Ir para conteúdo

Pernada cafeinada em Sampa


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Segunda-feira decidi que não iria embora de Sampa sem conhecer algumas boas cafeterias. Com algumas dicas do pessoal do CdC pelo whats enquanto caminhava, fui desbravando o caminho. Fiz o checaute no hotel e peguei a linha amarela em direção a Pinheiros, parando na Fradique Coutinho. Abrindo os trabalhos com a Coffeelab. Não podia deixar de visitar a toca da Raposa.

 

Coffeelab

 

Chegando lá, um dos atendentes me explicou que os pedidos eram feitos na cozinha. Eu já sabia, mas como ele me lembrou, tudo bem. Acho isso uma invencionice pra lá de besta. Eu estava sozinho, então podia acontecer de perder a mesa ou ter algum pertence surrupiado caso deixasse algo marcando.

 

Lá eles se vestem de forma engraçada, parecem encanadores de macacão azul com calça arremangada, estilo pega-pinto. Pedi uma espécie de torrada com queijo-minas, com um Catuái 81 no V60 pra acompanhar. Gosto muito desse café, e foi muito bem preparado, mexendo com colher. Acho que mexer com colher funciona bem com o Hario pequeno, e estava mesmo ótimo.

 

Pedi um expresso pra passar a régua. Barista perguntou pela segunda vez se era minha primeira vez lá, disse que sim. Daí o pedido de expresso teve bonificação de uma das "experiências da raposa", expresso em xícara grande e pequena. Interessante, mas não muito. Obviamente que é melhor de cheirar o café na xícara maior, que também parece mais ácido porque esfria mais rápido.

 

Expresso tava bem preparado, bem complexo. Seria o melhor do dia, não fosse ácido pra caraio, a ponto de ser quase desagradável. Claramente propositado, pois não havia sinal que sugerisse subextração.

 

Resumo: o lugar é bem legal. Tem uma postura vanguardista, e faz questão de mostrar. Pena que achei um pouco blazé, o tratamento é meio padronizado, o que não é de todo ruim, mas te tratam um pouco como retardado. E eu faço o papel de retardado, pra ver como é. Contudo, a experiência foi boa, fora o expresso picante, com o que tenho minhas reservas atualmente.

 

 

  • Curtir 10
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Little Coffee Shop

 

Seguindo dica do pessoal do CdC, encontrei essa pequena cafeteria de rua na volta pela Fradique, pegando a Artur de Azevedo até a R. Lisboa. O lugar é isso mesmo: uma minicafeteria com café pra levar. O lugar ainda está no perímetro de influência da Foxy Lady, então usam blend exclusivo dela. Tomei um duplo ali. Estava bom, menos ácido que o da mestra, mas também não era nada excepcional. Mas bom.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sofá Café

 

Voltando à Fradique, caminhada em direção a Pinheiros, até encontrar o Sofá Café, em uma ruelinha à esquerda. Lugarzinho descolado, um pouco escuro demais na parte interna. Sentei em uma das mesas da rua, e experimentei dois expressos de cafés diferentes. Viram o pacote que comprei da dona Raposa, e a atendente apostou que eu gostaria do expresso "vanguarda". Só que não. Curti mais o segundo expresso, que não chegava a ser tradicional, mas era mais encorpado. Os dois ácidos, o primeiro, mais. Os dois muito bem tirados. Elas tem uma LM azul calcinha ali. COmprei um pacotinho de café e piquei a mula.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Por um Punhado de Dólares

 

Originalmente estava me dirigindo a KOF, quando o Victor me convenceu a não ir lá. Parece que o coado de lá é uma droga.  :P   Daí mudei de rumo e peguei a linha amarela em direção ao Centrão. Não foi lá muito fácil achar a PPD lá no centro de Sampa. Centro de cidade grande é sempre legal: sujeira, cheiro de esgoto e diesel, barulho, golpistas e ladrões... enfim, me senti em casa. Legal ter visto o Copam. 

 

Gostei da PPD. Pintada de escuro, com um enorme quadro-negro (ou era parede?) ao fundo com o cardápio, ao estilo algumas cafeterias americanas. O Marcola que me atendeu. Pedi um espresso e um cappuccino. Ele me olhou meio estranho, viu que não era um pedido usual. Quando ele mesmo trouxe o pedido na mesa, me identifiquei como do CdC, falei que o Victor tinha mandado um abraço. Daí ele disse: você gosta daquelas torras claras do Victor? Você tem gosto refinado (botou o olho no rabinho da Dona Raposa estampado no pacote branco da minha sacola). Aqui o negócio é expresso amargo, Suplicy torra média, vc não vai gostar. Pelo contrário, o expresso estava excelente, o primeiro não picante do dia. Tinha um resquício de acidez ao fundo, mas muito mais redondo que os demais. Marcola veio conversar comigo e me ofereceu um café da FAF, número 612 ou algo assim, no V60. Tava Escrito "Carmem Miranda" no rótulo do pacote (à caneta). Excelente café, muito gostoso. 

 

Depois disso, já não tinha mais perna pra andar, estava exausto e mareado de café.

