elcambur Postado 3 Julho 2012 Autor Denunciar Share Postado 3 Julho 2012 Isso e ótimo, lembre que inicialmente na torra o grão absorbe calor e evapora agua mas no final ele irradia o calor fora e não importa o que vc face pra controlar a temperatura o calor continua incrementando, por isso e necessário esfriar o grão rapidamente do contrario o processo de torra continuara e o grão estraga Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Dobelin Postado 4 Julho 2012 Denunciar Share Postado 4 Julho 2012 Marcelo, não tem a opção de 250gr de cada (torrado)? grato, Kleber Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 4 Julho 2012 Denunciar Share Postado 4 Julho 2012 O frete é que está quebrando as pernas. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
elcambur Postado 4 Julho 2012 Autor Denunciar Share Postado 4 Julho 2012 Se vc compra um quilo eu envio um 250grs de cada, indique isso os comentários da compra. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
elcambur Postado 4 Julho 2012 Autor Denunciar Share Postado 4 Julho 2012 Se vc conhece outro jeito pra fazer o envio me fala, eu não gosto tampouco. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Paulo Machado Postado 4 Julho 2012 Denunciar Share Postado 4 Julho 2012 Comprei o banana, 500g cru e 500g torrado. Parabéns pela iniciativa e pela interação com o pessoal aqui no fórum. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 4 Julho 2012 Denunciar Share Postado 4 Julho 2012 Caro Marcelo, Comprei 1kg do Banana e pedi para separar em 500g torrado e 500g cru. Paguei via Paypal. Obrigado. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 5 Julho 2012 Denunciar Share Postado 5 Julho 2012 Aguardamos o resultado do cupping. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
elcambur Postado 5 Julho 2012 Autor Denunciar Share Postado 5 Julho 2012 Amigos do fórum, crie um blog onde quero fazer avaliações de cafés especiais e cafeterias, me primeira publicação e uma avaliação do cafe especial suplicy o website e www.cafes-especiais.com obrigado pelo seu apoio 1 Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fogo ruivo Postado 5 Julho 2012 Denunciar Share Postado 5 Julho 2012 Excelente o blog Marcelo! Ficou Show!!! Parabéns. Pelo menos para mim, fica muito esclarecedor todo o processo.... é um aprendizado simples e bem completo. Valeu mesmo! Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
elcambur Postado 5 Julho 2012 Autor Denunciar Share Postado 5 Julho 2012 Muito boa ideia, eu gosto muito de seu forum, vamos fazer sim Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 5 Julho 2012 Denunciar Share Postado 5 Julho 2012 Caro Marcelo, Li seu blog. Estamos diante de algo muito sério aqui. Já estou há quase três anos nesse mundo do café e nunca vi algo sequer parecido com o que você fez. Postar na web, de forma gratuita, imparcial e técnica uma avaliação de um café com o qual você não tem relação ou vínculo algum é uma atitude corajosa e louvável. Nesse mundo do café infelizmente predominam 95% do tempo avaliações tendenciosas, feitas por graders diretamente vinculados ao produto que avaliam. Desejo a você boa sorte no seu projeto e não tenho palavras para dizer o quanto ele é importante e útil para todos nós. A propósito, concordo com você. O café da Suplicy já me agradou muito há uns dois anos atrás, mas hoje em dia tem me decepcionado. A despeito dos espressos tirados na loja serem muito bons o café que vem sendo vendido pela web não tem o padrão de qualidade de empresas como a Nuance e Unique, por exemplo. A última vez que comprei lá um micro lote (Tutti fruti) fiquei bastante decepcionado com a torra e pelo menos 20% do café estava com torra visualmente aquém do primeiro estalo. Abraços, Leo Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 5 Julho 2012 Denunciar Share Postado 5 Julho 2012 Marcelo, Complementando o post, não sei quais seriam seus critérios para escolha de cafés a serem avaliados, mas se houver interesse sugiro o Vento Norte da Terroá Cafés (Piatã/BA). www.cafeterroa.com.br. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
elcambur Postado 5 Julho 2012 Autor Denunciar Share Postado 5 Julho 2012 Agora tem mostras de Santo grão e Cafe de Jacu de Camocin, estarei fazendo a avaliação em breve. Se você Ricardo me fala como eu posso conseguir esses cafés eu faço. Minha ideia e não deixar nenhum cafe com denominação especial sim fazer. Obrigado pelo apoio Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Fogo ruivo Postado 5 Julho 2012 Denunciar Share Postado 5 Julho 2012 Claro Marcelo, pode contar conosco!!! Um bacana de se fazer seria os já comentados da Nuance e Unique, seria legal. Vamos por partes, esperaremos o do Santo Grão e Jacú. Abraços Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
lasanchez Postado 5 Julho 2012 Denunciar Share Postado 5 Julho 2012 Marcelo, Parabens pelo blog!! Vai ser muito interessante ver avaliacoes de cafes feitas por um profissional! Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
rogeriocolt Postado 6 Julho 2012 Denunciar Share Postado 6 Julho 2012 Marcelo, gostaria que esclarecesse uma curiosidade. Quando voce faz a degustaçao dos cafés o faz por qual metodo de extração (expresso, coado, cafeteira italiana, etc). Ainda, na sua opinião qual seria o método que seria mais fácil indentificar uma característica do café. ABCS Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Carneiro Postado 6 Julho 2012 Denunciar Share Postado 6 Julho 2012 Cupping. Em geral é moagem grossa, não tanto quanto de prensa, mas quase, e a SCAA regra 5,5% de concentração. Acho que isso merece um tópico a parte... Só sobre a técnica. Criei um tópico para isso: Avaliação sensorial de café (Protocolo SCAA) Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Victor D. Postado 6 Julho 2012 Denunciar Share Postado 6 Julho 2012 Parabéns pela iniciativa, se precisar de ajuda com as amostras, estou em SP onde pode se encontrar grande parte dos grandes cafés. Abs Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
elcambur Postado 6 Julho 2012 Autor Denunciar Share Postado 6 Julho 2012 o link pra tudo o protocolo scaa português resumido, coloque no link de carneiro Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
elcambur Postado 6 Julho 2012 Autor Denunciar Share Postado 6 Julho 2012 hj esteve na fazenda e finalmente consegui degustar do jeito certo o cafe vale do caxixe da safra 2012. Nos pensamos que tínhamos padronizado esse cafe que durante 3 anos deu uma bebida sofisticada, complexa e muito doce, ela foi consistente durante o tempo tudo mas este ano tudo mudo. 2012 deu uma cereja que maduro quase toda em um mesmo momento, a coleta foi eficiente (toda a mao) e a secagem no tempo ideal. Foi a melhor safra desde que a fazenda inicio atividades em 2002. Em 10 anos nada igual. Resultado, fizemos degostacao de amostras ainda em pergaminho das estufas e de lugares diferentes: A bebida de ter notas frutais, florais e citricas com corpo licorado em 2011, em 2012 tem notas chocolate, amêndoa, nozes, castanha, parece de um origem completamente diferente, e desconhecido pra nos. E a qualidade supera o que ate hj conhecíamos. Tudo indica que temos 100 sacas aproximadamente de ele. Decisão unânime vamos torrar ele pra nossos clientes e cafeterias, nao vamos vender pelo preco de comodity, ni tampouco enviaremos ele pra um concurso onde os organizadoras so querem pegar cafes extraordinários pelo mínimo valor. Quero que vcs desgostem o cafe 2011 primeiro, logo disponibilizarei o 2012 quando este pronto. muito obrigado pelo apoio Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
elcambur Postado 6 Julho 2012 Autor Denunciar Share Postado 6 Julho 2012 Amigos estou aprontando seus cafés, não vai dar tempo de enviar eles hj, vou enviar na segunda feria. Por favor escrevam suas observações e criticas quando receber, nos sabemos que o único jeito ser melhores e com a participação de vcs. Obrigado Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
elcambur Postado 8 Julho 2012 Autor Denunciar Share Postado 8 Julho 2012 avaliação de cafe santo grão pronta www.cafes-especiais.com Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Lucas Faccioni Postado 9 Julho 2012 Denunciar Share Postado 9 Julho 2012 Marcelo, Muito interessantes suas avaliações, do Santo Grão e do Suplicy. Gostaria de sugerir que avaliasse um ou mais dos blends principais do Ateliê do Café ( http://www.ateliedocafe.com.br/ ). Eles são bem populares aqui entre os foristas, e geralmente muito bem recomendados. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Dobelin Postado 11 Julho 2012 Denunciar Share Postado 11 Julho 2012 Marcelo, Cade vc? abraços! Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
elcambur Postado 11 Julho 2012 Autor Denunciar Share Postado 11 Julho 2012 Galera tudo o cafe foi enviado, estou no aguardo de suas opiniões. Obrigado Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ruston Louback Postado 13 Julho 2012 Denunciar Share Postado 13 Julho 2012 Opa chegou!! Gostei do que vi. Ainda nao experimentei, mas gostei da torra. So uma dica, vc enviou tudo certinho, mas nao tem os nomes, entao nao tem como eu saber, pois todas as embalagens sao iguais. Abs e obrigado Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
elcambur Postado 13 Julho 2012 Autor Denunciar Share Postado 13 Julho 2012 nossa Ruston desculpa ainda nao consigo coordenar, vou tomar providencia pra que não acontecer de novo Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
leonardopm Postado 13 Julho 2012 Denunciar Share Postado 13 Julho 2012 Sim, o meu também chegou hoje. A torra está muito bem feita, tanto visualmente quanto no resultado da bebida. Está bem homogênea e em um bom ponto para espresso. Acabei de provar o café em um ristretto duplo beeeeem concentrado (17g de pó para 25ml de bebida). É um café bem aromático e equilibrado, ficou bastante bom no espresso. Abraços, Leo Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Ruston Louback Postado 13 Julho 2012 Denunciar Share Postado 13 Julho 2012 Eu fiquei muito surpreso com a qualidade e a torra. pena que nao sei que cafe é em cada embalagem. vou postar depois a foto do shot que fiz. bem frutal. abs aguardemos a avaliacao do marcio. Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas