Ir para conteúdo

Moinhos Rancilio MD-40/50


lipe_oa

Postagens recomendadas

O meu como era aqui no Rio , um funcionário deles trouxe aqui em casa em uma caixa de papelão sem proteção, mas não precisava de proteção.

Eu acho esses correios uma bosta , mas nesse caso a culpa é da empresa , isso é a velha esculhambação brasileiro , cada máquina veio de um jeito , de acordo com a falta de discernimento de cada idiota que preparou a máquina .

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que é falta de interesse da empresa mesmo, como fomos os

primeiros e eles ainda zelavam pela reputação, assim obtivemos um maior cuidado...

Depois, no final, deixaram esculhambar... 

Só acho...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu veio como o do Lipe, nenhum problema (sorte?!). Não tinha plásticos-bolha ou jornal reforçando, mas veio como que uma caixa de papelão dentro da outra.

 

Eu acho, pra não dizer que tenho certeza, que os vendedores poderiam deixar mais claras as opções, inclusive adicionar uma opção com seguro contra danos. Tudo isso encarece o frete, lógico, e pelo frete que foi cobrado (a metade de quando costumo comprar com o Alexandre Velloso, que também é do Rio) eu não ficaria surpreso se algo viesse quebrado ou amassado, porque a gente sabe (não tô dizendo que devemos aceitar calados) como os Correios jogam caixas - que não tem aviso de FRÁGIL - pra lá e pra cá. Aliás essa é uma dica para quem despacha este tipo de mercadoria. Só uma vez vi isso, quando comprei meu pequeno moinho elétrico, super bem embalado e com aviso de frágil.

 

Quando comprei minha cafeteira, o vendedor em vez de acomodar os fios dentro da máquina (ou protegidos) colocou o cabo de força numa lateral, e na lateral oposta a etiqueta de destinatário. Ou seja, cada vez que os Correios apoiavam a caixa em algum lugar (com a etiqueta pra cima) no outro lado da caixa a tomada do cabo ficava raspando na lataria, o que riscou toda a lateral e chegou até a tirar um pouco de tinta de alguns lugares. Foi descuido do vendedor, mas não devolvi porque o preço estava bom e aquele detalhe estético era superável, talvez tivesse comprado do jeito que chegou pra mim.

 

Também já comprei xícaras de cerâmica, e uma vez, apesar de realmente super bem embaladas, a asa de uma das xícaras veio quebrada. Liguei na Loja e eles me disseram que até mesmo transportadoras (que não os Correios) exigem uma nota (declaração, sei lá) de que elas (transportadoras) não se responsabilizam por quebras e danos. A loja me atendeu muito bem, e disse que na próxima compra me daria um desconto e poderia me enviar só a xícara, pois normalmente eles vendem pires e xícara casados.

 

@Wagner, também acho, especialmente no seu caso, que faltou um mínimo de cuidado ao embalar. Se você não estiver satisfeito com o produto, do jeito que chegou, você tem o direito de devolvê-lo e ter seu dinheiro reembolsado. Aí é pesar custo-benefício....

 

Só pra registrar, fiz um orçamento com o Alexandre Velloso e ele me ofereceu duas opções de frete, sendo a mais cara (quase o dobro) mais rápida e com seguro; se eu escolher a mais barata (ainda espero comprar o produto) não vou ter muito o que reclamar, né? Dá pra ir na Justiça, e as chances de ganhar são grandes, mas por aqui Ela é lenta....

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu paguei o frete mais caro. Pedi por Sedex, exatamente para passar menos tempo nos correios (menor risco de danos...). Como sou de Recife tudo para cá demora mais... De qualquer forma acho que a empresa foi bem displicente em vários aspectos. Não entendo como venderam um moinho que na teoria era para ter sido revisado com tanta crosta de cafe moído que nem ajustar a granulometria dava... tive que usar uma chave para tirar filtro de óleo para conseguir vender a rosca... Além de estar embalado de forma completamente inadequada para um envio... Já vendi algumas coisas na internet como pessoa física (meu outro Hobby... fotografia. Quando troquei de câmera vendi todas as minhas lentes pois não eram compatíveis com o formato full frame. Todas elas foram limpas embaladas em papel bolha dentro e fora da caixa original).

 

Não iria querer que eles tivessem a caixa original... claro que não... Mas dentro da caixa gigante que eles colocaram o mínimo que poderia ter sido feito era apoiar ele dentro para não ficar sambando e batendo de um lado para o outro...

 

Mas isso é passado... Agora é curtir o brinquedo novo... Que por sinal estou bem feliz... O perfil de sabor é BEM diferente do meu antigo moedor. E este novo me agrada mais :). E não creio que seja a síndrome do brinquedo novo (que sempre é melhor que o brinquedo antigo...). Pois sei bem ver as vantagens e desvantagens entre eles... 

 

Obs:. Acho que minhas mós estão um pouco mais gastas que eu pensei... Para moer para expresso na minha saeco poemia estou moendo na posição 5 do zero (para torra média clara 1 mês de torrado com BR de 35-40%). Lembrando que com a redução que a MD50 tem (não sei se na MD40 é igual), preciso de 4 voltas para uma volta completa na rosca da mó superior... ou seja 90x4 = 360 graduações para 360 graus de rotação na mó... No caso eu estou usando em 5 (que daria 5 graus)... ou seja... quase onde as mós se tocam... :P

Aos donos do MD 50. Ele vem com um stoper que é um circulo de aluminio aparafusado em cima da rosca para não deixar você sair muito do padrão. Para quem vai usar para outros métodos, precisa tirar essa peça... ;P ela deixa somente você mexer 90 graus da rosca... (1/4 de volta). Acho que ainda não é suficiente para prensa francesa (embora eu ainda não tenha testado...)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para quem achar que as mos estão gastas , eu segui a sugestão do Zé Alexandre e falei com o Thiago da Cafe cozinha e companhia , realmente o preço das mos do MD 40 com ele estava muito bom R$ 130,00 + frete , nesse instante essa mo nos EUA , custa mais de 170 reais na expresso parts.

 

Comprei ele já despachou por sedex , agora é esperar , aqui no Rio os correios informaram que vão levar uns 30 dias para normalizar as entregas .

Daqui a 30 dias eles devem entrar em greve de novo , e por aí vai .

A coffeemix é representante da rancilio no Rio, você pode pedir para que paguem um hopper novo, ou na pior das hipóteses tentar comprar um

Um hopper novo custa uns 60 dólares nos EUA , aqui deve sair por quase o preço que ele pagou no moedor todo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O meu chega hoje, já saiu para entrega, pelo rastreamento. Que ruim esse relaxo na embalagem hein. Por causa de alguns centavos em plástico bolha ou algo para proteger, agora há esse transtorno.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Para quem achar que as mos estão gastas , eu segui a sugestão do Zé Alexandre e falei com o Thiago da Cafe cozinha e companhia , realmente o preço das mos do MD 40 com ele estava muito bom R$ 130,00 + frete , nesse instante essa mo nos EUA , custa mais de 170 reais na expresso parts.

Boa! vou comprar novas também, com certeza valem a pena já que o custo de aquisição foi, digamos, baixo. As mós parecem estar boas (não tão usadas assim) mas já notei, mesmo antes de abrir, que as mós estão digamos dessincronizadas. Quando vou ajustando manualmente a mó de cima com o moedor desligado de vez em quando ela pega e arrasta a mó de baixo, o que significa que elas não estão perfeitamente ajustadas uma à outra. Isso talvez explique os fines (e alguns coarsers), pois a moagem não está uniforme demais.

 

É aquela história que o Mortari bem documentou em algum lugar que ao desmontar, para limpar ou ajustar, você tem que tomar o cuidado de marcar e manter ambas as mós na mesma posição que estavam (uma relação à outra) antes da desmontagem. Ficar tentando achar esse ponto agora, com mós usadas (sem saber exatamente o quão desgastadas estão) simplesmente não compensa o custo-benefício. É melhor começar do zero, com mós novas, o que indiretamente vai se pagar a curto prazo se pensarmos também no quanto se economizará em café (caro!) não "desperdiçado" ou café subaproveitado (por causa dos fines).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lisboa, acho que elas estarem perfeitamente alinhadas não acontece ( digo encostar toda ela ao mesmo tempo) procure videos de regulagem de moinho no you tube vc vai notar que todos vc ouve só um dos lados da mó se tocando que resulta no barulho característico... Mas os mais experientes podem opinar sobre isso melhor

 

Ainda sobre a sua pergunta, as mós do MD 50 que são de 64mm, do md 40 são menores...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendo, Roberto! talvez o que eu esteja imaginando não aconteça mesmo, até porque, quando você corta a energia, a mó de baixo vai desacelerando até parar de vez (não "breca" de imediato), então esse tal alinhamento (inicial) não tem como ser mantido, não sei se consegui explicar direito.

