Ir para conteúdo

HG one - moedor manual parrudão


Carneiro

Postagens recomendadas

Em comparativos já feitos com medições das distribuições parece que os cônicos grandes sempre dão um pouco mais de particulados e tem um desvio padrão maior no valor da moda.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O próprio K30 parece que trabalha em uma faixa mais estreita também. Só não sei a comparação com moinhos mais usuais no uso doméstico, como cônicos de 38mm e planares da faixa de 50mm. Claro que o desenho das mós influi, além do tamanho.

 

O fato é que demora mais pra esgotar em relação ao meu outro cônico, o BB005.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não é o assunto do tópico, mas vá lá. Observe o que acontece com a extração próximo ao final. É quando a maior parte dos solúveis já foi extraída do bolo. O sintoma é que a extração fica rala e clara (o famoso blonding).

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso de esgotar o bolo antes ou depois de determinado tempo não é de se preocupar. É apenas um fato.

 

Dá para regular o moinho para que o blonding ocorra na mesma massa na xícara. Mas isso se dará em tempo diferente (irrelevante) e o sabor terá perfil diferente (devido a distribuição diferente).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

voltei pra verificar, as únicas folgas que se percebe na mão são as da transmissão (um pequeno jogo ao mexer o volante ida e volta) e do eixo do volante (um jogo ainda menor lateral) na rosca da regulagem tem um o'ring vermelho (pode ser que seja viton???) e não da pra perceber nenhuma folga nem radial nem axial pelo menos na mão. Até um pouco justo, creio que pelo o'ring.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal, o o'ring até poderia disfarçar mas acho que é feito justo mesmo, e como falou talvez o o'ring seja para não ir pó mas isto se ele estiver embaixo, pois se tiver em cima a função seria outra.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Isso de esgotar o bolo antes ou depois de determinado tempo não é de se preocupar. É apenas um fato.

 

Dá para regular o moinho para que o blonding ocorra na mesma massa na xícara. Mas isso se dará em tempo diferente (irrelevante) e o sabor terá perfil diferente (devido a distribuição diferente).

 

Sim, deve ser relacionado com a distribuição de partículas. Pra extrair com portafiltro pelado, é uma excelente característica.  :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

No próprio site do HG one , tem um projeto para tornar ele eletrico , não esta pronto ainda , mas , já está no terceiro protótipo.

 

Com certeza quem esta disposto a pagar 1000 dolares em um moedor manual , pagará um extra para ter esse kit eletrico , ao invés de uma gambiarra.

 

http://hg-one.com/hg-one-e-open-source/

 

Abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Do meu ponto de vista, é o tipo de adaptação que se faz apenas por esporte, pois não compensa. A menos, claro, que se faça muitos e muitos espressos seguidos com regularidade. Porém, nesse caso, o melhor é um moedor manual?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse é exatamente o problema do projeto do HG elétrico Gilberto , olha só o tamanho do motor elétrico de CC e da fonte , eles querem que ele tenha uma velocidade variável de 50 ate 320 rpm , com 4.7 A , dá um motor de quase 600 W , para moedor é muita coisa .

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sei , mas o Robur é um tremendo moedor comercial , o K30 que tambem é comercial  tem um motor de 550 W , mas quem quem tem um HG , tem ele como moedor residencial , vc dá uma olhada no conjunto motor e fonte e percebe na hora que mesmo compactando o projeto , vai ser dificil achar uma cozinha que aceite esse HG-E.

 

abs

C. Eduardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 weeks later...

Fala Liska,

 

Falamos estes dias sobre a estatica no moedor e hoje resolvi usar uma dica que ja deram aqui que era borrifar um nada de agua nos grãos, mas como as vezes sou meio sem paciência e estava com pressa acabei molhando os dedos e meio que dei uma bela molhada nos grãos, ai pude constatar:

 

1º - o moinho ficou patinando, tive que virar umas 4 vezes mais que o habitual, lembro disto ter acontecido uma vez com o Santiago no Pharos mas ele não sabia o que tinha acontecido.

2º - esta extração não saiu, chocou a máquina.

3º - resolvi não molhar mais os grãos e moi normal, como sempre faço, resultado foi estática zero nas próximas 3 moagens, vamos ver quanto tempo dura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eita Gilberto. Isso de demorar infinito para moer no Pharos aconteceu comigo ao tentar moer grãos duros com granulometria de coado. Sempre que o clima está seco e eu me lembro, eu dou uma borrifada de água nos grãos antes de moer. E, sinceramente, sempre dá tanto trabalho tirar o pó do Pharos que nem sei dizer se dá muita diferença.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiz isso ontem a noite. Usei o Vaporizador de longe uma pulsadinha de nada mas molhou e aconteceu o mesmo. Patinou e demorou um monte e chocou.

No site e no HB eles falam de um pequeno spray e funciona mesmo e também de lavar o funil com água e sabão também ajuda um pouco. Não lembro se dizia pra lavar a mó tb.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...