Ir para conteúdo

Moinhos Rancilio MD-40/50


lipe_oa

Postagens recomendadas

Olá pessoal, queria postar algumas impressões sobre o MD40 que comprei há algumas semanas para que possa servir de referência para futuros interessados.

 

Tenho usado para preparar french, aero e espresso na Forge. Senti uma boa evolução em relação ao Encore devido a quantidade de níveis de ajuste principalmente para espresso, já nos outros métodos não observei vantagem significativa. Talvez quantidade menor de fines nas moagens mais grossas mas não fiz nenhum teste prático para comparar os dois.

 

Um ponto muito positivo do MD frente ao Encore pra mim foi a redução no nível de ruído. O Encore rodando em vazio já era muito barulhento (similar a uma furadeira), já o MD em vazio praticamente não se escuta. Enquanto está moendo só se houve o barulho do grão sendo triturado. Agora a esposa não reclama mais do barulho alto pela manhã!rs

 

Um ponto negativo importante a se considerar é a retenção de pó bem maior no MD em relação ao Encore. A retenção ocorre em diversos pontos do moedor: na descida entre o hopper e as mós já existem pontos de acúmulo, na câmara de moagem ao redor das mós, no duto de saída que leva para o dosador, o próprio dosador não é muito eficiente.

 

Bom, já retirei o dosador para eliminar este ponto de acúmulo e fiz um protótipo para o duto de saída que futuramente, se aprovado, será usinado em nylon ou fabricado numa impressora 3D. Depois posto umas fotos.

 

O hopper é outra parte que logo será substituída por algo melhor e já vou tentar solucionar parte da retenção que ocorre na descida antes das mós.

 

Só para dar um feedback, comprei o moedor da Márcia, veio muito bem embalado e chegou íntegro! Tudo conforme combinado. Inclusive as marcações que ela havia feito no disco de ajuste foram de grande ajuda para ter um ponto de partida para os métodos de preparo.

 

Procurei pelo fórum mas não encontrei um tópico mais adequado. Talvez fosse o caso de moverem este tópico para o subfórum específico de moedores já que aqui neste tópico o pessoal postou boas informações sobre os MDs.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sempre após o uso, ou no dia seguinte, passo um aspirador forte tanto pela entrada de cima (meu hopper não está parafusado) quanto da saída do pó (ainda com o dosador), não fica nada lá dentro. Baseado no "narigudinho" que o Valmor fez pro MD40 dele, mandei cortar umas peças de acrílico para montar o meu, em substituição ao dosador. Cheguei de viagem ontem, ainda não tive tempo de montar (colar) as peças. Como não tenho CAD, algumas medidas eu fiz por aproximação, mas com as peças em mãos já vi o que posso melhorar. Devo mandar fazer um segundo protótipo, tudo em Sampa, esse é o meu problema, pois num raio de 80km não tem que mexa com cortes de acrílico em pequena escala. Quando tiver algo mais definitivo, posto aqui. Mas de antemão, já digo que seu modelo usinado em nylon ou impressora 3D (chique hein?!) me interessa ver como é. Pra quem tem e desmontou, o problema de uma saída ali é a fixação dela, ideal que pudesse ser tirada e recolocada facilmente, pra limpeza. No meu protótipo atual, estou tentando fazer uma tampa superior móvel, para poder entrar com facilidade com um pincel, ou mesmo um bico fino de aspirador.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lisboa, o meu primeiro protótipo foi feito de papelão bem fino, de uma tampa de caixa de sapato, recortando no olhômetro.

 

Já percebi umas melhorias e passei para versão 2.0, ainda bem humilde...rs Recortei um pote plástico descartável daqueles bem fininhos/transparentes.

 

A fixação fiz por encaixe no próprio duto de saída. Apliquei uma pequena gota de cola quente por dentro nos 4 cantos do duto plástico, isso deixou ele com interior "emborrachado", o que faz um encaixe bem firme no duto do moedor.

 

hrK0cFX.png

 

aeM3IP3.png

 

pEMiiNW.png

 

dAztd13.png

 

Nesta foto abaixo dá pra ver nos cantinhos uma pequena gota de cola quente. Do jeito que está consigo remover e colocar de volta com facilidade sem ferramentas.

 

Estas abas laterais em formato de fatia de pizza já foram uma evolução também porque o café moído voava para os lados.

 

aSNoUZg.png

 

lJLwbnN.png

 

Quando sobrar um tempo vou para o computador desenhar o bico 3D para depois fazer uns orçamentos, aí aviso vocês do preço, podemos avaliar uma compra coletiva.

