Ir para conteúdo

Upgrade para moedor comercial


RogerioD

Postagens recomendadas

Andei dando uma pesquisada sore o EK43 achei ridículo aquele dosador e é trabalhoso  a limpeza interna das mós, esteticamente também não é do meu agrado

 

 

Estou 90% decidido pelo K30 mesmo por ser um dos melhores moedores de mós planas, por não reter muito, não tem dosador, fácil regulagem da granulometria e com o hopper menor o design acho bem atrativo, para uso residencial penso que será um moedor que irá durar a vida toda, até agora não obtive resposta do Paul, estou quase desistindo de comprar aqui no Br.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que dosador Roger?

 

Se estiver se referindo àquela alavanca preta onde o cara fica batendo no começo do vídeo, acho que aquilo é uma presilha pra embalagens (sacos) e não um dosador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então não sei o que é aquilo, é essa alavanca mesmo, entendi que tinha que ficar pressionando para cair o pó,  achei estranho, 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que é só um bag holder, pra não ter que ficar segurando o saco ou recipiente enquanto mói, já que a saída do pó é bem alta em relação à bancada.

O cara deve ficar batendo pra garantir que não ficou pó retido no duto de saída.

 

Dá uma olhada:

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estranho, será que tem como retirar? Repare no video por volta de 25 segundos ele toca na alavanca para o pó cair como se fosse um dosador

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parece ser fácil retirar, 4 parafusos na vertical. Mas deve ser só um funil com o prendedor na lateral. As batidas na alavança devem ser só para soltar a retenção (mínima) das paredes do funil.

 

(bom, o duto deve reter algo também)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ficar dando uns tabefes no Nemox eu entendo , ele realmente retém , mas ter bater em um moedor caro desse é porque ele não foi construido para moer porção de 18 g .

 

Roger compra o hario mini , foi o que resolveu no campeonato de Aeropress. :lol:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Roger!!! Antes de mais nada, parabéns pela filha! :)

 

Sobre o K30, eu tenho a acrescentar uma coisa. O Eduardo da Slayer tem um K30 e ficou super interessado pelo Bravo Debut (na época ainda era o Gil 1 de madeira). Ele estava reclamando do K30 justamente pela retenção, que mesmo que baixa, ele disse que achava ruim ficar perdendo café por conta disso. Principalmente, se você for ficar trocando bastante de grão, é algo a se considerar, pois sempre terá que fazer uma pequeno "expurgo" para limpeza. Acredito que é algo bastante relevante a se considerar.

 

Chefe Ruston, o que você diz a respeito disso? Qual sua experiência quanto a essa retenção no K30?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Valeu Santiago

Então mas desses comerciais acho que deve ser um dos que menos retém, o ideal seria saber se um expurgo de 3g por ex. seria o suficiente.

O moedor do Gil é fantástico, não tenho a menor dúvida da qualidade dele e da beleza, mas gostaria mesmo de um elétrico, francamente dizendo eu tenho pavor quando pego aquele porlex e vou moer 15g de café e fica girando, girando, girando aquela manivela e não termina, sei que o Bravo terá mós maiores e consequentemente menos voltas, mas as vezes recebo amigos e parentes já chegou a ter 15 pessoas que gostam de café e todos queriam o espresso, e aí, vai moer na mão para 15 pessoas? fora os que pedem outro depois,  no meu caso o Bravo seria um segundo moedor ou senão o principal, futuramente quero ter um Bravo,  o dia que motorizar ele talvez até venda caso eu realmente compre esse comercial para ter um menor em casa como o Bravo motorizado, tem pessoas que adoram moer manualmente eu já sou da turma oposta, assim como tem uns que adoram máquinas manuais de alavanca eu já não tenho vontade de ter uma, é algo pessoal mesmo, questão de gosto :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Santiago

tem que ser muito exigente pra achar que uma pequena retencao vai incomodar

olha nao acho nada absurdo essa retencao.

o que mais faz eu perder cafe é a queda rapida do cafe saindo fora do filtro, de tao violento é a velocidade de moagem.

abs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quinze !!!!!!!!!!   :o  pessoas que gostam de espresso junto na sua casa Roger , caramba , eu acho que não tem 15 pessoas que gostem espresso no meu quarteirão todo.   :)

 

Eu já falei aqui que em casa quando junta muita gente e eu pergunto : "Quem vai querer café espresso ? " todo mundo quer .

 

Então quando eu perguntava para cada um como ele ou ela queria o espresso a resposta em 90% dos casos era : "Eu adora espresso , mas bem fraquinho "  <_<

 

Antigamente eu passava uma descompostura na visita e fazia um discurso enorme sobre o que era "espresso" e blá , blá , blá. 

 

Agora não , eu apenas sorrio e digo "deixa comigo" , vou na cozinha pego uma capsula no suporte (escolho sempre uma das 3 abominações saborizadas) , se a pessoa falou "fraquinho" faço um normal , se falou "beeeem fraquinho" aí faço um lungo.

 

Sucesso total  :D

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roger, você tem que avaliar o Bravo por outro angulo, você leva a moça para tomar um expresso em casa e deixa ela moer o próprio café, e é claro talvez você precise pegar na mão dela e dar uma ajudada como naquele filme Ghost no momento em que faz a jarra. Pensando bem, acho que hoje não precisa mais nada disto, esquece, rsrsrsrsrsr

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixa de ser velho babão Gil , o cara quer moer café , se ele quisesse sacanagem ele ia para outro fórum.  :P

 

Mais uma coisa , com essa sua cantada do moedor , não sei como vc não ficou virgem ate hoje.  :lol:  :lol:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Carlos hora que o pessoal nota a máquina brilhante, não tem jeito, querem dela, isso porque tem a Jura e tem a das 3 corações, mas aí quando experimentam falam: que café forte! Uns tomam outros largam, mas na minha família, parentes  a maioria gosta do espresso e as vezes junta uma turma grande aqui em casa e tem que fazer pra todo mundo, só o meu pai que não toma,  é uma função fazer tantos espressos seguidos, demora, eles tem que ficar esperando, da ultima vez que rolou um almoço de domingo aqui ainda bem que meu moedor estava com o Alexandre e dei a desculpa que estava sem e fiz tudo na 3 corações. Ps. ninguém reclamou que estava forte rsss

 

Gilllllll, essa foi boa hein, mas a menina vai falar o seguinte: Nossa, você nem é cavalheiro para moer o café pra mim?? Eu que vou ter que pegar pesado e correr o risco de quebrar minhas unhas? Minhas mãos são delicadas, você não é gentil, vou arrumar outro ahahhahahahaha

Mas Gil, a ideia  é muito válida  para um futuro o Bravo motorizado, a maior desvantagem do manual pra mim é isso quando tem muita gente pois daí  vc se mata mesmo. Já vantagens tem muitas, qualidade de construção, robustez, irá durar a vida inteira, consistência e o valor a ser pago  ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com vc Gil , mas eu acho que o "pobrema" é o dólar Dilma , acabei simular uma importação por courier , chega em 10 dias úteis pela bagatela de 11600 reais , como diria o japa , "tameiokaro". :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quase nenhum moedor comercial é feito pra moer por dose, pois foram feitos pra utilizar em ambiente comercial, dose após dose, mesmo os que não utilizam dosador. Segundo o Victor, o SJ tem uma retenção relativamente baixa. Contudo, se vai trocar de café, acho que com quase qualquer moedor, até mesmo um Baratza, o expurgo é uma necessidade se não quiser um shot híbrido entre a troca de cafés.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

é isso ai Gil, concordo que o K30 está presente na grande maioria das boas cafeterias, sobre a qualidade do moedor não há o que falar e não é tão monstro como o Robur por ex.

Carlos estava conversando com o rbcassani em pvt justamente isso, ele fez uns cálculos e concluiu que agora não é a melhor época para se comprar algo de preço elevado e que custe em U$, talvez seja melhor ter um pouco mais de paciência e esperar ver o que vai acontecer com esse dólar/Dilma, mas há previsões onde dizem 4 reais, isso assusta mais ainda.

Já sobre retenção é como o Rodrigo falou, ainda não existe moedor perfeito, eu utilizo por dose e geralmente não vario tanto os grãos quando faço torra, mas se for colocar outro tipo de grão oferecer 3g aos Deuses do café creio que não é muito exagerado não e se for utilizar o mesmo grão, mesmo que seja de um dia para o outro eu parei com aquela neura de ficar dando expurgo com grão dentro, só ligo o moedor e dou uma batidinha de leve para cair o pó antigo e funciona pq sempre utilizo torras claras e eles não são como as escuras que retem mais ou fica aquela crosta, a torra escura é terrível, fica mais oleosidade, encarde muito mais rápido o porta filtro entre outras desvantagens,  pra mim mesmo o exagero é ter um moedor nesse valor e utilizar ele somente para espresso, 2, 3 espressos diários, o que mais lamento nesse moedor é não poder utilizá-lo para coados...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Ruston é duro na queda Anita, não quer vender somente o moedor e não posso ter outra máquina acumulada em casa, se não tivesse a ECM a Ascaso seria ótima para se ter em casa, acabaria o sofrimento de ficar esperando um bom tempo para aquecimento rss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quero que o Gil prospere.

 

Que tal um meio termo? Gil, se dedique aos 2 (na verdade aos 3) e deixe para dormir no semestre que vem =)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...