Ir para conteúdo

Compra Moinho Baratza Encore ou Macap MC4


krynook

Postagens recomendadas

Oi quero comprar um moinho elétrico e gostaria de uma opinião dos senhores qual é o melhor o Baratza Encore e o Macap MC4? Os dois estão na mesma faixa de preço. Busquei aqui no forum e encontrei recomendações pra os dois. Vi que um tem a mós cônica e o outro a mós em disco.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Particularmente, compraria um Macap MC4 se fosse a versão doserless e stepless. Serve satisfatoriamente aos mais tradicionais métodos de preparo, além de a estética me agradar mais. Tenho um Encore e gosto muito, mas a diferença de granulometria de um passo para outro é muito grande e, se você pensa em fazer espressos em casa, o Encore vai ser um sério fator limitador, enquanto o MC4, apesar de dar mais trabalho para ajustar a granulometria, vai limitar muito menos.

 

A propósito: onde você viu o MC4 pelo mesmo preço do Encore?  :blink:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Particularmente, compraria um Macap MC4 se fosse a versão doserless e stepless. Serve satisfatoriamente aos mais tradicionais métodos de preparo, além de a estética me agradar mais. Tenho um Encore e gosto muito, mas a diferença de granulometria de um passo para outro é muito grande e, se você pensa em fazer espressos em casa, o Encore vai ser um sério fator limitador, enquanto o MC4, apesar de dar mais trabalho para ajustar a granulometria, vai limitar muito menos.

 

A propósito: onde você viu o MC4 pelo mesmo preço do Encore?  :blink:

O encore estava na raposeira e mc4 no olx, o mc4 fica 20 mais caro os dois com frete pra mim.

 

O que é que você acha?

 

O modelo que ele esta vendendo é esse:

moedor-macap-mc4-452601-MLB20351765099_0

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não consegui localizar a informação na etiqueta. De qualquer forma, é um equipamento superior ao Encore. Você só deve levar em consideração que está usado, pode ter alguma problema, como café velho no duto de passagem (pode ser resolvido com uma limpeza, mas você terá de ser corajoso para abrir ou levar a alguém que possa dar assistência), mós perto de cegar ou cegas (o que vai ensejar uma importação ou achar alguém que tenha as peças, o que pode ser bem complicado), mau contato, etc. No caso do Encore, você compra com garantia, e tem assistência técnica no Brasil (Alexandre Velloso e Libermac). 

 

Resumindo: se o Macap estiver bom, é um negócio da China, independente dele ser stepless. Se quiser a opção segura, vá de Encore, mas é um produto inferior.

 

O moinho stepless não tem "passos" (ou cliques) de regulagem, então você pode fazer micro ajustes, que no caso do expresso são necessários para alterar os resultados na xícara, de modo que a extração seja a melhor possível. Essa é só uma das variáveis, mas uma das mais importantes.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É verdade, esse moinho tem até o clip para os pacotinhos de café. Mas tem gente que usa ele em casa e gosta dos resultados (usuário BoldJava), como nesse tópico do Home Barista. Ele até passa passos de regulagem para todos os métodos mais populares. É uma máquina bem mais robusta que o Encore, isso é certo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Stepless pode incomodar um pouco se você troca de grão a cada poucos cafés e faz espresso. Imaginei isto pq de manhã faço um e de noite outro (decaf).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas ainda acho vantajoso pela possibilidade de fazer micro ajustes, especialmente para quem vai moer para espresso. Como tudo na vida, tem esse trade-off, que é ser um pouco mais trabalhoso de ajustar. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Qual o motivo Seiti? Não seria mudar a regulagem do mesmo jeito? Ou talvez esteja se referindo a um stepless sem graduações marcadas?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Concordo com a questão do tamanho.

Mesmo assim troquei meu nemox jr pelo k6.

Fiquei triste, já tinha me afeiçoado á máquina.

Mas foi um amigo que comprou e depois ele vendeu pra outro amigo.

Tudo em família.

Acho que vou pedir preferência se ele quiser se desfazer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso, pensando em stepless sem marcações.

Mas mesmo se houvessem marcações, o fato de ter uma faixa mais "contínua" de regulagens creio dificultar a troca fácil entre as mesmas. Não?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu é assim, stepless com marcações. Se o espaçamento entre elas é pequeno fica tranquilo repetir. Na prática acaba sendo como um stepped de alta resolução =)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...