Ir para conteúdo

Mahlkonig PEAK


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pior é que já acho o k30 tão unimodal, tenho que moer no 1, dosar pelo menos uns 18g e não posso usar PI para extrair legal. Se quiser usar Pi tenho que deixar o 0,5 e se quiser usar PI e dosar menos tenho que usar outro moedor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Será que irá substituir o k30? quando será lançado?? A estrutura é bem similar, pelo jeito a mudança mesmo será no tamanho das mos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vc fala sobre não conseguir um %extração alto ou não conseguir um fluxo lento?

 

Pq se for fluxo, mesmo o pó estando perfeitamente unimodal, ou seja, partículas de apenas um tamanho, há um tamanho que se pequeno o suficiente vai engasgar a máquina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que na prática isso não existe, a menos que você peneire. 

 

Acho que dado conjunto de mós tem uma limitação de quão fino fisicamente pode moer. Lembre que, diferentemente dos cônicos, geralmente os moedores de mós planas trabalham com as mós encostando na faixa de expresso. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho possível que não consiga engasgar a máquina, com meu Rocky já não consigo mais, trocando as mós devo voltar a conseguir. Se o ajuste fosse linear conseguiria, mas normalmente o avanço de um ajuste para o próximo é maior do que seria necessário fazendo com que as mós encostem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que vcs fugiram um pouco. Uma coisa é ser impossível de engasgar devido a distribuição ser unimodal. Outra é por limitação do projeto do moedor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que puramente a distância entre as mós seleciona em apenas um plano. Simplificando: as partículas não são esferas. Algumas podem ser magrinhas e compridas e ainda passar pelas mós sem se quebrarem. É o que aparece na parte mais à direita do gráfico.

Editado por Rodrigoks
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sem esquecer das torras mais claras e mais escuras ...

Estou com um grão, aparentemente só um pouco mais escuro, porém muito leve, e que produz muitos fines, e que se não engrosso muito me entope a extração.

Tenho de moer um quarto de volta (isso é muito) mais grosso no Hg-One, e três números (de 5 segundos cada, seriam 15 segundos mais rápido, num mesmo café é claro) mais grosso no Macap.

Eu acho que nos cafés mais escuros ( falando em geral, sempre,há exceções) a diferença de sabor devidas as mós planas ou cônicas é bem menor que nas torras claras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que pra dar mais certo torras claras (mas não cruas e inquebráveis), o negócio é seguir moagem fina num moedor plano e... Sobredosagem!

 

Filtro de 14g toma 20g. Filtro de 18g toma 24g... E por aí vai. Veja que a densidade dos grãos em geral é maior (e a das partículas depois de moer também), portanto é viável fazer isso.

 

A proposta do Matt com o EK43 era essa, que dá para afinar mais sem trazer gostos ruins. Um cônico dá conta de manter o fluxo mesmo com dosagem normal, mas a reclamação é de que fica desbalanceado blábláblá.

 

Talvez ideal fosse ter um filtro para esse tipo de espresso, com furos bem finos, mas quantidade menor...

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É que aquela torra do Clayton beira o cru, Ruston. Pra espresso complica. Embora esta última parece que o Victor extraiu ok.

 

Hum, interessante a proposta, Márcio. Acho que talvez bastasse diminuir a área total de furos. Ninguém propôs isso antes?

 

Com o Pharos, às vezes acho um pouco complicado balancear a acidez em torras claras, dependendo do café. Vc não enfrenta isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, furos pequenos, já que a moagem vai estar fina, mas diminuir a quantidade. O VST já tem furos bem pequenos, mas tem furo demais.

 

Tenho esse problema sim, acabo moendo mais fino, não fica tão ácido, mas começa a vir gostos estranhos da torra clara.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Marcio, essa idéia de menor área de furos e sobredosar não me convence.

 

Se um moedor é stepless e consegue zerar o fluxo, é possível para uma razão de extração escolhida, ter qualquer percentual de extração.

 

(zerar o fluxo mostra que dá para extrair pingando e assim ter sobre-extração)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Seria menos furos *ou* sobredosar. Mas claro que sobredosar não é o mesmo que manter a dose e restringir o fluxo nos furos.

 

De qualquer maneira eu estou pensando no sabor... Meramente impressão que moagem fina demais não me agrada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O Paul disse que vem acompanhando há um tempo o desenvolvimento desse moedor que fizeram umas modificações interessantes, mas ele disse que não concorda com a política de preço, que será em média aqui no Brasil 50% mais caro que o K30, me passou o valor mas não sei se posso ficar divulgando, estava pensando em até aguardar um pouco mais para pegar ele, mas depois desse valor mencionado eu desisti, gostei da cor dele e desse display novo, não sei se com esse valor conseguem vender como o K30, é a mesma estrutura do k30 tirando as mós maiores e o display em oled, 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que pra dar mais certo torras claras (mas não cruas e inquebráveis), o negócio é seguir moagem fina num moedor plano e... Sobredosagem!

 

Filtro de 14g toma 20g. Filtro de 18g toma 24g... E por aí vai. Veja que a densidade dos grãos em geral é maior (e a das partículas depois de moer também), portanto é viável fazer isso.

 

A proposta do Matt com o EK43 era essa, que dá para afinar mais sem trazer gostos ruins. Um cônico dá conta de manter o fluxo mesmo com dosagem normal, mas a reclamação é de que fica desbalanceado blábláblá.

 

Talvez ideal fosse ter um filtro para esse tipo de espresso, com furos bem finos, mas quantidade menor...

Estou com um Pessegueiro que estou aproveitando para os cappu do café da manhã, de grão bem leve, mais escuro porém sem chegar a Full City, entre 65 e 60 Ag, porém muito homogêneo, bem torrado por dentro e que produz muitos fines.

 

Faz tanto volume que somente entram 7gr (sobredossado) no LM1, enquanto com as torras claras, normalmente utilizo 8,5 em média (de 8 a 9, em função de sabor). Ainda tenho que moer muito mais grosso para conseguir extrair.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Problema ão é conseguir chocar a 

 

Se um moedor é stepless e consegue zerar o fluxo, é possível para uma razão de extração escolhida, ter qualquer percentual de extração.
 

 

Nem sempre o percentual de extração será representativo de uma xícara palatável. Aposto que um coado a ext 21% feito no Hario Mini terá um sabor bastante diferente do EK43 no mesmo percentual. Isso porque a distribuição importa.

 

Voltando para o expresso, afinar a moagem aumenta a quantidade de finos, o que em tese traz sabores desagradáveis. Muitos moedores conseguem de engasgar as máquinas com praticamente qualquer torra útil, mas isso garante espresso bom?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...