pedecafecwb Postado 24 Outubro 2015 Denunciar Share Postado 24 Outubro 2015 Alguém sabe alguma coisa ou como fazer fermentação de café ? Enviado de meu XT1033 usando Tapatalk Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
andreiasuzuki Postado 26 Outubro 2015 Denunciar Share Postado 26 Outubro 2015 Eu acho que tem muito alvoroço e pouco controle sobre esse método... 2 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
RogerioD Postado 26 Outubro 2015 Denunciar Share Postado 26 Outubro 2015 Quem fala bastante e já fez testes sobre fermentação é o Moço, ele diz que é o futuro do café e que há possibilidade de terroir nacional ficar com as nuances de terroir do continente africano, eu pessoalmente acho um exagero... 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Trimonte Postado 28 Outubro 2015 Denunciar Share Postado 28 Outubro 2015 As cooperativas lá das matas de minas vê como defeito a fermentação, coisa que acontece(sem controle) durante a secagem do café em terreiro ou quando armazenado com umidade em excesso... Mas, por exemplo, o café da Terroá, o microlote do Jairo(delícia na FP), teve uns dois dias de "fermentação natural" (desproposital/acidental) no terreiro, segundo o cara. Inclusive o campeão 2015 Coffee of the year, e os concorrentes pareados, todos tinham essas notas de fermentação...Tem muito alvoroço mesmo, como disse a Andreia, teve palestra do futuro do café fermentado inclusive. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 14 Novembro 2015 Denunciar Share Postado 14 Novembro 2015 Eu acho que tem muito alvoroço e pouco controle sobre esse método... Nao consigo discordar sobre a falta de controle. Pode surgir uma combinacao interessante. Mas e passivel de repetibilidade? Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
andreiasuzuki Postado 15 Novembro 2015 Denunciar Share Postado 15 Novembro 2015 Nao consigo discordar sobre a falta de controle. Pode surgir uma combinacao interessante. Mas e passivel de repetibilidade? Exato! realmente pode surgir uma combinação interessante, mas sem o devido controle as chances de repetibilidade serão muito baixas. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Burny Postado 15 Novembro 2015 Denunciar Share Postado 15 Novembro 2015 Grande parte dos cafés da Etiópia são fermentados, que resulta em um sabor frutado e de vinho bem agradavel e consistente. Só que é uma fermentação natural sem inoculo. Não acho que eles não tem controle sobre o processo. Abçs Burny 2 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
andreiasuzuki Postado 15 Novembro 2015 Denunciar Share Postado 15 Novembro 2015 Devem ter um controle sim, caso contrário não iriam conseguir repetir. :-) 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 25 Novembro 2015 Denunciar Share Postado 25 Novembro 2015 Grande parte dos cafés da Etiópia são fermentados, que resulta em um sabor frutado e de vinho bem agradavel e consistente. Só que é uma fermentação natural sem inoculo. Não acho que eles não tem controle sobre o processo. Abçs Burny imagino que devam cumprir um protocolo. mas penso que os resultados são tão incertos como as safras. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
gustavocoffee Postado 7 Março 2016 Denunciar Share Postado 7 Março 2016 precisamos ter cuidado e diferenciar fermentação de doçura ...a fermentação chega a dar azedume e avinagrar o café... isso não é bom 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Beto Origens Postado 7 Março 2016 Denunciar Share Postado 7 Março 2016 Quem domina bastante além de brincar bastante também com fermentação é o Mariano Martins ( Martins Café) , o cara estudou isso a fundo e hoje cria cafés exclusivos para clientes que querem um café único para harmonizar com algum prato de um Restaurante por exemplo, entre outras coisas. Ele cria o café perfeito através da fermentação, inserindo microorganismos no processo. Isso pode demorar um bocado de tempo até se chegar no resultado desejado... Talvez anos. 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Bernardo B Postado 7 Março 2016 Denunciar Share Postado 7 Março 2016 A fermentação pode aportar "algo mais" , especialmente no aroma, mas o sabor depende fundamentalmente da genética e do ambiente: simplificando, a variedade e o terroir (o que engloba: latitude, solo, altura, orientação da encosta, insolação, horas de frio, etc.). 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Jose Alexandre Postado 12 Março 2016 Denunciar Share Postado 12 Março 2016 eu prefiro que seja assim depender da mãe natureza não gostei muito da declaração do leo moço segundo a qual é capaz de dar um perfil que escolher achocolatado ou cítrico para para um café. Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Damonnn Postado 19 Abril 2019 Denunciar Share Postado 19 Abril 2019 Pelo que entendi das mensagens nessa thread, o pessoal não parecia muito entusiasmado com a onda de cafés fermentados nos idos de 2015/2016. Hoje na Europa só se fala disso. Será que em mais de 3 anos a opinião dos membros do fórum sobre café fermentado teria mudado? 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
mrcoffeafox Postado 19 Abril 2019 Denunciar Share Postado 19 Abril 2019 Os que já experimentei daqui não achei nada excepcional, vindo de bons torradores. Achei até um pouco "esquisitinho". O Jimseven, por exemplo, é bem desconfiado com os fermentados, o Scott Rao costuma até mesmo criticar os naturais, por, entre outras coisas, dar início a um processo de fermentação não controlada, bom mas ele é meio chato com tudo no mundo do café, mas vale à pena observar suas reflexões... Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Luis Paulo Postado 19 Abril 2019 Denunciar Share Postado 19 Abril 2019 Minha visão hoje é o seguinte: dizer que um café é fermentado é como dizer que ele é 100% arábica, não quer dizer muita coisa. Pra início de conversa, todo café é fermentado, em maior ou menor grau. A questão é o quanto a fermentação vai impactar no sensorial. E depois, os resultados de uma fermentação são super variados, pois são muitas as variáveis no processo: à seco ou em água, aeróbico ou anaeróbico, tempos variados, temperaturas variadas, com diversidade bacteriana e de fungos local ou leveduras selecionadas, com casca ou sem casca, composição química dos frutos colhidos pras reações enzimáticas, etc... Resumindo: tem café fermentado com todo tipo de sabor. O que acho positivo nos últimos tempos é que a discussão do assunto tem ficado cada vez mais técnica, o que favorece processos de fermentação com maior controle e repetibilidade. 6 1 Citar Link para o comentário Compartilhar em outros sites More sharing options...
Postagens recomendadas