Ir para conteúdo

Café do jacu, alguem provou?


Postagens recomendadas

Já tomei o Jacu coffee, lá em Brasília num lugar chamado Kitinete na Asa Sul em Brasília.

Eu tava passeando por lá e resolvi experimentar todos os blends que tinha na casa, eram 4 ou 5. O Jacu foi o primeiro.Custava R$7. Tava acostumado a pagar isso aqui em Goiania no Atelie, aí resolvi topar a brincadeira.

É um café legal, diferenciado, tem uma acidez "diferente", mas não é doce ou impactante como alguns outros.Ele é equilibrado.

Por incrível que pareça já me surpreendi mais com outros cafés (Unique Frutado, Obatã,Umami, São José, São benedito...)

Não pagaria uma fortuna por ele...

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu ja provei o kopi lwak que possui um metodo de "colheita" parecido... Hehe.

 

O kopi lwak é mais raro e tb mto mais caro, mas pra falar a verdade nao vale o preco. Paguei 17 reais num espresso no mercado municipal de Curitiba. Talvez seja um cafe para ser provado em outros metodos que nao o espresso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve.

 

Luis deixe-me corrigi-lo, pois de fato o café do Jacú é ainda mais raro que o Kopi, pois por safra são colhidas algo perto de 200 quilos ou +/- 3 sacas. Mas, apesar de também ser caro, não se aproxima do valor do Kopi.

Já fiz e bebi o do Jacú e garanto que não vale os R$ cobrados, a não ser pela curiosidade, pois a bebida ainda que seja fina, não justifica o preço e é fácil encontrar grãos do Sul de Minas tão ou mais suaves por valores razoáveis.

 

No fundo tem muito marketing jogando os preços para cima. E quando em vez aparece uma novidade tipo o Jamaica Blue Montain, o Tarrazu da Costa Rica, alguns Kona orgânicos, o Kopi Luwak, o Jacú (ambos cafeZes) entre outros. Não que não sejam bons cafés, mas estão longe de justificarem os preços cobrados.

 

Aí vão as fotos dos cagões cafeeiros.

 

post-3-0-40347900-1340067760_thumb.jpg post-3-0-05232500-1340067522_thumb.jpg

 

Valeu,

Alexandre

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Ricardo.

 

Já provei-os sim.

No Havaí foram 2 semanas de boas ondas e cafés. Cada dia um diferente. Todos bons e caros. Apenas um sobressaiu para a categoria de excelente e bem acima da media dos outros, mas tenho que ver as anotações para relembrar a marca. De maneira geral, se parecem com bons Mogianas, mas quase sempre com torras um pouco mais apertadas que as que estou acostumado.

Já o Blue Mountain, bebi algumas vezes como coado em restaurantes em NY e também comprei torrado em grãos para trazer na bagagem e aí a idade da torra quando o utilizei pode ter comprometido o resultado que não me agradou muito.

O que aconteceu na Jamaica foi uma certa prostituição do produto, pois hoje há grãos como sendo Blue Mountain colhidos em lavouras que estão bem abaixo em termos de altitude, mas que por conta do alto preço da grife são tratados como os melhores grãos originários de altitudes mais altas.

 

Valeu,

Alexandre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Alexandre,

 

Acho que a producao do jacu vem aumentando, enquanto a do kopi ainda esta estacionada em + - 230 kg/ano.

 

A fazenda camocim no ES ja produz em media 12 sacas ao ano de jacu bird.

 

Segue um trecho da materia:

 

"Ao todo, são cerca de 300 hectares de café e eucalipto, além de árvores frutíferas como amora e jabuticaba, que agradam os pássaros. Nesse espaço, são criados soltos cerca de 150 jacus que, por estar em extinção, não podem ser reproduzidos em cativeiro. Sloper conta que, há cerca de três anos, ao voltar de um passeio às ilhas da Indonésia, teve a ideia de transformar em solução o problema do excesso de jacus na fazenda, que exterminavam os pés de café. “Você já viu um bicho desse. Não se pode dizer que é um passarinho, é mais parecido com uma galinha gigante. É um cenário assustador ver mais de 100 jacus se apoderando dos pés de café. A gente fica espiando de longe e depois vai lá colher o café que eles ‘fizeram’. Você já ouviu o ditado de que fruta boa é a que passarinho bicou? O segredo é que eles escolhem os melhores grãos, que saem inteiros nas fezes, mas com menos acidez”, explica ele, que fabrica 12 sacas de 60 quilos ao ano."

 

Fonte: http://www.revistacafeicultura.com.br/index.php?tipo=ler&mat=31146

 

Concordo com vc que ha um certo jogo de marketing desses cafes. Vc acaba experimentando por toda a historia que esta por tras desses graos. Eh mais curiosidade mesmo do que sabor...rss

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve Luis.

 

Com o preço que se consegue vender o café do Jacú, não veremos a produção parar de crescer, ainda que não aumente a população de jucutingas na região. O café não é auditado, creio eu, portanto não há como afirmar que todos os grãos tidos como "do Jacú" realmente o sejam.

 

Até onde sei, a produção do Jacu Coffee estava em torno de 200 kg ou 3 sacas e um troco, dito por alguém que era próximo do Henrique Sloper, proprietário da fazenda Camocin. De fato, na safra de 2010 a produção total da Camocim era de umas 1000 e poucas sacas de arabica e parte deste café era orgânico auditado pelo UTZ, mas o restante não o era.

 

Valeu,

Alexandre

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei o Jacu recém-chegado na loja. Torra recente segundo eles.

Achei um café de acidez muito bem equilibrada, saboroso, sente levemente o caramelo. Sem grandes surpresas, mas se não fosse o preço, seria um bom café para o cotidiano. Não sou fã dos mto cítricos e os mais ácidos me parecem "errados", rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 months later...

Passou uma matéria no programa Mundo S.A. da Globo News segunda-feira sobre o jacu.

 

Para quem não viu, reprisa no fim de semana.

 

O vídeo também pode ser assistido na página da Globo News, aqui:

 

http://g1.globo.com/globo-news/mundo-sa/videos/t/todos-os-videos/v/fazenda-no-es-transforma-residuo-do-passaro-jacu-em-bebida-fina/2121385/

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 year later...

Aqui no Rio a Sorelle vende um expresso Jacu por 8 reais, o dobro de um feito com Orfeu. O mais estranho é que o Orfeu custa 70 reais o quilo lá e

250 g do Jacu (eles também vendem em grão) 130. Ou seja, na xícara é o dobro, mas se comprar o grão é mais de 7 vezes o preço. Gostei do café, mas era bem suave.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A mais ou menos um ano ou dois eu tomei aqui no Rio na Cafeteria Cafuné aqui perto de casa o Jacú , tinha coado e french , tomei french , ele é gostoso , mas , eu gosto é de espresso , portanto , valeu pela cafeteria que é muito legal , eles tem uma linda La Marzocco no Balcão .

Esse café é para quem tem um paladar apurado (que não é meu caso) e vai saborear ele coado (hario , chemex) ou french , (que não é minha praia) .

Minha mulher que gosta de coado , achou ele muito bom , já eu depois de provar o jacú ainda tive que pedir um espresso para saciar minha vontade de café , diga-se de passagem , eu achei o espresso deles muuuuito melhor. :)

Definitivamente meu paladar é tosco para perceber essas nuances todas do jacú :(

 

 

Abs

 

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui no Rio a Sorelle vende um expresso Jacu por 8 reais, o dobro de um feito com Orfeu. O mais estranho é que o Orfeu custa 70 reais o quilo lá e

250 g do Jacu (eles também vendem em grão) 130. Ou seja, na xícara é o dobro, mas se comprar o grão é mais de 7 vezes o preço. Gostei do café, mas era bem suave.

 

Quanto ao preço algumas coisas devem ser levadas em consideração.

A primeira é que a matéria prima, no caso o café, é apenas uma parte dos custos de um produto, muitas vezes a menor parte. ( O Alexandre Veloso pode falar melhor sobre isso)

Não é porque o a matéria prima custa 7 vezes mais, que o produto final custará isso.

 

E mesmo que esta matéria prima encareça demais o produto final, o preço pode ser proibitivo comercialmente.

Você pode querer pagar 8 reais por um café diferenciado, mas provavelmente correrá se cobrarem 20 -30 reais numa xícara.

A cafeteria pode bancar parte dos custos e usar isso como marketing.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi, Paulo,certamente a matéria prima não é 100% do custo. O que chama a atenção é que o comum por aqui é justamente o contrário. Sobe uma parcela dos custos e esse mesmo percentual é repassado integralmente ao preço final. Sobram exemplos: aumento de combustível, aumento de salário de professores em escola particular... Imagino sim que o único motivo racional seja conseguir fazer as pessoas provarem o café e talvez depois comprarem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não provei nem o jacu nem o kopi

o marketing envolvendo desde jornalismo a cinema é bem pesado

a julgar pela opinião dos mais experientes não é prioridade

vou deixar ao acaso

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Parece então que o aniversário foi comemorado num estilo, digamos, caro.  :mellow:

Seria a ocasião perfeita para mim que não tenho coragem de comprar uma lata.

Com a leitura dos relatos de quem já provou, aí que não animo mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os preços dos cafés eram os mesmos de sempre, então era um agrado aos clientes. Confesso que não compraria pra levar nem que fosse o mesmo preço dos outros cafés que vendem lá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um antigo amigo dizia que, para saber se não se gosta mesmo, deve-se experimentar dez vezes.

Se ainda assim não gostar, após a décima vez, então é praticamente certo de que não gosta.

Neste, bem como em vários outros assuntos, prefiro ficar na dúvida eterna :-)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

eu tomei como expresso. Achei bom. Tinha um gosto bem suave. Não tinha era muito corpo, se não me falha a memória. Se não fosse cinco vezes o preço do Orfeu por kg (o expresso era o dobro, por isso tomei) eu diria um bom café.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...