Ir para conteúdo

The Rosco Hand Grinder, um Lido de luxo


Bernardo B

Postagens recomendadas

Lindo, e fabricado sem pensar em preços.

 

http://www.portaspresso.com/page1004.html

 

As avaliações preliminares acham que, para espresso, supera o Lido e encosta no Pharos.

 

http://www.home-barista.com/grinders/hand-grinder-showdown-pharos-lido-rosco-t21359.html

 

E ainda com versão mini.

 

http://www.portaspresso.com/page007.html

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 months later...

É que daí tem que fazer uma baita força, né, as mós são enormes. Daí precisa de uma alavanca razoável, como no Pharos. E segurar o bicho com a outra mão?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, mas o diametro já ia aumentar mesmo, pode-se aumentar a alavanca, ou até colocar um volante como no HG , mas na horizontal, mas um volante só com o anel externo, para ficar mais leve e esteticamente melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu acho que ia ficar um trabucão e perder a principal finalidade, que é ser portátil, no caso do Rosco.

 

Eu imagino que projetar um moedor manual não deve ser difícil. Entretanto, entre o projeto e um protótipo que funcione a contento, resolvendo bem os problemas de alinhamento dinâmico dessas mós gigantes, que são submetidas a grandes forças, vai tempo e bastante dinheiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas se colocar umas mós grandes, muda o conceito, ai o importante é a qualidade, não fazer grande como o HG ONE somente por questão de custo, citei o Rosco, pois o sistema de regulagem, apoio do eixo,.. é o melhor, na minha opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caramba, preciso parar de inventar coisas, sonho todo dia com o moinho manual, o meu cerébro já resolveu quase todos os problemas de montagem dormindo, agora estou comprando o programa para fazer os desenhos.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok então Gilberto.

 

Falei com meu amigo torneiro muito experiente.

 

Fica do lado de casa!!!!

 

Ele topou a parada!!!

 

Se quiser desenvolver, vamos acolher as idéias da galera.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Os passos seriam os seguintes:

 

Criar o moinho.

Providenciar os desenhos.

Fazer um orçamento da execução das peças. Dai dependendo do orçamento das peças, prossegue com o processo ou para por ai.

 

Onde estou:

 

Na realidade a inspiração seria o Rosco, mas como a melhor mó que existir, uma segunda opção seria o Rosco mas com as mós do Rocky, ai com saida de pó lateral, neste caso se inverteria as regulagems do Rosco para cima.

 

Dúvidas:

 

Olhando os videos do Rosco, até onde ele é desmontado, esta ok, mas tem a peça de entradas dos grãos com as cruzetas dentro onde se tem o rolamento e passa o eixo, pensei , pensei e cheguei a conclusão que as cruzetas são usinadas fora e rosqueadas no tubo por onde entrão os grãos, uma de um lado e outra do outro, ai não conseguia perceber o rolamento usado, mas cheguei a conclusão que foi rolamento de agulhas, ai estou precisando bolar os batentes do rolamento e de que maneira foi fixado o eixo para que ele não corra para cima ou para baixo, anel elástico talvez, estou estudando. Inicialmente parecia simples mas não é, mas esta noite eu sonho mais um pouco .

 

Enfim eu acho que da para fazer com preço, mas tão logo eu consiga fazer os primeiros desenhos ( espero que consiga, pois vou aprender usar o rpograma agora) eu vou mostrando.

  • Agradeço 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Só uma observação. Moinhos de mós planas costumam depender de alta rotação pra funcionar adequadamente. Até por isso não conheço (corrijam-me se eu estiver errado) nenhum moinho manual de mós planas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mós planas funcionariam, basta acertar tamanho etc. Mas ideal nesse caso seriam elas verticais, como no Kitchen Aid. Com desenho mais "agressivo" na parte de quebra, como as do K30, devem moer bastante por volta.

 

As cônicas, pelo que percebo, são mais tolerantes. O meu Pharos não está alinhado *perfeitamente* e abaixo de 1/4 de volta da regulagem, as mós pegam. Mas uso de 1/4 para cima para espresso e funciona bem. Extrações longas, fluxo controlado, demora para clarear (blonding).

 

O eixo correr verticalmente tem que ocorrer, pois é o que regula a distância da mó central. Principal é pensar em 2 rolamentos, do Pharos é um acima e um embaixo, do HG One são os dois acima.

