Ir para conteúdo

Tamper dinanometrico Bravo


Gilberto

Postagens recomendadas

Primeiras impressões são boas. Mas as primeiras impressões sempre tem muito de emoção junto. As segundas sempre são melhores avaliadas.

Com as segundas impressões continuo achando o tamper ótimo. 

Tive a oportunidade de fazer vários testes com ele (pedi para o Gilberto mandar o meu com a mola de 22kg). 

Ontem e hoje fiz vários testes com as duas molas, com a pressão máxima e mínima de cada uma. E com a mesma moagem, mesmo grão, exatamente mesmo peso, posso dizer que o resultado utilizando as duas molas diferentes foi:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Suspense

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Examatemte o mesmo!!!!!

Não notei diferença em sabor, crema, cor da crema, e peso na xícara, utilizando o mesmo tempo de extração.

Dessa forma achei que a mola mais pesada deixou o processo um pouco mais difícil (mais força para compactar). Sendo bom para o coração... já que sedentarismo é um dos grandes males da população atual. 

Vale lembrar que este teste foi para o meu "setup". Moedores diferentes, máquinas diferentes, grão diferentes, podem se comportar com maneira diferente...

 

As outras mudanças que eu fiz foi colocar 1 e 1/2 volta de fita de teflon branca (veda rosca). Na rosca superior... Dessa forma ela não balança mais. E após desmontar para trocar a mola, notei que o cilindro superior não recebe pó. Então coloquei graxa branca alimentícia. Notei que o mecanismo se tornou bem mais "liso", e silencioso. Acredito que a diminuição do atrito, além de tornar o mecanismo mais "gostoso" de se utilizar, faça o desgaste das peças móveis diminuir... (Esse é o um dos propósitos de lubrificação de mecanismos né?). Então achei benéfico colocar a graxa. 

 

Quanto a pó do grão preso no fundo do tamper... Realmente fica um pouquinho... nada que prejudique o processo... e acredito que isto se deva mais por não rodar o tamper que por ele não ser polido... Tenho um tamper de 53mm que utilizava na saeco poemia que também não era polido. E rodando ele não ficava pó no fundo...

 

No mais, bons cafés a todos!!! E mais uma vez, parabéns Gilberto!!!

 

Roberto Buril

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje entreguei um tamper para o Valmor e aproveitamos e tomamos ótimos cafés, o do Valmor foi 100% polido, e a base também fica com um pouquinho de pó, quase nada, mas acho que igual a escovada. Vou ver se faço mais testes.

 

Estou fazenda uma venda para Alemanha de algumas unidades, e para sentir qual seria qual seria a escolha deixei totalmente livre o polimento, poderia polir só a base, só o base alinhadora, a tampinha, e o resultado ficou dividido, uma coisa se destacou que foi 80% deles o punho esta indo preto.

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quais as cores para o punho que vc ofereceu ?

 

Eu ia dizer isso Burny , mas de repente o Gil pode ter oferecido a paleta de cores de Ford : qualquer cor desde que seja preto, :lol:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiras impressões são boas. Mas as primeiras impressões sempre tem muito de emoção junto. As segundas sempre são melhores avaliadas.

Já usei bastante e considero excelente. Nem pó fica embaixo pois é fácil tirar com a giradinha.

 

Para saber se o produto é realmente bom basta imaginar o que aconteceria se sumissem com ele. No meu caso compraria outro igual o mais rápido possível =)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje entreguei um tamper para o Valmor e aproveitamos e tomamos ótimos cafés, o do Valmor foi 100% polido, e a base também fica com um pouquinho de pó, quase nada, mas acho que igual a escovada. Vou ver se faço mais testes.

 

Maravilhoso produto ! Alem de muito bonito numa ótima embalagem ! A esposa adorou o presente , q sou eu q vou usar kkkkk

 

Parabéns Gil !!!! Agora minha briga com a Gaggia , por melhores expressos , vai ser facilitada e muito !

Abs

valmor

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Chegou!!!!!! [emoji322][emoji322][emoji322][emoji322][emoji322]

 

Caramba, Gil, mesmo já tendo lido todas as avaliações postadas aqui, só quando você tem em mãos o Bravo Tamper é que dá pra ter noção da qualidade do produto.

 

De cara, a apresentação já é de primeira. E isso já faz você querer pegar e usar o produto. E aí, o que já estava ótimo fica melhor ainda!!!

 

Ele é muito fácil de usar, lhe proporciona a repetibilidade que você quer, o nivelamento perfeito e compactação ideal.

 

Um show!!!!

 

Parabéns!!!

 

Abraços, Márcio.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Primeiras impressões são boas. Mas as primeiras impressões sempre tem muito de emoção junto. As segundas sempre são melhores avaliadas.

Com as segundas impressões continuo achando o tamper ótimo.

 

Tive a oportunidade de fazer vários testes com ele (pedi para o Gilberto mandar o meu com a mola de 22kg).

Ontem e hoje fiz vários testes com as duas molas, com a pressão máxima e mínima de cada uma. E com a mesma moagem, mesmo grão, exatamente mesmo peso, posso dizer que o resultado utilizando as duas molas diferente foi:

 

Roberto Buril

Roberto, faltou você dizer, além do benefício para a saúde que uma mola causa em relação à outra, qual foi a sua preferência em relação à compactação entre as molas de 15,5 Kg e 22 Kg.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Grande Murilo. Como não notei diferenças no sabor, e achei a pressão mais fácil de fazer com a de 15kg, deixei inicialmente com essa... Faço menos força em cima do móvel... Estou modificando ele para aguentar mais pressão.

Lembrando que ainda não consegui observar diferença no sabor...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hoje usei o tamper. Tinha feito poucos testes com os produtos porque estava concentrado em divulgar os equipamentos aqui no Sul.

Foi no cappo matinal. Primeiro lubrifiquei as molas internas, o que deixou o funcionamento mais suave e linear. Afundei bem o disco de regulagem (prefiro tamping leve) e preparei tudo o mais como de costume.

 

Vou dizer que achava essa estória de tamping dinamométrico um pouco de frescura. Valorizo mais outros aspectos do preparo que o tamping propriamente dito, mas o produto se revelou tão prático que estou reconsiderando minha opinião. É simplesmente uma preocupação a menos que você tem no preparo do seu café. Se quiser, pode até pedir pra mulher fazer o tamping!  

 

O fato de ter 58,5mm também é vantajoso. Como desce só na vertical, praticamente não existe chance de entalar mesmo em filtros de 58mm na parte baixa da escala quando usados com quantidade apropriada de café, além de atingir uma área maior do bolo.

 

Enfim, mais uma grande sacada do Gil.

  • Curtir 9
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Uma coisa que reparei no uso do tamper Bravo é que agora o fluxo de café sempre sai ao mesmo tempo no spout duplo.

 

Até então coincidia pouquíssimas vezes... Estava até começando a cogitar verificar se a máquina e ou bancada estavam desniveladas. Mas agora tá provado que o problema era eu mesmo. Haha

 

Isso deve estar ajudando numa extração mais uniforme.

 

Parabéns por melhorar a qualidade dos espressos que preparamos em casa Gil!

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...