Ir para conteúdo

Gráfico - Temperatura da Água na Chaleira


Rodrigoks

Postagens recomendadas

Galera,

 

Resolvi fazer um post de utilidade pública. Para os métodos coados em geral, é interessante ter alguma noção de como a temperatura varia em função de tempo. Esqueçam termômetros chineses, cada um marca uma temperatura. Aproveitei o tempo que fiquei com a Thermapen emprestada pra fazer um experimento, cujos resultados posto aqui. Não há maior pretensão científica, então utilizam com cautela.

 

Fervi água em uma chaleira apartada. Thermapen apontou 100,3 C durante a ebulição, o que está dentro da faixa de erro adotada pelo fabricante. Porto Alegre, em especial minha residência, está praticamente no nível do mar, e minha sala marcava 24C no momento das medições, janelas fechadas para evitar correntes de ar.

 

Transferi o mais rápido possível 1000g de água para minha chaleira Bonavita, que estava em temperatura ambiente. Tentei minimizar o contato com o ar na transferência, tampei a chaleira o mais rápido possível e comecei a fazer medições minuto a minuto. Obviamente que a temperatura da água não é homogênea em todo o líquido, pois a perda de calor se dá na periferia, formando-se correntes de convenção dentro da chaleira. Dependendo da localização da ponteira do termômetro pode haver leituras ligeiramente diferentes. Em todo o caso, o resultado é bastante coerente, e resultou no gráfico que segue:

 

Temperatura ambiente: 24º C

Massa de água: 1000g

Tempo 0: primeira medição, logo após a transferência da água para a Bonavita, chaleira tampada.

 

Atenção: fiz a atualização do gráfico, incluindo as leituras que fiz com o Thermopop, com a diferença que no momento do experimento a temperatura ambiente era de 29ºC.

 

20377246636_84ae1c60d4_o_d.jpg

Editado por Rodrigoks
  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ainda vou repetir o experimento seguindo com os resultados após 10min. Também com chaleira destapada, em que a derrubada de temperatura será bem mais veloz.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rodrigo, só para entender melhor, qual o motivo da transferência da água de um recipiente para outro e não o aquecimento direto na própria chaleira Bonavita que quando atingisse uma determinada temperatura o fogo seria desligado e a partir daí daria-se início as medições, como supunha ser o modo mais usual?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bonavita é frágil. Há quem esquente água nela, mas eu prefiro não fazer. outra coisa é o ponto de partida. Somente termômetros bons costumam ser confiáveis; já na sua casa a água fervera semore na mesma temperatura. Por isso a idéia, para as pessoas terem uma noção de como se dá o resfriamento nas condições descritas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa, tomei um susto aqui achando que era realmente em segundos... a 24°C ter uma perda de quase 10°C em 10s seria absurdo...

Mas então a temperatura até que conserva bem... Eu esperaria que tivesse uma queda mais rápida inicialmente, ainda mais que a perda por codução nas paredes da chaleira deve ser bem razoável, pelo fato de ser feita de material altamente condutor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Antenor, inox não é altamente condutor, é bem ruim. Condução umas 12 vezes menor que alumínio e umas 23 vezes menor que cobre. Por isso panela/frigideira de inox sem fundo triplo não presta.

 

O que também segura a temperatura é a massa grande de água, no caso 1 litro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossa. Uma coisa que eu nunca imaginei é que diamante é duas vezes mais condutora que prata.

 

Mas Sergio, o fato de panelas de inox terem fundo triplo é que ajuda a reter calor (maior capacidade térmica). Pq isto compensa a menor condutividade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Inox é bom para limpeza/durabilidade/é inerte. O meio termo é fazer o fundo triplo.

 

O objetivo principal do fundo triplo não é manter o calor e sim distribuí-lo por igual. Para cozinhar, idealmente o calor/temperatura do fundo teria que ser homogêneo.

 

Teve uma época que foi moda panela de vidro/pirex. Fizeram a festa com as donas de casa "desavizadas" (minha mãe uma). Piada, uma m**da! Dava pra queimar a comida carimbando o desenho da chama =)

 

Perfeito seria um material altamente condutivo e com capacidade térmica insignificante, exatamente o oposto do vidro. Cobre é legal mas passa gosto, tem reação com ácido, etc.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...