 

As mós planas parecem depender muito mais do alinhamento. Conversei bastante com um alemão que arrumou o Versalab dele e agora deve estar arrumando de outros, e parece que é bem comum depois de um tempo desalinhar, as tolerâncias são ruins, e aí muitos usuários têm o problema de moagem irregular e extrações porcarias. Ele refez o eixo, as fixações e até acho que o funil ele adaptou algo. Sai caro o trabalho todo, e para um moedor que custa já 2000 dólares da fábrica. :)

 

Não acho nada trivial fazer isso, e contem com gastos altos nas tentativas e erros. A engenhoca do Orphan é feia, chatinha de alinhar, mas pelo custo é foda. Dá para copiar aqui também... ;)

 

Márcio.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Legal Marcio,

Mas no Rosco é a mó externa que muda de posição, como no Rocky, e a interna gira mas permanece na mesma posição no sentido do eixo, que é a melhor coisa pois ai fica grudada junto ao rolamento, como o conjunto esta dentro de um tubo de metal não tem problema de alinhamento como o Pharos e o Lido que ao inves do tubo usou as varetas para integrar o conjunto onde tem o rolamento superior com o conjunto que tem o rolamento inferior.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim, você está correto Márcio. Nesse caso, as mós planas teriam que ficar no plano vertical, mais ou menos como nos moedores convencionais. Porém parece-me difícil fazer algo assim sem um apoio muito firme, o que já complica pra algo pensado pra ser relativamente portátil como pensa o Gilberto.

 

Parece que há usuários que gostam muito desse moinho pra moer café, o Country Living grain mill (imagino que pra moagens mais grossas, já que são mós planas de 125mm que provavelmente - chutando aqui - não produzem finos o suficiente pra espresso). Reparem no tamanho da alavanca:

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não lembro de alguém ter reclamado de alinhamento no Lido, acho que é mais comum no Pharos.

 

Gilberto, nesse tópico do HB tem uma visão bastante detalhada das peças do Rosco.

http://www.home-bari...-t21359-10.html

 

Lembrando sempre que não existe alinhamento absoluto de mós. O problema é saber qual a quantidade de erro de alinhamento admitida pra finalidade de uso. O Márcio já identificou que no Pharos dele há uma certo desalinhamento que não causa problema na moagem, e a coisa caminha por aí. Os moinhos manuais mais econômicos resolvem esse problema deixando no mínimo a mó externa flutuante, o que causa um auto-alinhamento durante a passagem dos grãos e compensa as imprecisões da linha de produção. Porém não é a melhor solução pra garantir consistência.

 

Assim, quando um moinho bate no "ponto zero", as mós sempre se tocam primeiro em apenas um ponto de contato. Em moinhos de melhor alinhamento (ou que estão meticulosamente regulados), quando isso acontece, as mós provavelmente estão superpróximas nos pontos em que não se tocam. Esse ajuste fino é o que imagino a parte mais difícil de implementar em um moinho caseiro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Provavelmente. No Pharos é bem diferente, pois as mós ficam no meio do eixo. Certamente o Doug pensou nisso com a finalidade de manter a mó interna (que roda) o mais estável possível, o que dá o efeito colateral de ser mais difícil alinhá-la.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como se consegue o alinhamento preciso ?

1º usinando com qualidade.

2º a estrutura que liga os rolamentos e a região das mós seja o mais rigida possível, estejam as mós onde estiver. O One tem uma estrutura rígida, o serviço de usinagem tem que ser de primeira, o eixo é um super eixo. O Rocky, que é o que conheço, é como se fosse uma única peça e o Rosco também, pois são vários tubos rigidos rosqueados um no outro, fazendo uma rosca fina e colocando o numero de fios necessários seria como se fosse uma peça única. Seria fácil de resolver se eu comprasse um, mas $ 450 mais todos os impostos não dá.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dois dias atrás alinhei o Lido, que tinha desalinhado ao forçar moendo uma torra muito clara.

Já tinha tentado uma vez sem sucesso.

Desta vez fiz com mais cuidado, assisti o vídeo várias vezes e coloquei fita isolante no martelo, o que me permitiu bater sem medo de prejudicar o Lido.

Alinhar as hastes é bem fácil, mas o eixo requer bastante paciência e um pouco de aprendizado.

A diferença que deu foi muito grande, não tanto na qualidade do pó mas sim no funcionamento do moinho.

Primeiro: o zero ajustou meia volta (180 graus),

Segundo: a regulagem para espresso, que estava entre zero e um quarto, passou para entre um quarto e meio (abaixo de um quarto moe turco).

Terceiro: agora permite uma regulagem muito mais "exata", quero dizer que permite ajustes muito menores, como se tivesse ganho mais "degraus" intermediários.

Quarto: aumentaram uns 20% o número de voltas necessarias para moer determinada porção. Ex: antes 45 voltas para 16gr, agora 60.

Quinto: ficou bem mais leve, precisa bem menos esforço e consegue moer grãos mais duros.

 

Em síntese: ficou praticamente tão bom como quando novo :-)

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Join the conversation

You can post now and register later. If you have an account, sign in now to post with your account.
Note: Your post will require moderator approval before it will be visible.

Visitante
Responder

×   Você colou conteúdo com formatação.   Remover formatação

  Only 75 emoji are allowed.

×   Your link has been automatically embedded.   Display as a link instead

×   Your previous content has been restored.   Clear editor

×   You cannot paste images directly. Upload or insert images from URL.

Processando...
×
×
  • Criar Novo...