 

No geral, todos os expressos e cafés foram bem feitos, variando mais o tipo de bebida conforme a "escola" de cada local. Por certo que fui só em locais selecionados e confirmados, mas não posso reclamar de nada. O dia foi bom.  :blink:  :blink:  :blink:

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lima, não sei se é idiota, mas lembro de que quando era jovem fui por umas 2 vezes em um barzinho romântico na região da Oscar Freire que se chamava "As ultimas nuvens azuis da alameda principal", nome que não tinha nada a ver mas nunca saiu de minha cabeça, rsrsrsr

 

Como a gente pode se acomodar tanto, das cafeterias visitadas pelo Rodrigo só conheço a Coffee Lab, hora de criar vergonha e fazer um tour.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito bom fazer um tour desse hein Rodrigo, ainda me falta conhecer essa PPD, eu já achei interessante o nome, é um pouco longo para comércio mas gosto das coisas que fogem do padrão, da normalidade, esse nome que o Gil falou achei melancólico, romântico de extrema sensibilidade, como ele disse é um nome que marca mesmo. O espresso da Raposeira achei ok o coado gostei bastante, já o espresso do Sofa Café achei o melhor dentre as cafeterias que fui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pô, João, achou pouco?  :blink:

 

Fiz isso em um intervalo de menos de 5h. Se bem que eu até iria ao Beluga, mas acontece que a bateria do meu celular estava acabando e eu não podia perder o contato com a esposa. já que havíamos combinado de nos encontrar no saguão do hotel às 18h.

 

Não tomei o Five Elephant porque o Marcola me recomendou o da FAF que citei.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Maratona hein Rodrigo, bom que gostou.

Na média dos cafés em Sp, o Coffee Lab é o mais tendencioso para espresso ácido (ainda mais no duplo ristretto que sempre peço), seguramente um statement, quase profissão de fé. Vira gosto adquirido. Mas anda muito cheio pro meu gosto atualmente- certamente não cheio demais pra eles...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nível alto. Sempre alguém vai dizer faltou esse, aquele (Otávio, Suplicy- uma quadra acima do local do evento, Santo Grão)... que no geral são menos modistas e avançam mais a torra, mas se procurou coisa diferente, novas tendências esteve bem servido!

 

Abs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Soube hj que vou viajar para sampa em junho pela empresa. Com certeza esse tópico vai ser meu guia. Espero que o evento e a hospedagem sejam perto dos locais indicados pelo Rodrigo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, esse FAF pela descrição parece ser o que foi usado no campeonato de aero, hehehe.

 

O tour foi ótimo. Preciso das próximas vezes que for pra SP tomar vergonha na cara e sair pra um tour. O fato de sempre ficar no ABC atrapalha um pouco, mas é tomar vergonha na cara e ir, heheh

 

Chegou a ir na Urbe? Só senti falta dela na lista, hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, fui na Urbe duas vezes, mas não foi na mesma diligência, rsrs. Tomei expresso e provei o cappuccino da esposa lá. Espresso ok, cappo mazomeno. Aliás, não tomei nenhum cappo que chegasse nem perto do meu, modéstia à parte.

 

Legal quando o garçom entregou o cappo pra Paty e ela perguntou: "mas que desenho é esse?", "um que deu meio errado", respondeu o garçom. Momento de glória para o barista doméstico. E tenho testemunhas!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, conheço esses locais que vc falou.A Raposeiras é obrigatório. Um lugar obrigatorio que vc deveria ter ido era no Octavio pois esse me surpreendeu bastante. Cafés gringos no espresso,aliás só no espresso tinham 3 graos diferentes sendo um gringo...estava uma delicia. Eles tem uns pacotinhos muito, muito bons a venda lá. Do nível da Raposeiras...Suplicy, Santo Grao e Sofá não me surpreendem mais...O Urbe próximo da paulista e Augusta me surpreendeu bastante...

 

Valeu

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rafa, gostei da qualidade dos cafés da Raposa, especialmente do coado. O expresso muito picante não me encanta.

No Sofá café, tomei apenas 2 expressos de grãos diferentes, e estavam bons e bem tirados.

Urbe, provei apenas expresso e cappuccino. Achei mais comum.

 

Octávio não deu. Da Fradique, ficava pra um lado e o PPD pra outro. Do ponto de vista da logística, era mais fácil pra mim ir para o centro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fui duas vezes na Urbe. Uma vez lotado, outra vazio. Quando estava lotado, tomei um expresso, que veio correto, mas não era nada demais, e um cappuccino, mais ou menos. Da vez que estava vazio, só o cappuccino. Também mais ou menos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem então infelizmente o Urbe esta precisando rever alguns conceitos, por exemplo, colocar o campeão brasileiro de Aeropress como hostess e manter os funcionários, pois desde que eu frequento (há quase dois 2 anoa) já trocaram vários funcionários e a qualidade vem decaindo...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eles variam muito. Tem alguns meio fixos, sempre por lá, mas sempre tem gente nova começando, toda hora estão contratando.

 

Estive lá umas 4 vezes. Em pelo menos 3 eu escutei: - Ah, eu sou nova (novo), ainda aprendendo...

 

E na outra vez (quarta) Andreia e eu escutamos de um dos fixos que estavam contratando.

 

Mas gosto muito de lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na Urbe só fui duas vezes, e na primeira foi uma visita mais didática, pois estava com um amigo que a unica referencia de cafeteria era padaria e starbucks, hehehe

 

O espresso lembro também que tinha achado ok, e coado não achei ruim, mas deu pra ver que o garçom não tinha lá muito preparo enquanto barista, pois levou a água numa pitcher e o V60, e ao invés de despejar lentamente, praticamente virou a pitcher de uma vez, heheh. Mas gosto bastante do ambiente.

 

O sofá café achei meio frustrante. O espresso tava super bem extraído, mas faltou um dos grãos que ofereciam no cardápio. Achei o projeto muito interessante como um todo, incluindo as cafeterias e o projeto "fazedores de café", mas o ambiente e o atendimento deixaram a desejar

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...