Rodrigoks Postado 5 Agosto 2015 Denunciar Share Postado 5 Agosto 2015 (editado) Galera, Resolvi fazer um post de utilidade pública. Para os métodos coados em geral, é interessante ter alguma noção de como a temperatura varia em função de tempo. Esqueçam termômetros chineses, cada um marca uma temperatura. Aproveitei o tempo que fiquei com a Thermapen emprestada pra fazer um experimento, cujos resultados posto aqui. Não há maior pretensão científica, então utilizam com cautela. Fervi água em uma chaleira apartada. Thermapen apontou 100,3 C durante a ebulição, o que está dentro da faixa de erro adotada pelo fabricante. Porto Alegre, em especial minha residência, está praticamente no nível do mar, e minha sala marcava 24C no momento das medições, janelas fechadas para evitar correntes de ar. Transferi o mais rápido possível 1000g de água para minha chaleira Bonavita, que estava em temperatura ambiente. Tentei minimizar o contato com o ar na transferência, tampei a chaleira o mais rápido possível e comecei a fazer medições minuto a minuto. Obviamente que a temperatura da água não é homogênea em todo o líquido, pois a perda de calor se dá na periferia, formando-se correntes de convenção dentro da chaleira. Dependendo da localização da ponteira do termômetro pode haver leituras ligeiramente diferentes. Em todo o caso, o resultado é bastante coerente, e resultou no gráfico que segue: Temperatura ambiente: 24º C Massa de água: 1000g Tempo 0: primeira medição, logo após a transferência da água para a Bonavita, chaleira tampada. Atenção: fiz a atualização do gráfico, incluindo as leituras que fiz com o Thermopop, com a diferença que no momento do experimento a temperatura ambiente era de 29ºC. Editado 8 Agosto 2015 por Rodrigoks 7 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 5 Agosto 2015 Denunciar Share Postado 5 Agosto 2015 Legal Rodrigo, mas o grafico marca segundos, é minuto o correto,, certo ? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 5 Agosto 2015 Autor Denunciar Share Postado 5 Agosto 2015 Isso. Leiam minutos onde está segundos. Obrigado, Gilberto. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Gilberto Postado 5 Agosto 2015 Denunciar Share Postado 5 Agosto 2015 Caramba, em 6 minutos , 5ºC, chutaria que cairia mais. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
carlos eduardo Postado 5 Agosto 2015 Denunciar Share Postado 5 Agosto 2015 Aqui no Rio no verão subiria . Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 5 Agosto 2015 Autor Denunciar Share Postado 5 Agosto 2015 Ainda vou repetir o experimento seguindo com os resultados após 10min. Também com chaleira destapada, em que a derrubada de temperatura será bem mais veloz. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Murilo Lins Postado 5 Agosto 2015 Denunciar Share Postado 5 Agosto 2015 Rodrigo, só para entender melhor, qual o motivo da transferência da água de um recipiente para outro e não o aquecimento direto na própria chaleira Bonavita que quando atingisse uma determinada temperatura o fogo seria desligado e a partir daí daria-se início as medições, como supunha ser o modo mais usual? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 5 Agosto 2015 Autor Denunciar Share Postado 5 Agosto 2015 Bonavita é frágil. Há quem esquente água nela, mas eu prefiro não fazer. outra coisa é o ponto de partida. Somente termômetros bons costumam ser confiáveis; já na sua casa a água fervera semore na mesma temperatura. Por isso a idéia, para as pessoas terem uma noção de como se dá o resfriamento nas condições descritas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Beto Origens Postado 5 Agosto 2015 Denunciar Share Postado 5 Agosto 2015 Muito interessante Rodrigo, assim como o Gil, imaginava que cairia mais rápido a temperatura... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Márcio Martignoni Postado 5 Agosto 2015 Denunciar Share Postado 5 Agosto 2015 Muito legal, Rodrigo. Vou passar a poupar a minha. Valeu! Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Antenor Postado 7 Agosto 2015 Denunciar Share Postado 7 Agosto 2015 Nossa, tomei um susto aqui achando que era realmente em segundos... a 24°C ter uma perda de quase 10°C em 10s seria absurdo... Mas então a temperatura até que conserva bem... Eu esperaria que tivesse uma queda mais rápida inicialmente, ainda mais que a perda por codução nas paredes da chaleira deve ser bem razoável, pelo fato de ser feita de material altamente condutor... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 7 Agosto 2015 Denunciar Share Postado 7 Agosto 2015 Antenor, inox não é altamente condutor, é bem ruim. Condução umas 12 vezes menor que alumínio e umas 23 vezes menor que cobre. Por isso panela/frigideira de inox sem fundo triplo não presta. O que também segura a temperatura é a massa grande de água, no caso 1 litro. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
seiti Postado 8 Agosto 2015 Denunciar Share Postado 8 Agosto 2015 Nossa. Uma coisa que eu nunca imaginei é que diamante é duas vezes mais condutora que prata. Mas Sergio, o fato de panelas de inox terem fundo triplo é que ajuda a reter calor (maior capacidade térmica). Pq isto compensa a menor condutividade? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
sergio.m Postado 8 Agosto 2015 Denunciar Share Postado 8 Agosto 2015 Inox é bom para limpeza/durabilidade/é inerte. O meio termo é fazer o fundo triplo. O objetivo principal do fundo triplo não é manter o calor e sim distribuí-lo por igual. Para cozinhar, idealmente o calor/temperatura do fundo teria que ser homogêneo. Teve uma época que foi moda panela de vidro/pirex. Fizeram a festa com as donas de casa "desavizadas" (minha mãe uma). Piada, uma m**da! Dava pra queimar a comida carimbando o desenho da chama =) Perfeito seria um material altamente condutivo e com capacidade térmica insignificante, exatamente o oposto do vidro. Cobre é legal mas passa gosto, tem reação com ácido, etc. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Rodrigoks Postado 8 Agosto 2015 Autor Denunciar Share Postado 8 Agosto 2015 Corrigi e atualizei o experimento, incluindo dados que colhi com o Thermopop. Excelente custo/benefício. 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas