Ir para conteúdo

Moka, FP ou AP


Vitorluc

Postagens recomendadas

Olá pessoal, este é meu primeiro post. Gostaria de ajuda dos mais experientes. Quero iniciar no mundo dos bons cafés! Não queria saches ou cápsulas. Já encomendei um Hario Mini e gostaria de saber por qual método começar. Achei a Moka difícil para controle das variáveis. Estou mais para FP e aeropress. Qual sugerem ? Qual o melhor lugar para se comprar Aeropress ? Obrigado

 

Enviado de meu GT-I9505 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E ai Vitorluc, bem vindo ao clube.

Tenta completar o perfil pra galera te auxiliar melhor, tipo lojas mais proximas, sites com envio mais barato e etc... Uma fotinha tmb seria legal. =D

Eu nao sei diferenciar todos os perfis de extração para vc pq nao tenho todos esses métodos, mas as variaveis assim como todo mundo, aprenderá com o tempo...

Eu tenho uma moka e consigo cafés consideráveis como bons (quase ótimos) ate com certos cafés moidos na hr da minha cidade. Não eh tão chata assim. E olhe que eh uma moka ching-ling.

O Hario mini não eh muito bem falado em combinaçao com FP devido aos fines que ele promove, café amarga um pouco mais quando tem esses fines, infelizmente eh so esse basico que sei lhe informar...

Vamos esperar os veteranos que tem uma gama maior de métodos e mais experiencia, eh claro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, Vitor!

A minha Aeropress comprei há bastante tempo no Ateliê do Grão. Se não encontrar no site deles, tente no Café Store ou Coffee Lab.

A Aeropress proporciona várias maneiras de brincar com o café: método normal, invertido, variação de moagem, além de filtro de papel e permanente de aço.

Já a FP não te permite essas variações, pois a moagem tem que ser sempre grossa ou média para grossa. O café da FP é bastante aromático, sendo o método que eu mais gosto. As melhores são da Bodum, Bialetti, Maxwell & Williams, nesta ordem.

Não sei se o Hario Mini mói grosso o suficiente para French Press. O pessoal aqui do fórum que tem esse moinho saberá te dizer. Abr

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Minha sugestão é começar com a Aeropress. É um equipamento bem versátil, e com ela é fácil controlar a extração. É possível fazer cafés parecidos com os da Moka, de outros métodos filtrados, como V60, ou até mesmo de uma French Press, de acordo com o filtro utilizado (os de metal deixam passar bastante óleo e particulado, que proporcionam um café quase idêntico aos da FP). 

 

Tenho duas. Já comprei no Ateliê do Grão e na Meu Café Gourmet. Mas o melhor lugar para comprar será o que oferecer a melhor combinação de preço e frete.

 

EDIT: a respeito do moinho, a moagem dele para FP não é boa. A moagem é inconsistente e tem muito particulado. Ele é mais adequado para moagens mais finas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Essa loja do Canadá é representante, mas não é o próprio fabricante.

 

É, vi depois que tem escrito isso grandão lá em cima. Fui enganado pelo domínio...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se eu tivesse conhecido e lido o básico do Fórum, antes de me iniciar neste hobby, eu teria começado com uma AeroPress, que tenho há um mês e gosto muito devido à facilidade de uso, rapidez (se você quiser) e flexibilidade (como o Alexandre Chaves bem apontou acima). Hoje, praticamente 90% dos meus experimentos são feitos nela.

 

Tem um tópico de 2011 em que um outro Alexandre (Velloso, nosso mestre carioca do Café Expresso Brasil), após mais um de seus costumeiramente excelentes arrazoados, recomenda aos iniciantes: "Compre uma AeroPress e seja feliz!". Eu, tardiamente, assino embaixo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Obrigado pelas respostas. Eu já li bastante coisa e apoiado nas sugestões que me deram acabei optando pela Aeropress. Comprei hoje na Café Store. ($ 232,00 com frete! ) Sou de Três Pontas, sul de Minas e café e que não vai faltar. Gostei muito do fórum. Alto nível e atenção aos iniciantes. Abraço a todos!

 

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De tudo o que comentaram aí, eu diria que a Aeropress é a mais recomendada pela questão do moedor que será o par. Não tenho um, mas já li bastante e todos falam que quanto mais grossa a moagem, pior a qualidade no Hario (sem mod).

 

Das três opções a Aeropress é a que utiliza a moagem mais fina, especialmente com filtro de papel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 weeks later...

OK pessoal, obrigado pelas respostas. Segui a opinião da maioria e já estou fazendo testes na Aeropress. Já fiz encomenda um termômetro e filtro metálico.rsrs Falta comprar os cafés. Estou usando um café gourmet aqui da cidade mesmo. ( Cocatrel ) a venda no site deles. Bem suave. Posteriormente pretendo comprar uma PF e Moka pra ver como é. Estou lendo as opiniões dos outros tópicos para começar a escolha dos grãos

 

Enviado de meu XT1058 usando Tapatalk

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vitor, compre uma balança digital. Não precisa ser cara, pode ser uma xingling. Pesar tudo direitinho faz muita diferença pra se obter um bom café. Os grãos você pode comprar em vários sites: Coffeelab, unique, cafestore, origem...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vitor, compre uma balança digital. Não precisa ser cara, pode ser uma xingling. Pesar tudo direitinho faz muita diferença pra se obter um bom café. Os grãos você pode comprar em vários sites: Coffeelab, unique, cafestore, origem...

Oi Cassiane, já estou usando a balança.
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...