 

Como não sou muito fã do aspirador, pincel, araminho...rs Estive pensando numa outra ideia para reduzir a retenção no duto de saída. Se inclinarmos o moedor uns 45 gráus para frente, será que o pó sairia com maior facilidade pelo duto? É um teste simples de se fazer sem precisar fabricar ou comprar nada, depois digo como foi. Caso dê resultado poderia bolar uma peça para aparafusar por baixo da base e manter ele tombado.

 

No home-barista alguém comentou que tem uma bombinha de ar encaixada num hopper adaptado, tipo um pequeno balão que ele dá umas apertadas e expulsa todo o pó ao final da moagem. Poderia bolar também um hopper com uma tampa que seria tipo um diafragma para forçar um sopro moedor a dentro.

 

Vamos ver... são muitas ideias...rs

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Excelente projeto. Infelizmente estou sem uma fase de energia até 2ª-feira, então não vou poder testar a moagem pois meu MD é 220V. Estou montando meu conjunto de acrílico, acho que vou tentar com cola quente, assim posso desfazer se colar errado.

 

Pela minha experiência inclinar o aparelho todo não deve resolver as partículas na saída do duto, acho que elas aderem até eletrostaticamente, mas é uma questão de testar. Se você conseguir bolar aquela tampa inclinada frontal como móvel (pra cima e pra baixo, já vi um que fez com uma pequena dobradiça metálica, colada), poderia entrar com um pincel, ou aspirador. Aqui é tão silencioso e quase não assisto TV então um barulhinho de vez em quando chega a ser quase desejável; e em termos de eficiência, principalmente por cima (deixo meu hopper solto, não parafusado), a sugação não deixa a desejar. Ela chega a limpar até a saída do duto, talvez nem precise da tampa frontal móvel, questão de testar, novamente.

 

Já vi a bombinha por cima, isso só vai empurrar o pó pra saída da câmara de moagem, e voltamos à limpeza da saída do duto.

 

Como já disse, estou mandando cortar a 320Km de distância, não é moleza ficar fazendo protótipos e testando! :P A idéia de uma peça 3D monobloco é excelente, com ou sem tampa móvel. Se pra você é viável o projeto e execução em 3D, por mim já pode fazer uma compra coletiva que estou dentro, qualquer que seja o preço vai sair mais barato que meus fretes sem fim Sampa-Caconde! :D Dois, eu e você, já formam uma nanocoletividade, né ou num né?!

 

Parabéns! :ph34r:

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pessoal , pela minha experiência com o "nariz" acrílico , não é necessário tampa superior. O meu é aberto na parte superior e não voa café na moagem além de facilitar a limpeza. Uso aqueles "pauzinhos' de comida japonesa q não lembro o nome e um pincel. É simples , prático e não fica café retido. Limpo as mos com o mesmo pincel e ligo e desligo 2 vezes pra expulsar todo pó retido .

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dá para vc postar uma foto do seu "narigudinho", Valmor? não tô achando ela pois está num outro tópico.... Se for aberto por cima e não voar café por ali, tudo bem. Eu sei que com o dosador, se não usar a tampa dele, voa um bocado pra fora quando começa a moagem (o duto ainda está vazio). Na verdade uso um "hashi" (nome japonês do pauzinho de comida) de plástico pra limpar a saída do duto, mas um pincelzinho seria mais eficiente. Se não passar nada ali, aí fica muito pó retido.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum... não tinha notado que o seu era aberto em cima. Engraçado que no meu, com o dosador sem tampa, sempre dá uma espirradinha de pó pra fora quando começa a moagem e o duto tá livre.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lá em Goiânia vi esse Rocky com o bico curvo azul (na 4º foto) que é o original. O problema dele é justamente a falta de acesso pra limpeza. Agora, esse novo, sei não.... totalmente aberto em cima e com aquela lateral baixinha.... será que não voa pó pra todo lado?! olha só a bancada do moinho dele! kkkkkk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olha esta ideia que maluca:

 

http://www.thingiverse.com/thing:38727

 

O cara fez um mix de doser/doserless/tamper.

 

Ele controla a dosagem de forma eletrônica via temporizador.

 

O tamper é fajuto acredito que faça apenas uma regularização do pó dentro do filtro, pois depois ele ainda faz a compactação com tamper tradicional.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ha uma importante diferença entre os dutos de saída do pó do Rock e do MD40. 

 

Enquanto no Rock o duto de saída do po  sobressai a carcaça /corpo metalico do moinho o do MD40 este duto é interno , logo este segundo duto ( ou "nariz" )  para o MD40 deve ter uma cavidade que se encaixe no interior da carcaça.

 

Resumindo , o "Nariz" que serve no Rock vai reter mais po ainda se usado para o MD40 alem de permitir cair pó dentro do corpo do moinho.

 

nF5rm93m.jpg

 

Duto saída do po do MD40 ( interno a carcaça metálica do moinho )

 

zEBWcD9m.jpg

 

Duto saída do po do ROCK ( Externo a carcaça metálica do moinho )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lisboa, o meu primeiro protótipo foi feito de papelão bem fino, de uma tampa de caixa de sapato, recortando no olhômetro.

 

Já percebi umas melhorias e passei para versão 2.0, ainda bem humilde...rs Recortei um pote plástico descartável daqueles bem fininhos/transparentes.

 

A fixação fiz por encaixe no próprio duto de saída. Apliquei uma pequena gota de cola quente por dentro nos 4 cantos do duto plástico, isso deixou ele com interior "emborrachado", o que faz um encaixe bem firme no duto do moedor.

 

 

Nesta foto abaixo dá pra ver nos cantinhos uma pequena gota de cola quente. Do jeito que está consigo remover e colocar de volta com facilidade sem ferramentas.

 

Estas abas laterais em formato de fatia de pizza já foram uma evolução também porque o café moído voava para os lados.

 

 

Quando sobrar um tempo vou para o computador desenhar o bico 3D para depois fazer uns orçamentos, aí aviso vocês do preço, podemos avaliar uma compra coletiva.

 

Como não sou muito fã do aspirador, pincel, araminho...rs Estive pensando numa outra ideia para reduzir a retenção no duto de saída. Se inclinarmos o moedor uns 45 gráus para frente, será que o pó sairia com maior facilidade pelo duto? É um teste simples de se fazer sem precisar fabricar ou comprar nada, depois digo como foi. Caso dê resultado poderia bolar uma peça para aparafusar por baixo da base e manter ele tombado.

 

No home-barista alguém comentou que tem uma bombinha de ar encaixada num hopper adaptado, tipo um pequeno balão que ele dá umas apertadas e expulsa todo o pó ao final da moagem. Poderia bolar também um hopper com uma tampa que seria tipo um diafragma para forçar um sopro moedor a dentro.

 

Vamos ver... são muitas ideias...rs

se rolar a compra eu to dentro.

Também uso com uma solução improvisada

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Comprei um MD50 novinho aqui em Porto Alegre mas apareceu um negócio de uma máquina Iberital L'Anna 1G + Cunill Brasil. Vou acabar repassando o MD50, se alguem tiver interesse mande mensagem, esse MD50 não era de uso comercial, está zerado, estado de novo, de acordo com o vendedor não moeu mais de 20kgs de café.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lisboa e Valmor

 

Quanto vcs gastaram aprox. para fazer em acrílico?

 

Cotei em um lugar para imprimir 3D e me passaram os seguintes valores:

 

01 pç R$39,00/cada

02 pç R$34,50/cada

03 pç R$29,66/cada

 

Estes valores não incluem frete.

 

Achei bem acessível... se fosse fazer em inox não sairia por menos de 100 reais.

 

Porém fiz um desenho bem rudimentar, só para uma cotação rápida. Ainda preciso refinar os detalhes, fazer uma abertura na parte superior talvez com tampa, e o método de encaixe. Pode ser que haja pequenas variações de preço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só as peças cortadas paguei R$15,00. Não achei cola para acrílico em minha cidade, fiquei com medo de usar super bonder (ou equivalente) que cola muito rápido e perder as peças, então fui de cola de silicone quente (revolver) mas não tinha prática e foi uma lambança só, até me queimei rsrsrs visualmente ficou horrível (cheio de excessos de cola) mas ficou super firme e bem funcional. O meu encaixe em cima ficou perfeito, bem justo, a peça pára praticamente sozinha. Mas insipirado no desenho do Valmor fiz com um reforço atrás para ajudar na fixação, está grudado no moedor com uma fita dupla face fraca, só apara ajudar na fixação, e poder tirar e recolocar se eu quiser. Se eu for fazer de novo vou dar alguns ajustes nas medidas para ficar mais estético (sem sobras), mas prefiro não passar por essa experiência de novo, acho que fiquei mais de 2 horas pra montar! eu até pagaria R$100,00 num modelo 100% funcional 3D em inox.... :P Os seus preços, considerando uma impressão 3D sem precisar montar, estão ótimos.

 

Testando com mais atenção agora, vi que realmente o fato de ser aberto em cima, exatamente como o do Valmor, não é problema pois por cima não vai voar pó. Mas para mim é fundamental um bom acesso superior (com tampa como eu fiz) para eu entrar com o bico do aspirador reto (paralelo à bancada, ou em 90º em relação ao moedor) pois daí a limpeza é 100%. Com a abertura como a do Valmor e entrando com o bico inclinado o aspirador não consegue sugar tudo, pelo que testei aqui. Para limpeza parcial com pincel ou palito japonês os dois modelos funcionam bem, mas para "aquela" limpeza total e instantânea (com aspirador, pode ser até aqueles mini portáteis para carro com bico apropriado) o meu modelo com tampa inclinada mostrou-se 100% funcional.

 

Depois mostra o seu desenho para ver como está ficando.....

 

Nariz%203_zps0rgz8ruy.jpgNariz%205_zps0rvsz2zw.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lisboa e Valmor

 

Quanto vcs gastaram aprox. para fazer em acrílico?

 

Cotei em um lugar para imprimir 3D e me passaram os seguintes valores:

 

01 pç R$39,00/cada

02 pç R$34,50/cada

03 pç R$29,66/cada

 

Estes valores não incluem frete.

 

Achei bem acessível... se fosse fazer em inox não sairia por menos de 100 reais.

 

Porém fiz um desenho bem rudimentar, só para uma cotação rápida. Ainda preciso refinar os detalhes, fazer uma abertura na parte superior talvez com tampa, e o método de encaixe. Pode ser que haja pequenas variações de preço.

 

O preco esta Otimo sim ! 3 pecas somente aqui vc consegue na hora ! 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

A cola usada para acrílico 'e esta ( nao especificamente esta marca mas este tipo ..) 

 

 

Se for feita uma boa colagem fica uma peca unica , parece q tem foi colada .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Lisboa, qual diâmetro do bocal do teu aspirador? Ainda não conclui o desenho mas posto aqui conforme a ideia evoluir.

 

Ontem fiz um mini hopper com peças de PVC, ainda não tirei conclusões porque só testei uma vez mas tb servirá de protótipo para algo mais bem acabado. Depois posto fotos.

 

 

Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Lisboa, qual diâmetro do bocal do teu aspirador? Ainda não conclui o desenho mas posto aqui conforme a ideia evoluir.

 

Ontem fiz um mini hopper com peças de PVC, ainda não tirei conclusões porque só testei uma vez mas tb servirá de protótipo para algo mais bem acabado. Depois posto fotos.

 

 

Enviado do meu iPad usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rbata, não sei qual aspirador o Lisboa usa, mas tem gente que usa esse tipo de kit (tenho esse aí) com aspirador grande, tem gente que usa portáteis como o Mastersux (tenho um faz mais de 20 anos - excelente), e já vi menção a outros modelos... tá querendo "padronizar" a abertura pra tampa de limpeza?

 

Tô acompanhando porque achei que o "funil" adaptado no T48 fica com bom acabamento, quem vê acha bonito, mas pra mim é gigante! Ficou do mesmo tamanho do Dosador, não tô muito contente com o "trambolho". A Quamar faz um "spout" perfeito de inox pra ele, do modelo doserless, mas custa 53 euros! De repente sigo sua mesma solução de desenhar um e mandar imprimir em 3D... mas no meu caso sou só eu no "clube do Quamar" (pelo menos por enquanto).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rbata, o diâmetro (externo, livre) do bocal do meu aspirador tem 31mm, exatamente a mesma medida da largura (externa) horizontal do duto de saída e (Interna) da peça que fiz. Deu certinho, foi uma feliz coincidência, acho que estas peças têm um certo padrão de medida, o meu aspirador é da Armo, modelo 1200W, 12 L, Água e Pó. O diâmetro deve ter como limite 31mm, que é a medida interna da peça de encaixe. A questão de ele entrar perpendicularmente ao moedor (isto é importante para a eficiência da sugação) está resolvida com a abertura (baixa) da minha tampa que tem estar um pouco abaixo e paralela à saída do duto (esta altura interna é de 28mm, então do topo ao encaixe da tampa deve ter uns 32 a 33 mm internamente).

 

@Valmor, aqui na minha cidade não tem cola para acrílico, nem muitas coisas banais que se encontram em qualquer lugar, o que mais tem aqui é sossego! :P Fiquei traumatizado com a experiência de colagem, ficou horrível, acho que porque no meu tempo não tinha Maternal 1, 2 e 3, só Jardim da Infância, e eu já entrei direto no Pré Primário.... :(

 

@Puerra Cabral, tudo seu é importado!? :P Acho que vou reativar meu cartão de crédito internacional. hummm :rolleyes: melhor non! :lol: Não consegui achar e visualizar o spout no site da Quamar, vc tem um link aí, e do T48 que vc mencionou tb?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:D @Lisboa, nem tudo... o Mastersux comprei na fábrica, faz uns 20 e tantos anos, ficava na Av. Jabaquara, zona Sul de Sampa... ;) A gente ligava, encomendava, depositava na conta e eles fabricavam e marcavam uma hora pra ir pegar...  ^_^ 

 

E o Kit de bicos veio na mala num "findiférias" :rolleyes: fazer o quê? A Amazon entrega lá em 2 dias, "frete grátis", a gente "se acaba", né? Depois é mala gorda na fila da Receita... e dá-lhe DARF! :mellow: ... :P

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Olá, pessoal!

Como o Rafa também disse, me incomoda o amargor que o MD 50 entrega. Coisa que não noto no Krups GVX2 pra coado por exemplo. Parei nesse tópico pra ter informações pra fazer manutenção dele e na possibilidade de o por como doserless, não tinha dito nada sobre esse amargor, legal esse tipo de comentário. Vou dar uma pesquisada sobre as mó cônica e planas, aço e cerâmica.

Tks.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Vixe, @Lisboa... eu tinha esquecido de postar o link pro T48 modelo Drogheria.

 

O meu é o modelo T48 Auto, mas tirei o doser o coloquei um Funil... Como não achei a cera de grau alimentício adequada pra encerar o lado de dentro do funil, estou com muita retenção, tenho de dar muitos "tapas" pra cair o pó que gruda.

 

O bico original do DR fica assim:

5885_RB_150326_Quamar_T48DR%20ritagliok.

 

E vende em algumas lojas na Europa. A espanhola EUNASA foi a mais "em conta", mas ainda assim caro demais. Tive de me cadastrar como "empresa", acessei o catálogo com fotos e códigos de peças, e recebi o orçamento da peça por e-mail. 53 euros por um bico de metal, cromado. Takaropakas, mas os caras são organizados "no último", disponibilizam até um PDF ensinando a usar o site, um primor! A vendedora que ficou com minha "conta" me ligou duas vezes, primeiro pra confirmar o cadastro, depois pra tentar negociar "desconto por volume" e frete mais barato, caso me interessasse.

 

Eles tem peças pra todas marcas européias, inclusive pros Rancílio.

 

O contato da EUNASA:

Export Department
Potosí, 32-34 . 08030 Barcelona (Spain)
Tel.: +34 933 110 907 . Fax: +34 933 113 212
export@eunasa.com

 

PS: no site novo da EUNASA dá pra ver o anúncio do "spout" em questão, sob a marca-irmã da Quamar, Fiorenzatto.

24986.jpg

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Alguns meses depois....rs

 

YWekn00.jpg

 

toRiiGW.jpg

 

meCxkhD.jpg

 

Achei que ficou com aparência legal.

 

Acabei fazendo apenas 1 peça, assim posso corrigir algum detalhe para que os próximos recebam uma peça já com melhor precisão no encaixe.

 

Vou tentar montar hoje a noite.

 

Com precisão de 0,4mm o custo ficou em R$35,00+frete

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Foto da peça instalada. Tive que lixar um pouco por dentro para encaixar. Vou testar por uns dias para poder avaliar melhor.

 

Fiz uma parede de separação interna na peça de forma que o pó de café não tente sair do bocal principal e fique retido naquele bocal lateral cego. Depois coloco foto do modelo 3d em corte para explicar melhor.

 

bfe38f601d74f23713bfa3e124e0b217.png

  • Curtir 6
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Muito decente! Instalado ficou ainda mais legal.

 

O logotipo foi a cereja do bolo, hein? ;)

 

Qual material vc escolheu? PLA? PET? PVC? Testou pra ver se junta carga estática e atrai o pó?

 

Se funcionar tão bem quanto ficou bacana, vai chover interessado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...