda ninho da aguia tem uma centenaria la. gigante! imagina visitar o Clayton em out-dez... hehe

abs

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Valmor, o que escrevi sobre o pós-colheita foi o que aprendi com você na rápida passagem que tive no Sítio Santa Rita ano passado. Não falei muita bobagem, falei? Acho que aprendi tudo direitinho... hehehehehhe! Tive excelentes professores.

 

@Burny, acho que estamos pagando um valor justo pelo café que ele irá oferecer. Não adianta ficar achando que ele vai passar o Coffee of The Year pelo que está cobrando da gente... e outra coisa que preciso repetir, estamos comprando o café ás cegas. Diferentemente do L1 que eu já provei e posso atestar a qualidade, esse café que o Clayton irá nos oferecer eu não provei, pode ser que o café seja ruim, é um risco que as pessoas que irão participar da compra coletiva terão que correr. 

 

@Ruston, obrigado pelas informações. Acho que todos apaixonados por café deveriam fazer ao menos uma vez uma visita a uma fazenda produtora para entender melhor o processo por completo. Isso ajuda a valorizar, e muito, o trabalho do produtor. 

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Boa noite senhores !!

Estou chegando no Fórum hoje e gostei de encontar pessoas com as mesmas paixões minhas ... resumindo Café.

Estou na região da Alta Mogiana, mais precisamente em Ibiraci-MG, cidade que fica a 30 km de Franca-SP.

Região a qual existem vários exemplares de cafés exelentes, cafés distintos e de gostos e sabores diferenciados.

Eu tenho disponível alguma coisa desses cafés crus. Então, como pude ver.. o Igor que geralmente toma frente nessas negociações de compra coletiva, peço que me passe seu endereço que vou te mandar alguma coisa que tenho disponível aqui.

 

Sds

 

André Águila

Aguila Cafes Especiais

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá André,

Seja bem vindo ao Clube.

Fico feliz em saber do seu interesse em se aproximar dos torradores caseiros, pois achar café verde, de qualidade e a um preço justo não eh tarefa fácil. Essa aproximação pode ser benéfica para ambas as partes.

Entrarei em contato por mensagem privada, mas gostaria de adiantar que apesar de tomar conta da parte organizacional, a escolha do café não eh só minha, eh quase sempre coletiva. Em especial, sempre tenho o apoio do Guilherme Torres e do Burny. Seria legal se eles pudessem receber umas amostras também.

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...