Ir para conteúdo

Portafiltro Hario V60 em Cerâmica N. 1 e N. 2 Super promoção


Roberto Buril

Postagens recomendadas

Corram... Muito bom o preço...

 

Nas cores vermelha e branca... em cerâmica. 

 

R$ 55-60 o N. 2

R$ 40-45 o N. 1

 

 

https://ateliedograo.commercesuite.com.br/porta-filtro-hario-v60-de-ceramica-tamanho-2-vdc-02-pr-26-379000.htm

https://ateliedograo.commercesuite.com.br/porta-filtro-hario-v60-de-ceramica-tamanho-1-vdc-01-pr-24-379000.htm

 

 

Já comprei o meu...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema que estou vendo com o (meu) Hario de papel é o custo, no nº 1 em torno de R$0,33 a unidade. Se você preparar um café bom (R$70,00 o kilo por ex.), com a BR "padrão" de 6%, por ex. tb, o custo só do café será de R$0,40. É como se eu estivesse pagando R$121,00 o kilo para tomar esse café de R$70,00!

 

Estou pensando em comprar, para experimentar, o Hario com o coador de metal e com o de pano. Alguém que já tenha experimentado essas variações de coadores Hario, poderia dar o seu pitaco aqui?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lisboa, há quem reutilize o filtro de papel por até duas vezes, lavando-o com água e deixando secar grudado no azulejo da cozinha. Quando ele está seco ele cai sozinho. Não conheço sobre o filtro de metal para o V60, mas na Aeropress é um sucesso. Só que esse aqui não é o tópico para discutir isso... ;)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A título de contribuição, em resposta à pergunta do Lisboa, há uma diferença fundamental entre o filtro de metal e o de papel: presença de particulado na bebida. Quando se usa papel, a bebida fica limpa, sem presença de particulado, o que não acontece quando se usa o filtro de metal. 

 

Acho R$ 0,80 (incluso o preço da água filtrada) por 200 ml de café de ótima qualidade um preço bem razoável. :P

 

Voltando ao assunto do tópico, já tinha comprado do Ateliê um 02 de cerâmica na cor branca mês passado. Hoje, não resisti e comprei um 01 marrom. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lisboa, o filtro nº 02 também sai por uma média de R$ 34,00 o pacote com 100 filtros. Porém, não creio que o cálculo dos seus custos estejam corretos. Supondo que você utiliza uma BR de 6%, eu gosto mais de 10%, e somente utilizará o método Hario V60 no pacote de um quilo de café, cada vez que você for extrair um café no porta-filtro nº 01, vai utilizar uma média de 20 a 22 gramas de grão (pó) e produzir um pouco mais de 330 ml (gramas) de café coado.

 

Considerando a utilização de 20 gramas de café para cada extração, significaria que em um pacote de um quilo (1.000 gramas) você  faria uma média de 50 extrações de pouco mais de 330 ml e serviria cerca de 3 xícaras por extração, correspondendo ao uso de metade do pacote de filtros ou aproximadamente R$ 17,00.

 

Desta forma, o custo subiria de R$ 70,00 para R$ 87,00 com direito a 50 extrações (R$ 1,74 por cada extração ou R$ 0,58 centavos por xícara), o que, para o mundo dos cafés especiais, não é nenhum absurdo. Considerando, o porta-filtro e a jarra Hario nº 02, o custo por xícara sairia por menos de R$ 0,50 centavos, tendo em vista que um quilo seria utilizado em menos extrações para obtenção de cerca de 600 ml (gramas) de café coado.

 

Por fim, lembre-se que o custo unitário de R$ 0,33 de cada filtro que você estimou serviria para a produção de mais de uma xícara de café.

 

Óbvio que não estou considerando o custo de água mineral (ou água filtrada) nem da energia elétrica ou gás do fogão que impacta a maioria dos métodos utilizados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema que estou vendo com o (meu) Hario de papel é o custo, no nº 1 em torno de R$0,33 a unidade. Se você preparar um café bom (R$70,00 o kilo por ex.), com a BR "padrão" de 6%, por ex. tb, o custo só do café será de R$0,40. É como se eu estivesse pagando R$121,00 o kilo para tomar esse café de R$70,00!

 

Estou pensando em comprar, para experimentar, o Hario com o coador de metal e com o de pano. Alguém que já tenha experimentado essas variações de coadores Hario, poderia dar o seu pitaco aqui?

 

 

A título de contribuição, em resposta à pergunta do Lisboa, há uma diferença fundamental entre o filtro de metal e o de papel: presença de particulado na bebida. Quando se usa papel, a bebida fica limpa, sem presença de particulado, o que não acontece quando se usa o filtro de metal. 

 

Acho R$ 0,80 (incluso o preço da água filtrada) por 200 ml de café de ótima qualidade um preço bem razoável. :P

 

Voltando ao assunto do tópico, já tinha comprado do Ateliê um 02 de cerâmica na cor branca mês passado. Hoje, não resisti e comprei um 01 marrom. 

 

Além da questão do particulado que deve aparecer em maior quantidade na xícara, o filtro de metal, creio, altera o método Hario V60 de extração pois não apresenta as reentrâncias internas que interfere no fluxo de passagem da água pelo café. Pode até não ficar ruim, mas seria um outro método de extração.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bem... achei um tópico em que se discute um pouco sobre coador de pano e filtro metálico:

http://forum.clubedocafe.net/index.php?/topic/3266-woodneck-hario-coador-de-pano/

 

Tem um também sobre filtro de cobre.

