Ir para conteúdo

Upgrade para moedor comercial


RogerioD

Postagens recomendadas

Rsrsrsrsrsrs, o Mini estou terminando os desenhos amanhã com as devidas folgas, já vou cotar para faze-lo. No elétrico estou achando que vou colocar 2 rolmentos, não sabia como faze-lo mas agora sei, já estou desenhando, mas estou ancioso mesmo é para fazer os testes para ver a viabilidade de fazer um plano, ai faria com as mós do K30, k43, ou Fiorenzato F8.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:) Roger , vc quer um moedor "comercial" , mas ele deve moer por dose , ter pouca retenção e moer para diferentes métodos , ou seja assim fica difícil , a unica coisa com a palavra comercial que faz uso tudo é o Forté .

 

Mas vc quer o K30 que não tem essas características , minha sugestão compra um preciso e espera , daqui a pouco o Ruston fia de saco cheio e troca esse moedor por uma bicicleta , aí vc fica com K30 para espressos , Vario para outros metodos e Preciso de reserva e para viagem .

 

Aproveita e compra um inverter de 12V 110/220V 350W (R$ 90,00) , instala no carro e vc vai poder usar o Preciso e a chaleira Bonavita em viagem. 

 

Se comprar um inverter mais forte dá ate para usar a Ascaso.  :D

 

Ou então espera pelo Gil elétrico , eu acho que ele põem a venda laaaaaaaaá em 2030.   :lol:  :lol:

 

Gil , finge que o Cido é um Nemox ou EK43 e dá uns tabefes nele para ver se isso anda.   :lol:  :lol:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2030 não dá,meus reflexos já não são os mesmos hoje, imagina 2030.

Tentei colocar uma alavanca no Fiamma e moer na mão, saiu 0,1 grs por volta, rsrsrsrsr, mas vou tentar mesmo assim, mas antes vou cuidar de minhas obrigações.

 

Gosto é gosto, eu compraria o K30.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu uso os manuais para mim e minha mulher, e o motorizado com torras mais escuras ou quando tem gente.

Mas comigo todas as mos tem demorado bastante para amaciar, a do Macap só agora é que está começando a ficar boa.

As metálicas que amaciaram mais rápido foram a do Lido e do Pharos, e evidentemente as dos Hario, que praticamente não precisaram de amaciamento.

Este detalhe é importante porque podes chegar a descartar um moedor antes de conhecer realmente o que é capaz de fazer.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bernardo tem ideia de quantos kg de grãos para o k30 começar a amaciar? Imagina se for fazer de forma usual, 3 shots/dia quanto tempo isso iria levar rss

é como caixas de som de boa qualidade, para amaciá-las deixamos elas ligadas tocando 24hrs por dia por uma semana para o negócio começar a ficar bom.

Vc chega a um nível no hobby que tudo começa a se tornar mais complexo e quanto mais alto se chega é menor o ganho em se tratando de custo/benefício.

Se tivesse uma previsão do Gil Elétrico esperaria com certeza, já pensou na possibilidade de fazer ele com cônicas como as do Robur? Seria a maior inovação do mercado em termos de qualidade e preço pago, só não sei em termos de complexidade se é muito mais difícil elaborar do que os com mos planas, isso é com os engenheiros de plantão aqui do CDC :)

Carlos gostaria sim de um comercial multi-tarefas, mas sei que não existe, apesar de ter o Compak R8 que tem opção para todas as variações, só não sei em termos de qualidade como que é.

E o Mazzer Major Eletronic, o que acham em termos de qualidade?  Será que é muito grande? Tem o Mazzer Mini também todo cromado que acho bem bonito, esse deve ser menor, é mais em conta, só que também não sei em termos de qualidade se vale a pena ou não.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Roger, não posso falar para você esperar pois infelizmente as coisas acabam não acontecendo como eu planejo e sim como os prestadores de serviço planejam, ou melhor, não planejam, pois se planejassem saia como planejei, rsrsr, meio enrolado isto né.

 

Mas as mós já são as cônicas do Mazzer Robur. As planas é que é um projeto futuro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E agora Gil??? Seu safado, está interrompendo meus planos, imagina comprar um moedor de extrema qualidade projetado por você a um custo inferior e sem a dor de cabeça de importação??? Duro que não tomo ansiolítico, mas sou uma pessoa bastante ansiosa hahahahaha aiaiaiai e agora José??? :P

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou falando do elétrico Santiago, do Bravo eu sei que é do Robur, mas do elétrico eu vi em alguma mensagem ele comentando algo sobre mos planas, então fiquei na dúvida hehehehe

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gil deve existir um motivo para não ter nenhum moefor manual plano.

 

Fui dar uma olhada no HB e lá eles falam quea mó flat , teria problema com a baixa rpm e o fato da gravidade não ajudar como no cônico.

 

Eles falam que um moefor manual de mó plana deveria ficar na horizontal como o ek43 e os modelos bunn.

 

Eu mo seu lugar começaria com uma mó barata para ver a viabilidade , krups gvx , drm 8 , rocky ou vario.

 

Se for viavel aí vc parte para uma mó grande.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Então, na experiência que fiz ontem meio que achei que o problema é empurrar o grão para dentro com pressão, mas o esquema que eu bolei ficaria meio parecido com um moedor de carne onde o cara empurra aquele socador para a carne passar, só que no meu caso seria uma peça de inox que se encaixaria em uma outra peça inferior forçando todo o grão para dentro.

 

Percebi também que se faz pouca força, iria usar um "redutor" e deixar a alvanca como o Hg, ou colocar logo um motor mas mantendo o socador que reduziria a retenção a quase zero.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Porque vc não faz como no moedor de carne , na horizontal com o eixo parafuso como no moedor de carne , quando vc rodar o eixo o parafuso empurra o grão de encontro as mós.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, plano manual deveria funcionar com um multiplicador.

 

Pegando como exemplo o Vario:

- 1000 rpm -> 16.6 voltas/s

- ele mói 1.6 gramas/s -> 10.3 voltas/grama

- dose de 16 gramas -> 165 voltas

- manivela virando a 1 hz e tempo de moagem 25 segundos, precisaria um multiplicador de 6.6:1 o que parece viável.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

Bem continuando com as pesquisas, é bem complicado, chega a um nível em que os moedores comerciais fica difícil escolha, pois são ótimos e o que vai pesar mesmo é a questão de gosto pessoal.

Fiquei interessado em vários, no estilo do K30  de mós planas tbm me interessei no Ceado E37s com preço melhor,  tem o Ceado E92 (que não é muito atrativo) já de mós grande cônicas com preço mais ou menos do K30, tem o Compak K10 cônica um pouco mais caro mas é um monstro o tamanho dele, fiquei bastante em dúvida em relação a pegar um de mós cônica ou plana e essa parte é muito pessoal, eu teria que comparar os dois lado a lado para tomar uma decisão, mas pelo meu gosto acho que me daria melhor com o de mós planas mesmo, o Compak F8 de mós planas é cromado achei lindo, fiquei muito tentado, o painel dele, tudo show de bola, concorre diretamente com o K30 e não sei, mas tenho a impressão que o K30 entrega mais na xícara. Os que mais gostei em design e não ser tão gigante para se ter em casa foi mesmo o K30 e o Compak F8.

Sobre retenção todos tem e pelo visto os de mós cônicas tem mais ainda, no K30 a retenção é bem tolerável conforme um vídeo feito na prática, pois aqui deu somente 2,2g de retenção:

 

 

O K30 é bem fácil a limpeza das mós, os cônicos parecem que são mais difíceis.

 

Sobre o upgrade o que me convenceu a superioridade e despertou a vontade de dar um salto maior é ler os relatos nos fóruns gringos sobre os usuários do K30 por ex, em relação ao meu Vario pelo visto terá uma boa diferença, um deles comparando o Vario e o K30:

 

http://coffeegeek.com/forums/espresso/grinders/681040

 

Vantagens dos cônicos: maior corpo, o blonding demora mais a surgir, maior repetibilidade você não precisa ficar mudando muito a regulagem de granulometria

Vantagens dos planos: destaca mais a acidez e complexidade,  extrai um café mais "limpo", menor retenção.

 

Fala-se bastante do Mythos onde o sabor do café é bem diferenciado, não melhor ou pior, mas diferente, porém o moedor é gigante e horrível, nada prático pra se ter em casa, EK43 também está na lista, porém o preço é mais elevado, o design achei bem feio e o processo de limpeza das mós é mais complicado e é de mós planas porém ficam na vertical.

O que percebo é que moedores profissionais na faixa dos 2k dólares são todos excelentes o que vai diferenciar mesmo é o gosto pessoal de cada um, pois imperfeitos todos são e todos  tem seus  prós e contras, mas dentre eles, pelas pesquisas e vídeos estou mais tentado pelo K30 mesmo.

 

Mês que vem estarei de férias e estou indo para os EUA poderia trazer um diretamente de lá, mas essas coisas com preço mais elevado sempre dou preferência pelo distribuidor daqui em tudo que compro, além da garantia e assistência vc estimula o comércio, então vou tentar negociar um K30 zerado com o Paul mesmo agora se tivesse escolhido outro que não tivesse distribuição aqui com certeza traria de lá na mala. Dessa vez não irei comprar nada de café estando lá, (talvez tomar café nas cafeterias, alguém conhece alguma por aquelas bandas que seja boa?) já comprei algumas coisas e minha cota já esta estourada e terei de pagar impostos, então estou indo mais para passear mesmo em Orlando, Daytona e talvez Miami, Final do ano planejei a viagem com o dolar a 2,80 e agora chegou a esse absurdo, então está complicado ir pra lá, tudo que se compra acaba saindo um preço alto. Mas vamos ver ser vai dar certo o moedor, se não der também não me importo em esperar um pouco mais e ver se esse dólar dá uma baixada, agora é um momento ruim para comprar seja o que for.

Mas é isso aí, obrigado pela colaboração de todos, mas ainda há tempo se tiver bons argumentos que me convençam a comprar um outro :)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foi justamente o que quis dizer Ruston, que quando lançou esse moedor pessoal falava de 10g acima de retenção, 2,2g achei ridiculamente pouco para um moedor comercial, se não for trocar de grão pra mim não haverá necessidade de dar expurgos, talvez tentar dar sem grãos dentro deve sair um pouco mais e ficar menos ainda, faço isso no Vario e resolve bem. Regulagem de granulometria também é muito fácil, limpeza também não é complicado, está a anos no mercado, por isso que estou  bem voltado para o K30 de todos que pesquisei.

Vc faz a regulagem da granulometria dele somente ligado com grãos? Acho que pela potência do motor e tamanho das mós não teria problema me fazer essa regulagem com ele desligado com ou sem grãos dentro, o que acha Ruston?

Realmente a ANita sumiu, nunca vi acontecer isso com ela... :/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...