 

Mas, de qualquer forma, duas mós usinadas novas talvez tragam um resultado melhor desde o início, e se elas forem se desgastando uniformemente o desalinhamento futuro seria muito menor. Visualmente não dá pra ter certeza, mas aparentemente o desgaste das duas mós parecem compatíveis entre si (aparentemente do mesmo tamanho, uns 3 a 4 mm), isto é, parece que o par é original, mas vai saber se não misturaram a mó superior de um com a mó inferior de outro....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acabou de chegar , é essa mesma a identificação : 620348 Burrs Rancilio /Obel 50mm

 

Passando o dedo como o Alexandre mostrou no video , dá para perceber a a diferença , se ampliar a foto vai perceber que a mó velha esta polida .

 

Não vou trocar , pois teria que esperar a mó nova amaciar , e a mó ceguinha ainda dá um caldo , mas para quem pretende ficar com o moedor vale a pena trocar.

 

Lipe realmente sua descoberta foi um bom investimento , com 630 pixulecos , tenho um MD40 novo , na verdade , como os gringos falam "as New"   :)

 

Agora é só passar um Silvio no alumínio e limpar o acrílico que não vai faltar mais nada.

 

 

 

 

21683656950_1216d47a82_z.jpg

 

 

 

 

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aluminio? Tudo inox isso ai rapaz... Ouuuu, que inveja dessas mós novas... hahahahaha

mas as coisas apertaram por aki...

Vou investir em fazer o Kettle/chaleira/bule que pra mim, que estou sem é mais urgente...  :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Que vídeo é esse do passador de dedo (do Alexandre) que todo mundo fala e eu não acho? pelo menos não neste tópico....

 

Amaciar as mós novas não será problema, eu também tô amaciando neste hobby, então vamos amaciando juntos! rsrsrs O pior será eu ficar mais ou meno amaciado, daí trocar as mós e ter que esperar elas amaciarem! né, ou num né?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Meu MD 40 chegou ontem, com tudo inteiro, ufa! Também não tinha nada para proteção, só um pedaço pequeno de papelão dentro da caixa e as peças enroladas em uma película de plástico fino. E sem nenhum "FRÁGIL" por for escrito na caixa. Acredito ter sido sorte não quebrar nada do acrílico na viagem com o conhecido carinho do correio. O entregador do correio disse para a recepcionista que recebeu o moinho achar que a encomenda era um motor. Não sei como chegaram à esta tentativa de descobrir o que era, não deixa de estar errado, é um motor, mas com um monte de peça frágil junto. O café de cortesia também veio, torra de julho.

Está funcionando e moendo o café ok.

Só vou poder abrir ele no sábado para olhar de perto a mó

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tudo bem, vou confessar, também pequei um.  :D

Mas não ganhei café de brinde.  :unsure:

Três passos depois das mós se tocarem e deu um expresso bem bom na pavoni.

Isso depois de expurgar o café velho

bem mais escuro que a torra do blend do lucca que usei.

veio bem sem ter quebrado nenhum peça.  :)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

talvez nem tanto

as mós do k6 são 170, 00 mediante encomenda 

mas q essas estão baratas estão

uma coisa que percebi é que as mós do k 6 devem estar muito ruins

sinto bastante diferença nos cafés moídos no md e no k6

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas olha só, eu fui o "premiado" mesmo. Cacilda!

Ainda no aguardo de uma solução amigável mas sem muita esperança.

Se tudo der errado, vou remendar o meu hopper e usá-lo assim mesmo.  :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nem tô usando o meu, que está inteiro.

 

@Wagner, só não te dou o meu de presente porque não sei se serviria no MD50, e também porque talvez um dia eu queira vender o meu MD40 (daí vai ter que ter o hopper).

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...