Ir para conteúdo

Limpeza de portafiltro


Marcelo M.

Postagens recomendadas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como é que café desgasta aço inox ?  :huh:  Isso é sujeira de café , se essa área do PF sofresse atrito eu concordaria com o desgaste , mas o fundo do PF não.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As instruções da Cafiza orientam mergulhar a parte de metal do PF e o filtro em solução de 6g do detergente para um litro de água quente, por trinta minutos. Depois, enxaguar com água quente.

http://www.urnexbrand.com/products/Cafiza_Espresso_Machine_Cleaning_Powder.aspx

 

Já fiz esse procedimento algumas vezes, talvez cometa algum equívoco, pois o PF (latão cromado) dá uma boa limpada, mas ainda fica escuro... Dá próxima vez vou tentar deixar de um dia para outro. Ou talvez seja algum desgaste, como a hipótese apontada pelo Gilberto e Seiti.

 

Não conheço o JoeGlo, porém o Cabral disse por aqui que o Cafiza seria melhor para backflush, enquanto o JoeGlo tem melhores resultados na imersão do PF e do filtro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom eu uso esponja de aço ou a parte verde da esponja da cozinha e fica bem limpo no meu porta filtro que é exatamente igual ao seu. Será que tem algum problema pessoal?

Foi com a esponja de cozinha que tirei uma parte, mas como estava tendo que esfregar muito resolvi perguntar.

 

Se esfregar demais capaz de tirar o banho cromado com o tempo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Deixa as peças da máquina que são feitas em inox ou cromadas de molho no cafiza (aluminio e plastico da errado), como o pessoal falou... muita coisa fica parecendo nova... só cuidado para não deixar os plásticos em contato com a solução, pq pode ficar meio feio...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Guest Anita

CaÊ, o fundinho desgasta sim (ops). O meu está desgastado onde o filtro (que não é original da máquina) encosta.

 

Colega, vai precisar comprar Cafiza ou JoeGlo. Mas qualquer um deles vai durar um tempão.

 

Boa limpeza.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meeeeu não desgastou não.  :lol:

 

Falando serio , isso esta virando um problema existencial , Marcelo se vc quer limpar , usa Cafiza ou JG , se vc quer ela brilhando como nova , solta esse cabo , retira o spout e o clip , e croma de novo é barato e fica brilhando , o Gil se não me engano cromou os PF da latina que tinham uns 200 anos e ficaram como novos. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu tá novo , acabei de completar um ano com a ECM .

 

A frequência de limpeza é simples no fim do dia (não importa se fiz só um espresso ou varios) faço  backflush só com agua , e limpeza do PF com esponja macia com detergente .

 

A cada dois ou tres meses backflush com cafiza , filtros e tela do grupo E61 passam umas 2 ou 3 horas de molho na solução de cafiza.

 

20391078861_2a9f15bb0c_z.jpg

 

Fundinho brilhando  :lol:

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fui checar depois dessa conversa aqui no tópico ,é cromado também , ou como os alemães da ECM dizem "Hochwertiger verchromter" alguma coisa como "cromado de alta qualidade". 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

La Marzocco usa inox porque gruda menos dessa craca. Nesses PFS simples, em que cromacao não é problema, pra tirar resíduo saponaceo cremoso + esponja resolvem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isto que é cromação, como a VFa comprei usada nunca tive um PF assim, já limpei com Cafisa e fica limpo mas totalmente sem brilho.

Porque vc não cromou junto com a latina ?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cromei Carlos, mas não lembro do resultado.

 

Hoje eu resolvi limpar meus porta filtros, fiz como manda o figurino, ficou limpo mas só, nada de brilho e cromado, mas cheguei a conclusão que ele nunca brilhou.

 

Quando cromei a lataria da VFA, na região onde tinha is rasgos de ventilação o cromado ficou amarelado, para se resolver teria que refazer o serviço colocando uma serpentina de arame da região dos rasgos, mas como eu tinha pressa deixei daquele jeito mesmo. Logo o problema do porta filtro é o procedimento nquando é feito a cromação, nestas regiões internas teri que se colocar um fio como uma espira próximo a parede interna para que se conseguisse um bom resultado na cromação.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...