Ir para conteúdo

HG one - moedor manual parrudão


Carneiro

Postagens recomendadas

Gil, ainda não da para dizer.

A primeira dose de 18gr (para espresso, bem escura) levou 120 voltas e 1 min 15 seg.

Agora, já esta pelas 70 - 80 voltas, uns 40 a 50 segundos e continúa melhorando vez a vez.

So fiz duas grossas, e foram menos, mas não contei, ambas tentativas acabaram sendo finas demais.

No Pharos são menos voltas, tambem e bastante leve porém mais incômodo de segurar, gostei do resultado mas ainda estou amaciando com os grãos escuros, e so uma vez experimentei o café que saiu grosso demais, mas permitiu apreciar o aroma e um pouco do sabor.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O turco esta entre 1/4 e 3/4

O espresso entre 1 e 1 1/2 voltas. Recomendam começar com 1 1/4, mas para mim foi muito grosso (ainda não esta suficientemente amaciado).

AP, quando experimentar, vou começar com 1 3/4.

Coado, ainda não acertei (2 voltas foi pouco), deve ser entre 2 e 3, e imagino que French seja por volta das 3 - 3 1/2 voltas, talvez mais ...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se tinha alguma dúvida sobre a origem das mós do Pharos, não há mais. São da Italmill. Excerto do site da Orphan Espresso:

 

 

The OE Pharos Coffee Grinder is currently out of stock (8/19/2013), awaiting parts arrival approximately end of September. We are out of burrs, and Italmill assures us that they will resume production when they return from their August vacation. Sorry for the inconvience, but this one was out of our control (we ordered June 11!)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 1 month later...

Muito interessantes estes moedores manuais que produzem pó "top de linha", realmente uma solução para uso caseiro bem legal. Como achei bacana acabei me vendo pesquisando novos conhecimentos. Fiquei curioso com essa questão de "amaciar" o moinho, não tinha ouvido falar disso antes. Tecnicamente o que muda para provocar tamanha mudança no funcionamento como o Bernardo relatou para o seu HG?

 

Por curiosidade, este amaciamento também ocorre nos moinhos elétricos? Confeço não ter percebido isso no "velho" Krups, apesar de que hoje tenho moído mais fino com ele para o mesmo café ao preparar espressos. Vou ficar de olho nisso para o Vario.

 

Falando nele, acho que de moinho elétrico pouco provavel de eu querer algo melhor que o Vario, vendo estes "super-manuais" me parece fazer bem mais sentido investir neles caso a minha exigência para espressos suba demais da conta. Gostaria de compará-los algum dia para conhecer a real dimensão. Isso sem levar em conta que acima de determinado nível começa a não mais se distinguir um moinho melhor ou pior que outro, mas apenas "diferente".

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O amaciamento é uma especie de "acabamento", um "lixado" muito fino que eliminaria pequenas "pontas", permitindo a máxima aproximação das mós.

Teoricamente, as mós de primeira linha, vem pre-amaciadas, mas nunca o suficiente.

Exatamente as mós comerciais (moedores eletricos) grandes são as que mais amaciamento requerem, onde os proprietários ja relataram necessidade de moer 50 a 100kg para ficarem no ponto.

No caso do nosso HG (de Victor e meu) nossas mós receberam um pré-amaciamento com jateamento de bolinhas de aço (ou algo assim) e logo após um banho "dourado"com uma substancia endurecedoura, que prolongaria a vida útil das mós em cinco vezes (passariam de 1.000kg para 5Tn antes de ter de trocar).

 

Acho que as mós ceramicas tem menos problemas neste sentido.

Se quiser experimentar os manuais me envia um MP e poderemos combinar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Entendido. O que me surpreendeu mais foi que, mesmo sendo um "lixado muito fino", ainda assim influencia bastante na eficiência do moedor diminuindo drasticamente a quantidade de "maniveladas" necessárias e, consequentemente, o tempo de moagem.

 

Rapaz, vou querer combinar esta experiência sim, estou bem curioso de até onde essa brincadeira pode chegar, pois acredito que este HG esteja no mais alto nível do que se tem disponível. Só agora estou descobrindo o tanto de coisa boa que temos aqui em Brasília, pois, tirando o forum, não conheço outros tão "dedicados" ao café.

 

Por conta de meu outro hobby, que assim como o de muitos que se iniciaram no CDC é o audio e vídeo, pude conhecer pessoas maravilhosas. Periodicamente estamos nos juntando para ouvir um bom som, trocar experiências e, obviamente, jogar papo fora.

 

 

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É evidente que foi desenvolvido por engenheiros e não por arquitetos.

Tem um visual entre mecanicista e brinquedo didático, mas também acabei gostando do aspecto clean, o contraste de cores, solidez, a sensação táctil, com superfícies perfeitamente polidas ... é agradável e acaba levando a uma experiência de uso bastante prazerosa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu sempre gostei do visual, neste novo se mudar as posições pode deixar o suporte psrecendo um chassi de Ducati, rsrsrsrs. Agora finalmente consegui ver em um vídeo novo que eles colocaram ( pelo menos nunca tinha visto) que a rosca de ajuste das mós tem o passo de 1 mm, uffa.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 months later...

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...