 

Como (acho que) não vale à pena aumentar aquele sobre o coador de pano, vou terminar aqui mesmo de off-topicar:

1) mencionei a BR padrão de 6% apenas como exemplo. Atualmente estou tirando testes a 15%, hoje devo começar com 10%;

2) tomo café (só eu, em casa) uma 6 vezes ao dia, 100 ml de uma só vez é demais pra mim, mesmo um menos encorpado coado. O que eu vou testar hoje no V60 nº são 6g de pó para 60g de café na xícara (BR de 10%). Por isso os cálculos que fiz acima, e não quanto cada coador pode potencialmente render (300ml por vez, será raro);

3) é claro que um belo coado em casa a menos de R$1,00 a xícara é uma maravilha! o que estou querendo dizer é que o uso do filtro, para a qtde que faço de cada vez, quase que "dobra" o preço do café, então fico aqui pensado se não é melhor comprar um café de R$140,00 o Kilo e "gastar" menos em papel de coador, algo por aí....

4) o filtro metálico da Hario é, digamos, independente ou "naked" rsrs, não precisa de porta filtro pois o próprio filtro é posicionado dentro da jarra. No site da Hario se encontra foto fácil dele;

5) só eu mesmo, e cada um de nós, para experimentar real e pessoalmente cada variante de preparo com diferentes tipos de filtro (papel, metálico, de pano). Então vou aumentar minha coleção comprando o metálico (mais particulados, mas mais óleo na xícara) e o de pano (dizem que mais aveludado, mas mais trabalhoso, um pouquinho). Não serão nem melhores nem piores, apenas diferentes, para ocasiões e momentos diferentes; vale à pena testar para, pelo menos, conhecer na prática a variedade (que é o tempero da vida).

 

Fui, de vez. Abraços,

Lisboa.

 

Em tempo, curto e grosso: Despejei 110g de água a 95ºC direto no filtro de papel novo (V60 nº1) sem pó de café, tempo de escoamento total: 33 seg. Com um filtro usado 6 vezes, demorou 5min para descer 105g, ainda sobrou no PF 5g cotejando à razão de 1 gota/seg. kkkkk Ou seja: que dá pra reusar o de papel dá, uma no máximo duas vezes, mais que isso, para um dado tempo e moagem, a BR vai aumentando, aumentando, aumentando.... rsrsrs

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Opa! Vou dar uma olhada! To querendo comprar o V60 - n2 porque o meu quebrou... Na verdade, não gosto muito do coado com filtro de papel, pois fica uma bebida suave demais pro meu gosto. Mas como variar os métodos é sempre bom, tenho me virado com o Melittão (esburaquei o coitado pra coar mais rápido! rs)

Gente, não consigo ver muita diferença de sabor na xícara entre o café coado com coador de papel Melitta e o coador de papel HArio V60. Concordo que o sistema em espiral e também a abertura maior embaixo fazem muita diferença no resultado final, mas o papel... sei não!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pena que não tem o N2 marrom... só vermelho e branco... Comprei o vermelho... E como coado não faço no dia a dia (para mim somente...). A ideia é servir para visitas que gostam de café mais suave... Então achei que n. 2 era melhor...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso, isso, isso.. Marcia! Eu estava em dúvida entre a Jarra e a Individual Cafeor, acabei optando pela última até porque dever dar pra fazer até umas 4 xícaras (ou pra garrafa térmica para o serviço). Também acabei comprando a Jarra com coador de pano da Hario, muito chique do úrtimo, a Anita deve ter uma! rsrsrs.

 

Agora é esperar atravessar o Brasil. A última compra que fiz lá demorou 20 dias pra chegar, vamos ver desta vez.... culpa dos Correios, claro! O atendimento do Ateliê e o site deles são nota 10!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

putz deu vontade de comprar agora, V60 de ceramica pouca coisa mais caro que o de plastico. O frete que me quebra, metade do valor é so o frete e se for sedex o frete é mais caro que o proprio produto rs... Quando tiver devidamente capitalizado e se ainda tiver esse preço pensarei com carinho no Nº 1

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei um 01 de cerâmica marrom, que chegou há uma semana. Realmente, muito bonito e classudo. E o frete, para o meu CEP, foi bem barato. Escolhi o SEDEX por ser só R$ 2,00 mais caro que o PAC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou de Salvador-BA, infelizmente produtos que vem do Sul/Sudeste sempre tem um frete salgado pra ca, seja lá o que for... Pra se ter uma ideia o frete via pac ta 23, e sedex 57 se não me engano. Mas ainda assim está a baixo do preço normal, quando receber dinheiro vou ver se compro um 01 vermelho, achei muito bonito!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caio, já visitou o Café da Walter, de nosso colega Fernando? Ouvi boatos que está para fechar (posso ter entendido errado).

 

Boas opções em vários processos lá, com café de Piatã. Pronto, fim do off.

 

Alexandre, parabéns pelo marrom. O mais lindo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nossaaaaaa o marrom é lindo! Eu tinha um 01 vermelho, que quebrou. Agora to pensando en pegar um 02 pois imagino que seja mais versátil, fazendo tanto quAntidades maiores de café quanto apenas uma dose. Vcs acham que funciona legal pra apenas uma xícara? Pessoal, um barista da unique me contou q na falta do filtro v60 de papel, ele usa o jovita, faZendo uma dobradura que encaixe no porta-filtro v60. Ele me disse q o jovita não deixa gosto residual de papel, ao contrário do papel melitta. Vou experimentar! Hehe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...