Ir para conteúdo

Fabricio

Senior Members
  • Total de itens

    100
  • Registro em

  • Última visita

Tudo que Fabricio postou

  1. E agora eu vi aqui em cima a questão que levantaram sobre votos fake, de amigos que só se cadastram para votar, etc... vai minha sugestão baseada na minha experiência em fóruns: contabilizar votos apenas de usuários que tenham X postagens, ou X tempo de cadastro etc... já organizei e participei de promoções parecidas, e SEMPRE tem esse problema de usuários recém cadastrados. Tem gente que acha justo as pessoas se cadastrarem apenas para votar, outras acham que não (amigos > qualidade/tema) etc etc etc. Enfim, é apenas uma sugestão, cabe aos moderadores decidirem o que é melhor pro fórum. O que queremos aqui (acredito eu) é confraternizar, e não arrumar inimizades... é tempo de Natal, gente! Paz! =)
  2. Gente, sem querer ser chato, mas fiquei na dúvida agora... é só fotografia própria ou pode fazer montagem? Pelo regulamento "faça uma fotografia com o tema café e Natal ou café e Réveillon e publique neste tópico." É que tive uma ideia de última hora, hehehe =)
  3. Eis a Árvore de Natal do CdC - nossa, que trabalheira que dá posicionar os grãos de café... ajeita um, um outro sai do lugar! Apoio: camisa verde da sogra hahahaha Foto #20
  4. Pois é, já se passou mais uma semana que fica no sol (quando ele aparece) e os grãos continuam nessa cor meio esverdeada. Será que só vou conseguir secar isso em 2014? Hahahaha
  5. O CD estava secando ao sol por alguns dias já, a mucilagem ficando bem mais seca e o grão adquirindo uma cor caramelada, mas aí o tempo virou aqui, não tem mais sol etc. Ontem a noite resolvi ligar o forno a gás e coloquei o tabuleiro com os grãos na parte de baixo do forno, o mais longe possível da chama (função gratinar, é baixa a chama). Após uns 10 minutos, vi que estava bem uniforme a cor e resolvi tirar do forno. Um cheiro delicioso de caramelo, provavelmente do açúcar da mucilagem: Como sou marinheiro de primeira viagem, achei que essa película ficaria 100% agregada ao grão, sendo o próximo passo torrar. Assim o fiz, e qual foi minha surpresa ao terminar de torrar (após o segundo CRACK e uma cor marrom bem escuro), ver que forçando com o dedo, quebra-se essa película (grossa como uma unha) e dentro ainda havia outra camada bem esfarelenta, igual uma casca de amendoin torrado. Só aí vi o grão do café, que não estava torrado, apenas verde/marromclaro. Agora bateu a dúvida: no Guia do Barista, cita-se o CD descascado e também o CD desmucilado, que acho que é o caso com essa quebra dessa película, certo? Então aqui no Brasil estamos acostumados com grãos de café desmucilados? Eu juro que ia tentar fazer CD descascado com mucilagem por admirar a doçura no café, mas do jeito que foi feito, não teria como moer o grão verde desse jeito. EDIT: achei mais informações sobre café com mucilagem nesse link, ainda não li tudo.
  6. Pior que não acabou com o pé não, o maldito tem mais de 4 metros de altura (e agora sei que há mais 3 pés de café aqui). Ainda tem muito fruto vermelho pra tirar, só que está bem alto. Semana que vem vou tentar catar uma escada e ir tirando só os vermelhinhos. Sei que isso tudo pode não dar certo, mas vai ser uma terapia. Ai ai, eu amo meu ambiente de trabalho hahahahaha Só uma coisa que eu fiquei em dúvida: pelo CD (cereja descascado) como é feita a secagem? É do mesmo modo que a secagem natural do fruto inteiro, ou seja, no sol, por vários dias?
  7. http://www.mexidodeideias.com.br/index.php/mundo-do-cafe/o-que-e-cafe-despolpado/ "Minha grande dúvida de xereta nata que sou era: porque retirar o docinho do café e deixá-lo mais ácido se a maioria dos consumidores brasileiros gosta de café mais doce? A resposta não demorou: a acidez é bastante valorizada no mercado externo e também facilita fazer blends diferentes (processo de mistura de grãos)." O meu vai ficar com mucilagem, vamos ver onde isso vai parar.
  8. Hoje a "colheita" foi mais produtiva. (não acho que o jardineiro devia ter quebrado os galhos, só vi quando ele me entregou) Eu dei uma lida no Guia do Barista lá em casa: retirei a casca e deixei no sol lá em casa pra secar por alguns dias... não vou tirar a mucilagem pois segundo o livro, o café fica mais ácido, e eu não curto muita acidez. Agora pergunto: esses grãos verdes amadurecem fora do pé? Se não, é melhor descartá-los ou posso usa-los também? A proporção que tenho aqui no total deve ser de uns 60% vermelhos e 40% verdes.
  9. Amigos, trabalho no Museu Imperial, e hoje quando estacionei o carro umas coisas vermelhas no meio do mato, para a minha alegria era um grande pé de café! Catei alguns grãos com a ideia de torrar na panela pois já havia lido esse tópico do Lucas. Perguntas: 1) Alguém tem ideia de qual é a espécie? O pé tem uns 4 metros de altura... 2) Alguma recomendação para torrar, ou é só descascar e meter direto na panela para torrar? Se isso der razoavelmente certo vou fazer a limpa no pé, o jardineiro confirmou que ninguém nunca pega os grãos.
  10. Fabricio

    Moedor Krups GVX208

    Talvez eu possa te ajudar. Desde que comprei meu Hario, meu Krups tá parado na caixa lá em casa, não moeu nem 2kg de café... se tiver interesse em comprar, coloco um anúncio aqui no forum. =)
  11. Tirando o pó do meu login, fazia tempo que não logava aqui no fórum... Hoje eu tenho um Hario Mini pra fazer meu espressinho diário. Para quem já comparou ele com o Porlex, dá muita diferença na qualidade da moagem usar o Porlex? Meu uso é estritamente espresso, torra italiana (Lavazza basicão). Thanks! p.s.: 14h40 e eu preso no trabalho, louco por um café decente, mas só tem café de máquina fervendo desde as 9h da manhã. Bleargh.
  12. 15h30 da tarde, no trabalho, sem lanche, café dentro de garrafa térmica, e eu vejo a foto dessa baguete. PELAMORDEDEUS.
  13. Então, o sitio do moinho, do parente do Ruston, fica aqui em Petrópolis. Liguei pra lá mês passado e falaram que só vão ter farinha pra venda pra depois de abril (!), aí enfraquece... Até hoje só usei Dona Benta. Farinha da Fleischmann eu nunca vi, e olha que a fábrica de fermento deles era aqui em Petrópolis também. Vou dar uma pesquisada, mas de todas que vi, a Dona Benta parecia ser a menos pior, por incrível que pareça. Morar no interior tem seus percalços... Então tanto faz batedeira ou fazer na mão, certo? Com calma vejo os vídeos do Youtube, aqui no trabalho é bloqueado.
  14. Ontem fiz novamente a receita do Varasano, e dessa vez tentei usar somente os 500g de farinha. É impossível manipular aquilo, gruda MUITO na mão, mesmo deixando descansar umas 3h na geladeira (depois de ter feito o processo de autólise e chegar a 100% da farinha). Tem diferença fazer na batedeira? Eu faço tudo na colher de pau e na mão.
  15. Meu Hario acabou de chegar, nem usei e já tou quase fazendo o mod da fita adesiva no eixo. Só não vou fazer ainda pq vou comparar o Hario OEM vs o Krups lá de casa.
  16. Pois é, meu fogão/forno é a gás tradicional, e como não aceita temperatura muito alta, demora bastante a assar, uma média de uns 10 minutos, mesmo pré-aquecido... desse jeito é difícil conseguir a textura de "pão de queijo" que o Varasano mostra nas fotos. E quanto à cobertura, vou tentar fazer com menos queijo, não sabia dessa importância da umidade dentro do forno. Sempre vi o visor do forno meio embaçado de umidade, mas não sabia que isso poderia ser prejudicial ao cozimento da pizza. Ah, esqueci de falar uma coisa: eu fiz a massa toda na colher de pau no início e na mão depois de colocar 100% da farinha, nada de batedeira ou algo do tipo. Isso interfere na qualidade da massa ou é apenas praticidade?
  17. Troquei umas mensagens com o Rodrigoks e fiz a massa do Jeff Varasano, foi a melhor massa de pizza que eu fiz até hoje lá em casa! Uso forno elétrico comum, mas mesmo assim ficou boa. Tive que botar bem mais farinha do que a receita de 500g (acabei pondo umas 700g), mas depois que deu o ponto de soltar das mãos, ficou legal. Ah, e uma dica: eu estava obcecado em encontrar a farinha 00, mas lendo o site do Jeff encontrei essa observação dele: "If you are baking at under 750F, you should really not use 00. It will never brown and you'll have much more luck with another flour." Segundo ele, a farinha é menos importante que o fermento e o processo de fermentação...
  18. Curitiba... ainda não conheço mas morro de vontade! Então, eu já havia feito isso tudo Luiz, várias moagens, sem compactar, compactando fraco, com e sem nutation tamping, usando o filtro pressurizado, o filtro despressurizado... enfim, possibilidades mil. Mas antes mesmo de colocar no porta filtro eu já sabia que não daria certo: o cheiro do café moído não se assemelhava em nada com o que moí na cafeteria, e era o mesmo grão, mesmo lote, mesmo pacote. Nem o café recem torrado da Curto Café (que usa café do Caxixe, conhecido aqui no fórum) entregou um cheiro próximo do que ele oferece. Pode ser que meu Krups tenha algum defeito, ou eu me acostumei com a qualidade máxima e não consigo voltar atrás. Veremos o que o Hario fará por mim. Abs
  19. Salve Alexandre, eu li que uma das vantagens do Porlex é ter uma moagem mais consistente quando se usa uma granulometria mais grossa para coados, isso procede? Como meu uso vai ser exclusivamente para espresso, optei pelo Hario mesmo (estava mais em conta também)
  20. Pronto, 48 doletas. Dessa vez espero que o moinho me faça sorrir ao invés de xingar, hehehe =)
  21. Valeu pelas opiniões, galera. Acho que vou de Hario Mini mesmo pelo custo benefício e vários reviews a favor dele. Quanto a ficar girando a manivela, não ligo não, afinal, só tomo um espresso single por dia. E se cansar, tenho parafusadeira elétrica com controlador de torque e velocidade, já vi que é fácil adaptar. Ainda nesta linha de facilidade, vi um vídeo de uma pessoa que moia o grão o mais grosso possível em um moedor elétrico tipo o Krups, e colocava esse grão triturado no Hario na moagem de espresso, assim foram muito menos voltas e menos trabalho, e aparentemente isso não estraga o café, segundo relato do vídeo. Quem sabe agora, finalmente, poderei estrear o filtro despressurizado que comprei, afinal com o Krups não deu pra tirar café com a qualidade que eu estava acostumado.
  22. Valeu Rodrigo. Alguém que já tenha testado o Hario e o Krups pode dizer se o Hario é o melhor dos dois?
  23. Então, como algumas pessoas sabem, estou tendo problemas com meu Krups aliado a minha Mondial C-08, já testei diversos grãos, em diversas temperaturas ambientes, todas as moagens disponíveis no Krups, e ainda assim não obtenho um shot que se equipare ao que eu conseguia quando comprava o café moído em uma cafeteria, que usa o mesmo grão que comprei para moer em casa. Ontem após fazer 12 shots e todos não ficarem legais com regulagem alguma do Krups, mesmo usando grão com 25 dias de torra e o filtro pressurizado original da C-08, pensei: um moedor manual poderia ser uma solução de baixo custo, já que comprei meu apto agora e não tenho como pagar mais de 700 reais em um bom moedor. Pergunta aos colegas: recomendam algum moedor manual bom e barato, que possa me entregar um espresso de qualidade equivalente aos moídos em moedores profissionais?
  24. Pois é, eu queria ter tido mais tempo pra conversar, quando cheguei perguntando se tinha café do Caxixe eles começaram a conversar, mas como eu estava com pressa nem deu pra falar que minha noiva é parente do produtor do café no ES, teria rendido horas de papo hehehe
×
×
  • Criar Novo...